Andando de Bicicleta

Andar de Bicicleta Emagrece?

Andar de bicicleta para perder peso não é apenas eficaz, mas extremamente divertido. Andar de bicicleta emagrece pois ajuda a queimar calorias rapidamente e é muito mais interessante do que andar ou correr. A maioria das pessoas afirma que seus batimentos cardíacos aumentam muito mais rapidamente enquanto andam de bicicleta do que quando caminham ou correm.

Se você está procurando saber se andar de bicicleta emagrece, você vai achar muitas dicas úteis e informativas nesse artigo. Encontre dicas e sugestões para andar de bicicleta e perder peso listadas abaixo.

Melhore sua bicicleta

Tenha certeza que sua bicicleta é confortável e adaptada ao tipo de terreno. Se está planejando andar de bicicleta por muito tempo, você vai precisar fazer algumas mudanças na sua bicicleta, como citado abaixo.

  • Compre um assento confortável, existem diversos tipos diferentes como assentos de gel ou vazados.
  • Instale luzes para bicicleta, muitos locais exigem isso por lei.
  • Instale um câmbio de 24 marchas se você está planejando se aventurar em diferentes terrenos.
  • Ajuste seu guidom de acordo com sua altura para evitar dor em seus braços, você está andando de bicicleta para perder peso sem sobrecarregar seu corpo.
  • Manutenção da bicicleta é importante e deve ser feita a cada estação, em uma loja especializada.

Instale um velocímetro e um odômetro

Se você quer perder peso pedalando, você precisa começar a calcular. Instalar um velocímetro vai ajudar a determinar a quantos km/h você está pedalando. Você deve alcançar uma velocidade alta por um intervalo curto e voltar a uma velocidade baixa por um período, desta maneira você vai conseguir se exercitar constantemente. Um odômetro mantém a conta de quantos quilômetros você percorreu em cada corrida. Estima-se que você pode queimar em torno de 700 calorias se percorrer 23 km em uma hora.

Varie os Terrenos

Pedalar pode ser um exercício para o corpo todo, dependendo do terreno por onde você passa. É fácil imaginar que andar de bicicleta emagrece mais subindo um morro é do que andando por uma superfície plana e asfaltada. Se existem morros na sua região então você está com sorte. Algumas dicas para pedalar em diferentes terrenos estão a seguir.

  • Trajetos de areia ou terra permitem um exercício muito melhor que ruas pavimentadas.
  • A subida de ladeiras deve ser feita devagar para que você possa se esforçar mais.
  • Se você está pedalando em terreno plano, freie sempre e recomece a pedalar sem velocidade de tempos em tempos.
  • Evite terrenos pedregosos para evitar danificar sua bicicleta e desgaste desnecessário do seu corpo.

Se você está andando de bicicleta para emagrecer, busque terrenos que vão exigir mais esforço das suas panturrilhas e coxas. Quanto mais difícil melhor.

Alcance velocidades altas em intervalos curtos

Quando falamos de emagrecer, “sem esforço, sem ganho” (no pain, no gain) é um bom mote para se seguir. Você sabe que está queimando calorias quando sente a dor em seus músculos e o suor no seu corpo. Siga estas dicas enquanto estiver pedalando para perder peso variando a velocidade.

  • Use um monitor cardíaco para ficar alerta aos seus batimentos.
  • Comece pedalando em uma velocidade acima de 20km/h por um período de 10 minutos e estão relaxe de volta para 15km/h por 10 minutos, faça pelo menos 3 repetições do mesmo.
  • Sempre dê a pedalada completa para trabalhar suas panturrilhas e o tendão.

Transpire bastante e fique feliz por isso. Perder peso com a bicicleta reclinada é para sonhadores, é um ótimo exercício aeróbico, mas não é muito bom para queimar calorias.

Seja Persistente

É importante ser persistente com o plano de ciclismo. Se você pedalar por uma semana e parar por 3 ou 4 dias, você vai correr o risco de reaver todo o peso perdido no exercício.

  • Crie uma rotina de pedalar por uma hora logo pela manhã.
  • Mantenha a bicicleta em boas condições para não acabar frustrado com constantes consertos da bicicleta.
  • Busque pedalar por rotas bonitas para que o ambiente seja interessante.
  • Consiga alguns amigos para se juntar a você.

Os hábitos se mantêm assim que estiverem profundamente arraigados. Siga uma rotina por 30 dias e provavelmente você vai conseguir tornar isso automático.

Acompanhe sua Nutrição

Mantenha uma dieta completa e saudável, rica em grãos integrais, frutas, vegetais e carnes magras. Evite ao máximo comer frituras e laticínios. Mantenha as seguintes dicas em mente.

1. Não pedale de estômago vazio, duas bananas ou alguns ml de suco de laranja natural vão fornecer a energia para o exercício.

2. Comer alimentos ricos em carboidratos antes de pedalar é o ideal, frutas e grãos integrais também são ótimos para o café da manhã.

3. É ideal queimar 30% da sua ingestão de calorias através de atividade física.  Quando isto é feito consistentemente, você vai perder peso em uma taxa regular.

Andar de bicicleta emagrece certamente, e se você começar a pedalar para perder peso, vai descobrir outros diversos benefícios que acompanham isso, como músculos das panturrilhas tonificados, uma cintura mais fina, coxas mais musculosas e um aumento da resistência, além de outros. Não é de se espantar que pedalar é conhecido por ser muito eficaz para emagrecer e divertido.

Que tipo de atividades físicas você costuma praticar para emagrecer? Você prefere caminhar, correr ou andar de bicicleta? Comente abaixo suas preferências!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

53 comentários

  1. Eu e meu marido compramos 2 bikes à 2 meses e pedalamos 3x na semana. Tem sido muuuuuuito bom, perdemos peso, ficamos mais calmos e contentes! Eu nem sabia andar de bike quando ele comprou, mas em 1 semana aprendi e hj m arrependo d n ter andado por tantos anos, é MT bom! De fato, senti as costas e cintura mais finas, braços e pernas melhores, queria saber se há como melhor a perda na área abdominal, mesmo andando de bike.
    No mais, sugiro a todos, mesmo q não pedalem na academia ( como eu, q odiava ) experimentem pedalar numa ciclovia, eh diferente e muito saudável! Abçs

  2. Renan Garcia Eugênio

    Sensacional o resultado do exercício aeróbico adquerido com a pedalada, emagrece de verdade, além de ser uma excelente atividade mental, física e agradável, conheci muitos amigos nessa brincadeira aí, andar de bicicleta anima muito a pessoa, desenvolve músculos e ajuda muito na parte do emagrecimento, já não tenho mais gorduras localizadas, e meu peso está de acordo com minha altura, ando de bicicleta todos os dias, sem hora pra parar, rsrsrsrs, e se querem saber.. eu recomendo muito pra quem tem pretensões de iniciar, terás resultados incríveis!

  3. estou vontando agora fazer exercicio pois fiz operaçao na coluna e vou voltar a pedalar como posso começar??????????????????????

    • Comece devagar, evite ruas com muitos buracos, ajuste a posição do banco corretamente e evite lugares muito movimentados.

    • Ola! Seria bom tambem se usar uma bike com spenssão dianteira, mas compre a suspensão separada de 100mm que tera uma suspenssão melhor, uma de uns 300$ ja esta otima pra começar que dara um melhor conforto para sua coluna… Evite bicicleta com amortecedor no meio do quadro, pois um quadro bom com amortesedor é ruin e leva mais peso, tanto que esse tipo de quadro é para modalidade Down hill que so faz decida que pouco impota o peso da bike… Para ficar mais leve opite por um quadro de aluminio.

  4. Bom as vezes ando de bicicleta com o meu marido, mas a partir de amanhã vou fazer todos os dias e bem cedinho se possível vamos ver como vai ser,.

  5. Olá

    Quebrei o fêmur em um acidente de moto a oito meses, posso voltar a pedalar sem problemas?

  6. Ando de bicicleta todos os dias a um mês, quando fui me pesar engordei um quilo.é normal?

    • Olá Silvia,

      É absolutamente normal, e temos duas opções aqui. Ou você continua, apesar de fazer exercícios, alimentando-se equivocadamente, e acabou ganhando peso por consumir mais calorias (comendo) do que gastou (andando de bicicleta), ou simplesmente ganhou este 1kg de massa muscular (massa magra), o que, convenhamos, parece ser um tanto inimaginável, pois é uma quantidade bem grande de massa magra para se ganhar somente andando de bicicleta.

      • Então… acho que realmente estou me alimentando de forma inadequada,mas do mesmo modo que me alimentava antes de começar a andar de bicicleta.de qualuer forma fico agradecida pela resposta.

        Silvia Mendes

  7. Fiz uma cirurgia de reconstrução do ligamento anterior há 9 meses, e pratico hidroginástica, por recomendação médica, quase todos os dias. Pretendo começar a pedalar. A pergunta é, posso começar, ou é necessário esperar um pouco? E qual o melhor terreno para se começar a pedalar?

    • Daniela, essa pergunta é melhor ser feita para o seu médico especialista, ou até o seu fisioterapeuta. Cada pessoa demanda um tempo para recuperar o ligamento reconstruído, e para isso não temos como avaliar por aqui, infelizmente. Mas se tudo ocorreu dentro do normal, é uma boa para você começar a pedalar para “soltar” o ligamento, com certeza!

  8. Quantos quilos posso eliminar pedalando 6 vezes na semana cerca de 2 hrs c 24 milímetros? Obrigado?

    • Depende da intensidade e de sua alimentação. Tenha em mente que pedalar 6 vezes por semana por cerca de 2hs por dia fará você gastar cerca de 7000 calorias na semana. Se você não mudar em nada em sua dieta e acrescentar esse exercício você poderia perder 1kg por semana (sem considerar outros fatores).

  9. OLA TENHO 20 ANOS PESO 110KL 1.65 DE ALTURA
    E TENHO POBLEMAS NA TIRIODE E AUTO IMUNI.
    VO COMESAR UMA REEDUCASAO ALIMENTAR E ANDAR DE BICICLETA E FAZER MUSCULACAO .
    GOSTARIA DE SABER SE VOU CONSIGUIR EMAGRECER FAZENDO ISSSO .
    PRETENDO PERDE 30 KILOS FICAR COM 80 EM UM ANO FAZENDO ISSO EU CONSIGO ?

  10. Realmente andar de bike é muito bom, comprei uma MTB a um mês e já perdi associado a uma dieta de comer de 3 em 3 horas quase 6 kg, aconselho a todos, sem falar que praticamos e não é uma coisa chata como correr ou andar.

  11. maria rita simoes cruz

    estou andando de bike faz 3 dias ,faço 1 hora por dia e estou mais pesada na balança e estou me sentindo inchada,ja tomei comprimido para retençao de liquido e mesmo assim continuo mais pesada,o que fazer?

    • Maria, 3 dias ainda é muito pouco para você já tomar uma avaliação do seu progresso. Espere mais alguns dias, continue nessa pegada que está ótimo! O seu peso maior pode até ter sido de músculos, e isso seria muito bom. Se não, você precisa reavaliar sua dieta, pois ela pode estar sabotando seus esforços de fazer exercícios.

  12. eu gostaria de saber se pode pedalar com qualquer bicicleta…ou tem que ser uma especial.!eu tenho uma bis mas ela é normal,sera que eu vou obter resultado?obrigada deis de ja!bjus

    • Adriana, infelizmente não conhecemos esse tipo de bicicleta. Se for mesmo uma bicicleta elétrica, ela nunca trará resultados para você, pois você não faz esforço físico enquanto anda numa bicicleta elétrica. Adquira uma bicicleta normal para te ajudar a queimar calorias.

  13. Olaa…
    Quantas horas por dia devo andar de bicicleta para atingir o emagrecimento?
    Tenho 67kg e 1.65 de altura,meu maior incômodo é a barriga a temida gordura localizada devido o sedentarismo. Mas decide sair da mesmice e reverter esse quadro.
    Gostaria de como fazer esse exercício corretamente para um ótimo resultado.
    obrigada!

    • Olá Milla.

      Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa! São pensamentos como o seu que temos orgulho de ler aqui.

      Quanto ao tempo, é preciso que você comece com cuidado. Já que afirma ser sedentária atualmente, e começará agora a andar, é preciso que não exagere muito para o seu corpo não sentir e você acabar obtendo efeitos contrários à perda de peso. Comece com 30 minutos, no máximo, por dia, e você poderá aumentar aos poucos de acordo com a resposta do seu corpo. Você pode também variar e fazer uns dias de caminhada, outros de levantamento de peso, pois tudo isso é importante para não acabar entrando no tédio e manter seu metabolismo funcionando durante 24, ok?

      Boa sorte!

  14. Realmente essa atividade é muito boa. Como comecei agora, posso dizer que dá mais animo e é bom pra quem procura relaxar também, além de todos esses outros benefícios citados aí que pretendo atingir. Valeu pelas dicas. Bora lá pessoal!

  15. Sempre fui gordinha, não obesa mas a cima do peso, a uns 4 anos atrás eu comecei a andar de bike todos os dias uma hora, e perdi em meses mais de 10 kg sem “esforço” sem me sentir mal ou sobrecarregada como acontecia com academia… porém mudei p/ uma cidade grande com a faculdade e engordei de novo, pois não tinha tempo nem local p/ bike…
    Agora voltei pra minha cidade e pretendo comprar uma bike nova, será que consigo de novo o mesmo resultado?

  16. Eu parei de andar de bicicleta aos 17 anos não sabia o mal que estava fazendo ao parar… Hj 26 anos e peso 127 kg e tenho 172 de altura isso é obesidade nivel III (morbida) sempre esntendi de bikes e tal… Montei uma Aerotech e e voltei a andar hj… Ela sera meu meio de transporte agora, e eu sei que não foi so a parada no exercicio que me fez chegar a esse peso, a má alimentação tambem, tomei uma atitude radical, me tornei naturalista não como comidas industrializadas, frituras e etc… Somando isso mais a bike uma hr por dia acredito ter bons resultados. Afinal me pergutei… De q eu gosto mais de comer porcaria ou de viver?… Gosto de viver!
    Da qui a um mes volto pra falar dos resultados!

  17. eu jogava bola e parei a 17 anos,por mudança de cidade me sinto emtrevado e nao corro nao consigo,sera que eu voltar a andar de bicicleta volto a vida normal com minha musculaçao..me ajudar.

  18. Tenho 69 ano altura 1,79 completo 70 em abril 2015 , pedalo todos os dias media de 30km, meu peso é de 95 quilos só não consigo perder a barriga pois bebo 04 lts cerv todos os dias acompanhadas de tira gosto, sera que é por isso que não emagreço

  19. Há 3 anos comecei a correr (cerca de 10km/dia 3x por semana) e melhorei minha alimentação para ter um condicionamento físico mais adequado e como consequência perdi 12 kg. No entanto há 1 ano sofri uma grave lesão no tornozelo esquerdo, o que me fez interromper as corridas e exercícios aeróbicos por cerca de 8 meses e ganhar cerca de 4kg. Ao retornar voltei a sentir a contusão e adquiri uma boa bike. Pedalo há 3 meses 3x por semana uma média de 20km (2 horas) por dia e não tenho obtido resultados nem próximos. O local em que pedalo tem um aclive bem acentuado e consequentemente um declive. São cerca de 1,2km de subida e de decida e pouquíssimos espaços planos. Seria melhor procurar um novo terreno para pedalar? Não pretendo voltar a correr pois sempre gostei muito de bike e só fiquei alguns anos sem pedalar por falta de tempo, mas é minha atividade física favorita…

  20. Olá, estou pedalando a 1 1/2 mes e ainda não perdi um kg se quer…
    Pedalo no minimo 3x por semana; 8,8 km de manhã e a mesma distancia a tarde.
    Minha bike não é das melhores, e acho meus musculos muito fracos, então eu não consigo pegar mta velocidade…
    Faço esses 8,8 km em 45 min, mais ou menos…
    O que será que estou fazendo de errado, para não emagrecer?
    Minha distancia é mto curta? Pedalo mto devagar?

  21. Estou com 60 anos, 1,65 mt. e 59 kg! Pedalo há 15 anos 25 km por dia(Prefiro período noturno). Mesmo que eu queira deixar de pedalar, não consigo, pois tornou-se hábito. Mal consigo sair do meu trabalho 18:30hs., e já estou me preparando para a pedalada. Sinto-me extremamente confortável em indicar esta atividade física a quem quer que seja, dentro claro de seus limites.O corpo e a mente agradecem e quem convive com você também.

  22. Boa tarde!
    Faço faculdade e não tenho como regular dias e horários para pedalar, pedalo por diversão e recomendação médica, tenho 1,74 e 104kgs. Pedalo cerca de 12-25km por dia, podendo chegar aos 30km num dia com tempo. O problema é que pedalo só quando tenho tempo vago, não possui uma regularidade. Possuo uma bike da Oggi aro 29′, pedalo numa velocidade entre 20km/HR podendo chegar em até 50km/hr em alguns trechos do percurso, lembrando que numa reta comum a velocidade fica entre 25-35km/HR. A questão é: Isso é bom pra saúde? É possível emagrecer? Sou portador de esclerose múltipla.

    • É mister salientar que pedalo cerca de 60-100km por semana, não há uma média pois não há regularidade. A falta de regularidade atrapalha?
      Meu condicionamento físico está melhor e estou muito feliz, alguns dizem até que estou emagrecendo, porém, ainda não fiz reeducação alimentar.

  23. Bom dia, faço uso da bicicleta no meu dia a dia mas é percurso curto, e minha bike é simples estou querendo fazer um percurso de 20 a 30 km por dia,onde eu morro as ruas são planas e de pouca subida, gostaria de uma indicação de uma,sei que não são baratas quero uma de 1000 a 1200,tenho 33 anos,1.62m e 77quilos qual a melhor para meu perfil. Desde já agradeço obrigado.

  24. Bom dia. Comprei uma ergométrica e pedalo 30 minutos todos os dias em média intensidade há 5 meses. Mantive a mesma alimentação e ganhei quase um quilo. Sinto minhas coxas mais firmes e a cintura mais fina. Esse aumento de peso pode ter sido ganho de músculo?

  25. Oi!
    Eu e meu namorado estamos pra comprar bikes pra irmos e voltarmos do trabalho. Acontece que a ida e a volta são em torno de uns 10 km , ou seja 20 km por dia. Estamos muito ansiosos, mas não sabemos que tipo de bicicleta comprar para isso. Queremos uma com ótimo custo x benefício. Alguém poderia nos ajudar? Seria para andar mais pelo asfalto mesmo.
    Obrigada,
    Ale

  26. qual melhor bicicleta pra quem quer perder peso?

  27. edenilce aparecida da silva

    ola boa noite eu quero fazer pedaladas mas nao sei qual bicicleta ideal para que eu possa usar sem causar danos a minha saude tenho 1.66 de altura e peso 68 kg quero perde peso por favor me de umas dicas para que eu possa comprar uma bicicleta ideal para fazer meus exercicios

  28. julio bittar parabéns pelas dicas agora tou trabalhando i e longe o trabalho i to andando de bike todo dia menos sábado i domingo será que vouu perde peso peso 59 kgs i 1,55 de altura tenho 16 anos no e normal não kk tenho que emagrecer..

  29. Olá. Como é bom encontrar um site deste, e um artigo como este, obrigada. Eu comecei a fazer musculação há 3 meses e faço todos os dias da semana. Mas como gosto de pedalar, arrumei minha bike que estava parada, mesmo que está não serve para ciclismo, mas para passeio de bike. Como estou sem grana para comprar uma apropriada, vou pedalando com esta mesma. Estou pedalando uma média de 32 km de segunda a sexta-feira com um grupo de mulheres guerreiras e valentes que possuem uma disposição de causar inveja, rsrsrs. Estou pedalando há 10 dias apenas, mas estou super feliz e animada. Meu peso é de 58 kg e minha altura de 1.60. Porém tenho gordura localizada no braço, coxa e joelhos que me incomodam muito. Acredito que se eu continuar na academia e pedalando nessa intensidade daqui uns 3 ou 4 meses terei um resultado satisfatório. Porém estou sentindo um cansaço e aquela dorzinha gostosa nas pernas que as vezes me incomoda, creio que seja por causa da bike que está muito pesada, e para atingir uma velocidade de 18 km/h tenho que me matar de pedalar.

  30. Arlete Alves de Almeida

    Ola comecei a pedala todos o dia a tarde, ja tem quinze dias.Nao consegui emagrecer nada ainda Sera que vou conseguir? pedalo uma hora todos os dias.

  31. Eu gosto muito de bicicleta mas o que eu sinto que me emagrece mesmo é a corrida!

  32. Boa tarde, sempre quis andar de bicicleta porque sou asmática e a caminhada é estressante na maioria das vezes. Devido aos remédios a base de cortisona engordei muito e preciso eliminar 20 quilos. Iniciei hoje é tomei 3 tombos e recomecei. To aprendendo aos 50 anos. Já contratei um personal e quero trocar o carro pela bike, pelo menos nos lugares mais próximos. O meu objetivo é perder 2kg por mês, chegando ao peso ideal de 58 kg em outubro. Você acha que consigo voltar a vida meu metabolismo que entrou em coma?

  33. Boa tarde. Estou acima do peso desde que ganhei meu segundo filho e como meu marido ama bicicleta ele me deu uma bem bacana pra eu andar e queria saber se eu andar 3 vezes por semana resolveria meu caso. Tenho 28 anos peso 67 kilos e 1,52 de altura. Na minha cidade tem várias turmas que pedalam muito e gostaria de um dia acompanhar eles. Sou gordinha e me cansó fácil.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*