Treino em circuito

As Maiores Tendências Fitness para 2017

Um novo ano simboliza um novo começo – e a oportunidade perfeita para reiniciar os seus treinos com uma das melhores tendências fitness de 2017.

Publicidade

Neste ano que se inicia, os monitores de atividade física, a calistenia (treino com o peso do corpo) e o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) serão as maiores tendências, de acordo com um relatório anual publicado pelo American College of Sports Medicine (ACSM).

O 11º relatório anual pesquisou 1.801 profissionais de fitness, incluindo personal trainers, treinadores de bem-estar, fisiologistas do exercício e professores universitários.

“Nós não consideramos itens como tendências para esta lista a menos que estejam sendo mantidos por muitos anos”, diz o autor do relatório e presidente eleito da ACSM, Walter Thompson, PhD.

Monitores de atividade física (Wearable technology)

Fitness trackers, ou monitores de atividade física, surgiram com bastante destaque nos últimos anos, e a ACSM diz que essa tendência só tende a aumentar em 2017. Atualizações recentes de marcas como Garmin, Apple e Fitbit enviaram esta tendência ao topo da lista para o ano que se inicia.

“Nos últimos anos, havia muitas perguntas sobre a precisão desta tecnologia”, diz Thompson. “Mas parece que as marcas aumentaram seus aportes e os monitores especialmente precisos mantiveram essa tendência”.

Hoje, os monitores de atividade física também fornecem leituras de freqüência cardíaca, rastreamento de rota por GPS, lembretes de movimento e muito mais.

Calistenia

É fácil entender por que os exercícios sem uso de equipamentos são tão populares: eles são relativamente fáceis de aprender, podem ser adaptados para se adequarem a qualquer nível de habilidade e podem ser feitos em qualquer lugar.

Além disso, estes exercícios com o peso corporal são uma maneira eficiente de se manter ativo de forma gratuita. (Provavelmente por isso que o método tem sido listado na pesquisa de tendências desde 2013.)

Flexões e barras são movimentos de peso corporal clássicos, mas há muito mais para escolher, como agachamentos, afundos e pranchas, só para citar alguns.

HIIT

O Treino Intervalado de Alta Intensidade ajuda a queimar calorias rapidamente, alternando momentos rápidos de exercício de alta intensidade com curtos períodos de descanso. Ele pode ser encontrado em todos os tipos de exercícios, do Pilates ao CrossFit. “Empresas de grande reconhecimento do ramo fitness são grandes defensores desta forma de exercício”, diz Thompson. “Se eles continuarem a anunciar e apoiar o HIIT, não o vejo deixando a lista de tendências fitness tão cedo”.

Para tentar um treino intervalado de alta intensidade você mesmo, tome 20 a 30 minutos combinando repetidos períodos de exercícios com uma curta pausa, como 45 segundos de burpees com 15 segundos de descanso seguido de 45 segundos de agachamento.

Treinamento em grupo

Aulas de Zumba, Barre, CrossFit – são todas formas de treinamento de grupo, uma tendência fitness enorme que continuará a prosperar em 2017.

O atual movimento de treinamento em grupo nos Estados Unidos começou em 2008, junto com o início da Grande Recessão, quando os gastos com o treinamento pessoal tornaram-se um luxo que poucos americanos já não podiam pagar, diz Thompson, e logo se espalhou pelo mundo inteiro pelo baixo custo e alta eficiência.

Com muitas pessoas usando estes serviços para substituir uma matrícula na academia, não se vê a tendência do treinamento de grupo morrendo tão cedo.

Exercise is Medicine

A prática de exercícios regulares diminui o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, câncer, demência e outras doenças crônicas, e serve como um poderoso redutor de estresse e estimulador do humor.

É por isso que a ACSM e a American Medical Association lançaram em conjunto o Exercise Is Medicine, um movimento global que encoraja os médicos a encaminhar os pacientes para profissionais da boa forma em suas comunidades e incentiva estes profissionais a estabelecerem conexões com os médicos. Com os custos dos cuidados de saúde em ascensão, usar os exercícios como uma ferramenta preventiva de saúde é mais importante do que nunca.

Treinamento funcional

O treinamento funcional promove o tipo de força que você realmente precisa: a que permite que você mova móveis, coloque uma mala no compartimento de bagagens, ou carregue o seu filho. Em outras palavras, ele melhora a sua coordenação, equilíbrio, força, poder e resistência e ajuda a melhorar sua capacidade de realizar atividades diárias normais.

Esta tendência tem subido e descido no ranking de pesquisas desde 2007. Além de fazer grande parte dos programas de CrossFit, o treino funcional é frequentemente usado em programas clínicos para ajudar com a reabilitação e independência para idosos.

Atividades ao ar livre

Pensa que um personal trainer só vai querer você se exercitando em uma academia? Não tanto – hoje em dia, eles estão recomendando todos os tipos de atividades ao ar livre a seus clientes como uma forma de melhorar a sua aptidão física no geral, diz a ACSM.

A pesquisa considera um exercício ao ar livre qualquer coisa como andar de caiaque, jogar futebol e fazer trilhas e escaladas. Especialistas dizem que você pode queimar mais de 530 calorias por hora praticando caminhadas, e ainda mais se a resistência do vento for alta.

As atividades ao ar livre promovem benefícios mentais também: a natureza provoca uma resposta que melhora o humor após apenas cinco minutos.

Aplicativos de exercícios para smartphones

Apps de smartphone para a boa forma continuarão a ser tendência em 2017. Se você está procurando ajuda para planejar sua dieta ou programas que te ajudem a se exercitar em sua própria casa, provavelmente há um aplicativo para você.

Semelhantes ao item 1 da lista, esses aplicativos já foram questionados quanto à sua precisão, mas seus amantes não parecem se importar. É esperado que ao passo em que esses aplicativos se tornam mais precisos, seu uso vai aumentar também.

Treinamento em circuito

Embora semelhante ao HIIT, a pesquisa define o treinamento de circuito como uma opção de menor intensidade. Normalmente, 10 exercícios são escolhidos e concluídos um após o outro em um circuito com descansos entre cada exercício. Em seguida, o circuito é repetido.

Para iniciantes que querem iniciar um treino, mas têm receio de experimentar o HIIT, o treino em circuito pode ser uma saída. Esta forma de treinamento pode ser feita por conta própria ou em academias, com equipamentos mais especializados.

Você já experimentou ou pretende aproveitar alguma dessas tendências fitness neste novo ano de 2017? Comente abaixo qual delas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*