Previane

Anticoncepcional Previane Engorda ou Emagrece?

O anticoncepcional Previane integra a lista daqueles mais consumidos pelas mulheres, mas será que ele é realmente bom? O medicamento promete ser eficaz na prevenção da gravidez e em reduzir sintomas da TPM, mas será que ele também ajuda a emagrecer?

Uma das preocupações maiores das mulheres, na verdade, é se o anticoncepcional Previane engorda, assim como acredita-se ocorrer com muitos outros. Por mais que tenhamos trazido informações esclarecedoras abaixo, marque uma consulta ao ginecologista, pois é essencial se consultar antes de iniciar o uso de qualquer medicamento que seja. Lembre-se: sua saúde em primeiro lugar.

Relato de usuárias

Uma das usuárias relata que o anticoncepcional Previane engorda pois desde que começou a utilizá-lo ganhou 3 kg, o que foi perceptível no uso das roupas. Outra mulher conta que desde que iniciou a cartela, há 2 anos, engordou 12 kg. Outra usuária entretanto relata que desde que iniciou o uso ainda não percebeu nenhuma interferência no seu peso, nem ganho nem perda, e se diz satisfeita. Uma outra moça ainda relata que engordou 10 kg e outra que passou a usar 40, sendo que usava roupa 36 antes.

Em contrapartida, uma mulher que utiliza há nove meses afirma que o anticoncepcional Previane emagrece pois ela perdeu muito peso e está insatisfeita com isso, e até pretende trocar de anticoncepcional. Outra conta que os seios incharam muito, mas o peso se manteve estável.

Portanto, a variação de peso muda bastante de usuária para usuária. Como podemos constatar, umas reclamam de um ganho de peso de 3 kg enquanto outras chegam a relatar até 15 kg de ganho de peso nos últimos anos. Portanto, fica realmente difícil julgar com base nos relatos das usuárias.

Anticoncepcional Previane engorda?

Conforme visto nos comentários das usuárias, a resposta não é definitiva e pode variar. A resposta do corpo ao medicamento é completamente subjetiva e muda de mulher para mulher. Enquanto algumas percebem um ganho de peso abrupto, outras relatam perderem peso. O que ocorre, na verdade, é que cada mulher tem um biotipo, características hormonais e uma alimentação e rotina diária de exercícios e tudo isso influencia no resultado final, que é um ganho ou redução de peso.

Nos dois primeiros meses é normal haver uma possível alteração do peso quando o corpo ainda está em fase de adaptação ao medicamento, mas se isso persistir por muitos meses, mesmo com uma rotina saudável, talvez seja melhor trocar de medicamento e optar por algum outro que se adequar melhor ao seu corpo. Infelizmente, apenas testando para saber se o anticoncepcional Previane engorda ou não para você, pois não é possível sanar essa dúvida antes de usar, por mais que frequente sua ginecologista.

Contraindicações

Deve-se evitar o uso deste anticoncepcional em casos de: presença ou história de processos trombóticos/tromboembólicos, presença ou história de sintomas e/ou sinais prodrômicos de trombose, alto risco de trombose arterial ou venosa, história de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, diabetes mellitus com alterações vasculares, doença hepática grave, presença ou história de tumores hepáticos, diagnóstico ou suspeita de neoplasias dependentes de esteroides sexuais, sangramento vaginal sem causa aparente, gravidez ou suspeita e alergia às substâncias ativas.

Reações adversas

Algumas das reações que podem ocorrer em algumas mulheres que fazem uso do Previane ou outros anticoncepcionais com a mesma fórmula são: distúrbios nos olhos, distúrbios gastrointestinais como náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia, distúrbios no sistema imunológico como hipersensibilidade, aumento ou redução do peso corporal, retenção de líquido relacionado a distúrbios metabólicos e nutricionais, distúrbios do sistema nervoso como como dores de cabeça e enxaqueca, distúrbios psiquiátricos como estados depressivos, alterações e aumento ou diminuição da libido, distúrbios no sistema reprodutivo e mamas como dor, inchaço, crescimento e sensibilidade das mamas e secreção vaginal e distúrbios cutâneas como urticária, erupção e eritema nodoso ou multiforme.

Essas reações podem se manifestar em maior ou menor grau, sendo divididas em comum, incomum e raro. Qualquer surgimento de um desses sintomas ou persistência deve-se agendar uma consulta com o médico ginecologista.

Como tomar e onde armazenar?

A cartela do Previane vem com 21 comprimidos, como de costume, que devem ser ingeridos um a cada dia até o fim da cartela. Inicia-se a ingestão no primeiro dia de sangramento da menstruação. Ao terminar a cartela faça uma pausa de sete dias e inicie uma nova cartela no oitavo dia, respeitando os dias da semana descritos no verso.

Procure ingerir a drágea sempre no mesmo horário todos os dias para aumentar a eficácia. Em caso de esquecimento, ingerir a pílula em até no máximo 12 horas. Ultrapassado o limite, faça o consumo duplo das duas drágeas no da seguinte no horário usual. Em caso de mais de um esquecimento em um curto espaço de tempo, utilize camisinha nas relações sexuais e, no caso de três ou mais esquecimentos no mesmo mês, interrompa o uso e reinicie na semana seguinte.

A cartela deve ser mantida em temperatura ambiente, entre 15° a 30°C e protegido contra a umidade. Não utilize depois de vencido e mantenha dentro da embalagem original.

Alguma amiga ou familiar utiliza e afirma que o anticoncepcional Previane engorda? Você tem medo de usá-lo e sofrer este efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

Um comentário

  1. Tenho muita dor de cabeça posso tomar previane ?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*