Doses

Álcool Engorda Mesmo? 11 Dicas

Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode parecer. O corpo produz hormônios diferentes em resposta a tipos diferentes de alimentos e/ou bebidas. Perder peso não depende apenas do consumo de calorias, mas também dos tipos de alimentos e bebidas consumidos. O álcool é um dos piores culpados no que se refere a inibir a perda de peso porque ele quebra o equilíbrio delicado de nutrição, fluídos e hormônios necessário para perder gordura.

O álcool engorda pois aumenta o cortisol, um hormônio que cria gordura

Beber muito ou mesmo ocasionalmente aumenta a liberação de cortisol no corpo – o hormônio que quebra músculos e retém gordura. Essa perda de músculo pode significar uma grande desaceleração no metabolismo, fazendo com que seja mais fácil ganhar peso, e por isso afirma-se que o álcool engorda. Além disso, o álcool causa uma queda na testosterona nos homens, um hormônio que ajuda a queimar gordura.

O álcool também evita que o corpo queime gordura. Pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition reportou que o metabolismo de gordura pode ser reduzido em até 73% após apenas duas doses de vodka e limonada em um período de uma hora. O álcool inibe a habilidade do corpo de acessar depósitos de gordura para energia. O corpo precisa estar bem hidratado para construir massa muscular e queimar gordura, e o álcool engorda também por ter o efeito de desidratar o corpo.

Beber frequentemente acompanha uma alimentação irresponsável

Beber geralmente deixa as pessoas relaxadas, então é mais fácil comer lanches, batatas fritas e outros alimentos não saudáveis – quanto mais uma pessoa bebe, menos ela parece se importar.

O álcool é um aperitivo poderoso. Um aperitivo é frequentemente oferecido em restaurantes para estimular o apetite. Pesquisa mostra que há uma relação definitiva entre a quantidade de álcool consumida antes de uma refeição e a quantidade de alimentos consumidos, e que as pessoas comem mais quando tomam cerveja ou vinho com sua refeição.

Já que o álcool faz com que o cérebro libere dopamina, o hormônio do prazer e vício, o resultado é um desejo frequentemente aditivo por mais álcool e alimentos. Isso quer dizer que a pessoa é atingida com um golpe duplo no ganho de peso: excesso de calorias que vem do álcool e dos alimentos que são consumidos como resultado do apetite estimulado.

O álcool é rico em calorias

O álcool tem um valor nutricional muito pequeno, mas tem muitas calorias. É muito fácil beber uma taça de vinho de 200ml, mas isso é equivalente, em calorias, a comer 25ml (5 colheres de chá) de manteiga. Raramente pessoas param em uma taça de vinho ou uma cerveja, e misturar álcool com açucar e limão, por exemplo, para fazer uma caipirinha, quer dizer ainda mais calorias, já que a bebida agora contém açúcar e álcool.

De forma simples, o consumo de álcool engorda e não combina nem um pouco com a sua dieta.

Como prevenir ganho de gordura quando bebe

Comece identificando os dias em que você irá beber e quanto você irá beber.

Se você vai beber apenas uma ou duas doses, tente colocar isso no seu orçamento calórico para o dia. Se, por outro lado, será uma sessão que dura o dia todo, você precisa de um plano:

  1. Certifique-se de comer antes de começar a beber.
  2. Beba alguma coisa não alcoólica entre cada bebida alcoólica.
  3. Selecione versões light sempre que possível. “Light” quer dizer menos calorias, mas esses produtos não são livres de calorias ou álcool, então você ainda precisa limitar sua ingestão.
  4. Sempre tenha alguma coisa no estômago antes de beber.
  5. Tenha água disponível para matar sua sede enquanto você toma bebidas alcoólicas.
  6. Aprenda a tomar goles pequenos da sua bebida para que ela dure mais.
  7. Coma o mínimo possível de gordura (para evitar ganhar peso, você precisa consumir o mínimo possível de calorias. Com 9 calorias por grama, gordura não é uma opção nesse dia).
  8. Coma o mínimo possível de carboidratos, com a exceção de vegetais.
  9. Coma mais proteínas. A gordura é limitada, então essa proteína deve ser magra.
  10. Coma da forma mais limpa que puder pelo resto da semana.
  11. Restrinja grandes sessões a um máximo de uma vez por semana.

Bebidas Alcoólicas Com Menos Calorias

Já comprovamos que beber álcool engorda, mas há escolhas melhores e piores no que diz respeito ao ganho de gordura. As melhores escolhas para aproveitar as bebidas alcóolicas incluem:

  • Vinho (especialmente os secos)
  • Vodka
  • Uísque e Conhaque
  • Todos acima e uma mistura diet

Escolhas que não são tão boas:

  • Cerveja
  • Coquetéis
  • Um destilado e uma mistura (refrigerantes, limonada, energéticos, suco de frutas, etc)

Considerações Finais

Regular seu consumo de calorias é a chave para perder e manter a perda de peso. Uma dieta balanceada irá ajudar a diminuir sua fome e oferecer os nutrientes necessários para a saúde e bem estar. O álcool engorda, e definitivamente não é considerado necessário em uma dieta, pois ao invés disso, ele oferece muitas calorias e impacta negativamente muitos aspectos da sua saúde.

Se você escolhe consumir álcool, você precisará limitar a quantidade e a frequência com que o faz. Você também terá que contar as calorias do álcool para encaixá-las na sua meta diária. Você pode limitar calorias na sua bebida ao escolher aquelas com menos álcool e uma quantidade limitada de bebidas adoçadas. Ao usar água com gás ou normal, você economiza muitas calorias.

Qual a frequência do seu consumo de álcool? Você é uma pessoa que não consegue ter uma vida social sem consumi-lo? Comente abaixo suas dificuldades!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,73 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Nunca experimentei as drogas , mas fui progressivamente experimentando alcool até chegar a vodka , um vício que nem percebi, não tem cheiro , não dá queimação , uma bela tentação . Mas hoje gasto muito com médicos , exames e medicamentos , já tive que entrar em licença médica várias vezes além de destruir meu casamento , tive desmaios e convulsões , fiquei internado , nada agradável com aquelas agulhas que os médicos tinham que executar , agora vivo em um vida totalmente controlada , estaria bem pior se a mentira continuasse , ainda tenho o apoio de minha mãe , irmã e filha , e inteligência para reverter a situação , com apoio principalmente de minha psiquiatra

    • Parabéns brother, vou aprender com sua história e vou parar de beber agora mesmo, hoje eu beni um copinho e uns 3 golinhos na garrafa, ja to arrependido por isso pesquisei se,engorda, mas nunca mais vou beber

  2. nao sabe beber né macho.. da nisso… aposto que passava longe de academia… eu tenho um consumo de alcool dois dias na semana, bebo minha cerveja na minha cas na piscina, nao me exponho na rua, antes disto malho todos os dias de segunda a sabado, nado e corro, vejo como um prazer para relaxar…diferentemente de usar o alcool como um pilar…..

    • Deves ter a mania que controlas tudo,sabes lá o que é ter problemas com álcool ou drogas…. Aposto que deves é ser malhado no rabo….Palhaço Palhaço

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*