Publicidade

 

Azeitonas

Azeitona Engorda ou Emagrece?

Quando a gordura abdominal fica sobre o cós da sua calça, te dá um efeito de “topo de cupcake”. Uma barriga crescendo não é apenas feio, entretanto. Ela também pode aumentar seu risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes e certos tipos de câncer. Embora combater gordura comendo gordura soe contraprodutivo, uma Dieta Mediterrânea cheia de gorduras boas, como azeite de oliva e castanhas, pode diminuir seu risco de doença cardíaca e te ajudar a combater sua barriga.

Publicidade

Azeitonas são uma mina de ouro para seu corpo e é recomendado que você as coma mais frequentemente, mesmo que apenas como lanche. A crença de que azeitona engorda está um tanto quanto equivocada, portanto.

Não se intimide com o sabor delas. Depois que você aprender quais os benefícios que elas oferecem ao seu corpo, nós apostamos que você vai correr para o mercado para comprar um pouco.

Há muitos tipos de azeitonas disponíveis, algumas são verdes e pequenas, outras são pretas e grandes, outras são marrom e médias. Até que elas cheguem ao mercado, elas passam por um processo, porque quando elas estão cruas, direto da oliveira, elas não são comestíveis.

Embora seja a base do famoso azeite de oliva, que também é muito benéfico à saúde, existe um pensamento de que azeitona engorda e, por isso, ela é constantemente deixada de lado em dietas por conter calorias demais ou pela grande quantidade de sal, que causa retenção de líquidos. Bem, as coisas não são bem assim e, na verdade, azeitonas podem te ajudar a perder peso. Confira abaixo três razões que separamos de porquê comer azeitona emagrece.

1. Pequenas quantidades contêm poucas calorias

28 gramas de azeitonas verdes contêm 41 calorias, 4 gramas de gordura, 1 grama de carboidratos e 1 grama de fibras. 28 gramas de azeitonas pretas contêm 23 calorias, 2 gramas de gordura, 2 grama de carboidratos e 1 grama de fibras.

Então, você não pode dizer que azeitonas têm mais calorias que outros alimentos. Entretanto, comer uma tigela grande de azeitona engorda, obviamente, mas duvidamos que você vá fazer isso. 

Publicidade

2. Previne a assimilação de gorduras ruins

Azeitonas são uma das melhores fontes de gorduras monoinsaturadas. Elas podem reduzir os níveis de colesterol ruim e previnem seu corpo de assimilar gorduras que não são saudáveis. 

3. Pouco açúcar

A terceira razão de por que comer azeitona emagrece é o fato de que elas têm pouco açúcar e isso quer dizer que elas podem te oferecer energia constante e duradoura sem aumentar seus níveis de açúcar no sangue.

Ideias Erradas

Simplesmente adicionar algumas azeitonas e castanhas em uma dieta com muitas calorias cheia de carnes e queijos, alimentos fritos e outras coisas que não são saudáveis não vai te ajudar a perder peso. Para emagrecer, você terá que substituir gorduras ruins, como as gorduras trans encontradas em alimentos fritos e gorduras saturadas da carne vermelha e laticínios integrais, por gorduras monoinsaturadas. A gordura abdominal responde bem a esses tipos de mudanças na dieta, especialmente se usadas em conjunto com um plano de exercício regular.

Considerações

Adicionar azeitonas à sua dieta não irá necessariamente reduzir a quantidade de gordura abdominal que você já tem. Ela pode te ajudar a limitar a quantidade de gordura abdominal que você vai ganhar no futuro, isso se você comer alimentos ricos em gorduras insaturadas, ao invés de alimentos cheios de gorduras saturadas. Para realmente perder gordura abdominal, você precisa perder peso reduzindo as calorias que você consome e se exercitando para aumentar o número de calorias que você queima por dia.

Perda de Peso

Comer alimentos com mais gordura pode ser eficaz para emagrecer, desde que as gorduras sejam saudáveis. Uma dieta mediterrânea contendo aproximadamente 35% de gordura, com muito dessa gordura vindo de azeite de oliva e castanhas, pode resultar em tanta perda de peso quanto uma dieta com poucas gorduras sem mais que 30% de calorias de gordura e pode ter mais efeitos favoráveis nos seus níveis de açúcar no sangue, de acordo com um estudo.

Publicidade

Gorduras Monoinsaturadas

Azeitonas são ricas em gorduras monoinsaturadas, que podem te ajudar a melhorar seu colesterol. A Universidade de Illinois recomenda que a maioria da sua gordura, aproximadamente 12 a 20% das suas calorias, seja em forma de gordura monoinsaturada. Enquanto dietas ricas em carboidratos tendem a aumentar depósitos de gordura abdominal, dietas ricas em gorduras monoinsaturadas fazem com que a gordura seja depositada longe do seu abdômen, de acordo com um estudo publicado em junho de 2007 na “Diabetes Care”.

Se você ingere sua gordura em maioria como gordura monoinsaturada, você pode ingerir até 35% das suas calorias de gordura sem aumentar seus depósitos de gordura abdominal, comparado a uma dieta com apenas 12% de calorias de gordura, aponta outro estudo.

Gorduras Poliinsaturadas

Trocar alimentos ricos em gordura saturada por aqueles ricos em gorduras poliinsaturadas, incluindo castanhas e azeitonas, também pode ajudar a limitar a gordura abdominal. Um estudo publicado em “Diabetes” em fevereiro de 2014 descobriu que ingerir calorias extras na forma de gordura saturada te deixa mais propenso a ganhar gordura abdominal, mas calorias extra de gorduras poliinsaturadas te deixa mais propenso a aumentar sua massa muscular magra. A Universidade de Illinois recomenda que 10% das suas calorias venham dessas gorduras, que incluem as gorduras essenciais ômega 3 e 6.

Considerações Calóricas

A única forma de perder gordura abdominal é perder peso no geral. Isso quer dizer que quando você adiciona azeitonas à sua dieta, você tem que compensar pelas calorias delas comendo menos coisas que não são saudáveis. 28 gramas de amêndoas, ou cerca de 23 castanhas, têm 162 calorias, e a mesma quantidade de nozes, ou 14 metades, têm 183 calorias. Azeitonas têm muito menos calorias porque elas não contêm tanta gordura, com 28 gramas, ou 7 azeitonas grandes, contendo cerca de 35 calorias.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você sabia que a azeitona emagrece de alguma forma? Você come azeitonas diariamente? Como você as inclui na sua dieta diária Compartilhe nos comentários abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,45 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. 28 gramas de azeitonas corresponde a quantos caroços de azeitona?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×