Evanor

Anticoncepcional Evanor Engorda ou Emagrece?

Ingerir anticoncepcionais já faz parte da vida das mulheres que querem prevenir a gravidez, mas não só isso. Já há algum tempo que o uso do anticoncepcional tem outras finalidades também importantes como a regularização do ciclo menstrual, a redução dos sintomas desagradáveis da TPM como a cólica, dores de cabeça, inchaço, enjoos e outros problemas que aparecem antes e durante a menstruação.

Publicidade

Muitas mulheres possuem sintomas fortes durante esse período e os ginecologistas recomendam a pílula como forma de desanuviar esses sintomas. O Evanor contém 50 mcg de estrogênio e só deve ser utilizado quando indicado pelo médico.

Uma das situações que podem fazer com que as mulheres que utilizam contraceptivo oral migrem para outros métodos é a alteração do peso. Muitas acreditam que o anticoncepcional Evanor engorda e outras até afirmam que ele emagrece. Abaixo estão mais informações sobre o Evanor para você avaliar se se trata de um bom anticoncepcional para você. Acompanhe!

Anticoncepcional Evanor engorda ou emagrece?

Os relatos de usuárias variam, inclusive algumas relatam não ter verificado nenhuma alteração no peso com o uso do Evanor. Portanto, não existe uma resposta universal para essa pergunta. Então, o ideal é, caso inicie a ingerir essa pílula por indicação médica, avaliar os efeitos do medicamento sob o seu corpo.

Nos primeiro meses é normal haver alguns efeitos colaterais, inclusive ganho ou perda de peso, pois o corpo e o seu metabolismo está de adequando aos hormônios e à fórmula do medicamento. Porém, caso esses efeitos persistam por mais meses e seu corpo não se adaptar, vale a pena agendar uma nova consulta para uma possível substituição.

Tenha em mente que muitas vezes a percepção de que o anticoncepcional Evanor emagrece ou engorda ser causada por outras fatores e nem sempre a pílula, por isso, um check up geral pode ser interessante. Além disso, procure sempre realizar atividades esportivas ou físicas que estimulem sua qualidade de vida, melhorem a circulação, bem como ter uma alimentação rica em fibras e nutrientes, para evitar a retenção de líquidos que é potencializada pelo anticoncepcional.

Como tomar?

A pílula deve começar a ser tomada no primeiro dia do sangramento. Depois, basta continuar seguindo o calendário dos dias até terminar a cartela. Realize a pausa de sete dias para menstruação e comece a nova cartela no oitavo dia. Repita o processos mês a mês. Existe a possibilidade de emendar a cartela para aquelas que não querem menstruar, mas neste caso, indica-se uma consulta para avaliar a possibilidade desse método para você.

Em caso de esquecimento de tomar a pílula, tome em até 12 horas do horário de costume, e caso ultrapasse lembre-se de ingerir duas no dia seguinte. Caso o esquecimento ocorra mais de uma vez em um curto período, interrompa o uso e inicie uma nova cartela no mês seguinte. Em caso de esquecimento use sempre camisinha nas relações sexuais, uma vez que a eficácia da prevenção é abalada.

Contraindicações

O Evanor não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou ainda por mulheres que estejam amamentando. Não deve ser utilizado por mulheres com hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula. Também não deve ser utilizado por mulheres que apresentem qualquer uma das seguintes condições: história anterior ou atual de trombose venosa profunda; história anterior ou atual de tromboembolismo; doença vascular cerebral ou arterial coronariana; valvulopatias trombogênicas; distúrbios do ritmo cardíaco trombogênicos; trombofilias hereditárias ou adquiridas; dor de cabeça com sintomas neurológicos; diabetes com comprometimento da circulação; hipertensão não controlada; câncer de mama ou outra neoplasia dependente do hormônio estrogênio conhecido ou suspeito; tumores do fígado, ou doença do fígado ativa, desde que a função hepática não tenha retornado ao normal; sangramento vaginal sem causa conhecida; história anterior ou atual de pancreatite associada a hipertrigliceridemia severa.

Efeitos colaterais

Os efeitos mais comuns que podem ocorrer são: dor de cabeça, incluindo enxaqueca, sangramento de escape, inflamação na vagina, incluindo candidíase; alterações de humor, incluindo depressão, alterações de libido, nervosismo, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, dor das mamas, aumento da sensibilidade das mamas, inchaço das mamas, secreção das mamas, cólica menstrual, alteração do fluxo menstrual, alteração da secreção e ectrópio cervical, amenorreia, retenção de líquido, alterações de peso.

Algumas outras são menos comuns, mas podem ocorrer como: aumento ou diminuição de apetite, cólicas abdominais, distensão abdominal, erupções cutâneas, manchas escuras na pele do rosto, hirsutismo (aumento dos pelos), alopecia (perda de cabelo), aumento da pressão arterial, alterações nos níveis séricos de lipídios, incluindo aumento dos triglicerídeos.

Outros ainda se caracterizam como possíveis efeitos, mas que são raros e extremamente raros de ocorrer: reações anafiláticas/anafilactoides, incluindo casos muito raros de urticária, angioedema e reações graves com sintomas respiratórios e circulatórios, intolerância à glicose, intolerância a lentes de contato, icterícia colestática, eritema nodoso, diminuição dos níveis séricos de folato, câncer de fígado, exacerbação do lúpus eritematoso sistêmico, exacerbação da porfiria, exacerbação da coreia, neurite óptica, trombose vascular retiniana, piora das varizes, pancreatite, colite isquêmica, doença biliar, incluindo cálculos biliares, eritema multiforme, síndrome hemolítico-urêmica.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tome e afirme que o anticoncepcional Evanor engorda ou emagrece? Tem receio de sofrer desses efeitos colaterais também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Ola quria mto q vcs mulheres mas exesperinte do q eu me ajudasse. Primeira vez tomando anticoncepcional nunca tomei antes…o primeiro dia q tomeii foi no dia certinho q minha mestruacao foi enbora tomei sabado ai esquecii no domingo tomei na segunda na terca na quanta esqucii ai tomei quinta sexta sabado domingo segunda terca e so tive relaçao sexdual terça tomei certo mulheres? ??

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*