Publicidade

 

Elíptico

Alternativas para Fugir dos Exercícios de Alto Impacto

Muitos corredores e praticantes de atividades de alto impacto que conseguiram atingir um bom nível de aptidão física e boa forma poderão dizer que não existe outra atividade que se compare à corrida. Estudos recentes desconsideraram a ideia de que correr pode ser ruim para suas articulações do joelho – alguns até mostraram que correr pode reduzir seu riscos de osteoartrite, por exemplo. Mas seja por causa de dores ou por simples cautela, você pode estar buscando alternativas de atividades para a corrida que não causem tanto impacto.

Publicidade

Estudos mostram que o cross-training pode ajudá-lo a manter seu desempenho aeróbico e é altamente benéfico para sua saúde geral. Pode ser benéfico para todos os praticantes e atletas e oferecer uma alternativa efetiva para os atletas que estão fazendo uma pausa devido a lesões ou fadiga.

Se você está precisando de algum tempo de recuperação de uma lesão ou apenas procurando alternativas de baixo impacto para mudar um pouco, essas alternativas podem se encaixar na sua busca.

Bicicleta

Bicicleta ergométrica

Pedalar oferece aos corredores a alternativa perfeita para correr. Assim como a corrida, o ciclismo pode ser apreciado dentro ou fora de uma academia, graças a bicicletas ergométricas.

O ciclismo permite que você mantenha e melhore seu condicionamento, mas sem o mesmo estresse nas articulações e nas canelas que a corrida promove. Experimente uma bicicleta de estrada ou uma bicicleta ergométrica em casa ou na academia, ou quem sabe uma classe avançada de spinning para um treino de alta intensidade e pouco impacto?

Aparelhos elípticos

Elíptico

Ame ou odeie, os aparelhos elípticos oferecem uma excelente alternativa de treino para corredores que estão lesionados ou que desejam descansar suas articulações.

As máquinas elípticas permitem que você imite o movimento de corrida e são uma atividade de baixo impacto para as articulações, para que você possa fazer um treino comparável ao jogging com menos impacto em suas articulações, de acordo com a Mayo Clinic.

Concentrar-se em movimentos que são tão parecidos com os habituais de corrida e aderir a um horário de treinamento semelhante ajudará você a aproveitar ao máximo essa atividade e manter seu nível de aptidão física.

Publicidade

Corrida na água

Corrida na água

Os corredores que precisam de uma mudança, mas estão relutantes em tentar qualquer coisa além de correr, provavelmente encontrarão na corrida na água, que também é conhecida como pool ou water running, uma boa alternativa.

Assim como o nome sugere, a corrida na água é executada correndo dentro d’água, muitas vezes no fundo de uma piscina com um aqua belt para permitir a flutuabilidade. Esta ótima alternativa permite que você aproveite os benefícios decorrentes do movimento da corrida sem qualquer impacto nas suas articulações.

Para tirar o máximo proveito desta prática, concentre-se nos movimentos, mantendo-os consistente com os de uma corrida normal. Seguir um horário de treino semelhante ao seu horário de corrida também ajudará a obter o máximo desta alternativa única enquanto ainda está dando a suas articulações uma pausa.

Caminhada

Ao contrário do que muitos acreditam, a caminhada é uma alternativa eficaz para os corredores que desejam os mesmos benefícios para a saúde, mas sem o impacto nas articulações.

Um estudo publicado pela American Heart Association descobriu que caminhar é tão eficaz quanto correr na redução do risco de hipertensão, diabetes e colesterol alto. A chave é caminhar pela mesma distância total, o que pode demorar cerca de duas vezes mais, para obter os mesmos benefícios que você poderia executar.

Juntamente com os benefícios para a saúde, você também pode desfrutar do ar fresco e do cenário ao ar livre que torna o momento tão satisfatório.

Step

Aula de step

Fazer uma aula de step oferece uma alternativa de exercício de alta intensidade e baixo impacto que é mais sutil para as articulações do que correr, mas ainda eficaz na melhoria da força muscular e da resistência cardiovascular.

Um estudo descobriu que os exercícios aeróbicos com step oferecem uma carga biomecânica que fica entre o que você conseguiria com andar e correr. O ideal é executar os movimentos de forma adequada e segura para evitar lesões.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Qual dessas alternativas se encaixa mais no que você gosta ou costuma praticar em seu dia a dia de exercícios? Pretende fugir um pouco do alto impacto da corrida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×