Publicidade

 

Bala de algas marinhas

Balas de Algas Marinhas – Benefícios, Como Fazer e Para Que Serve

Você já ouviu falar das balas de algas marinhas? Trata-se de um docinho preparado à base do ágar-ágar e que fica bem parecido com as famosas balinhas de gelatina.

Publicidade

O ágar-ágar é produzido a partir de uma substância extraída das algas marinhas, sendo retirado das camadas mais profundas do oceano, e que funciona na culinária como um substituto da gelatina.

Vamos conhecer os benefícios aos quais as balas de algas marinhas estão associadas, além de aprendermos como fazer o quitute.

Para que serve – Os benefícios das balas de algas marinhas 

Antes de conhecermos as vantagens atribuídas ao docinho, é importante repassarmos o alerta dado pela nutróloga Joana Carreirão. Ela afirmou que o uso medicinal do ágar-ágar, principal ingrediente das balas de algas marinhas, deve ser feito após a consulta com um médico com orientação e cautela.

Carreirão explicou que como outras plantas, o ágar-ágar carrega composições químicas complexas e deve ser utilizadA com cautela e orientação médica para que o paciente saiba qual a dosagem específica para o seu caso.

Sem mais delongas, vamos então à nossa lista:

1. Fonte de nutrientes

Uma balinha pode ser nutritiva? A de algas marinhas sim. Isso porque o ágar-ágar utilizado em sua receita serve como fonte de nutrientes como fibras, potássio, carboidratos, cálcio, ferro, iodo, selênio e magnésio.

O ingrediente também carrega vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina D.

Publicidade

A receita da bala de algas marinhas ainda pode ser preparada com o açúcar demerara, é submetido a um refinamento leve e recebe pouco ou nenhum aditivo químico em sua composição. Por conta disso, ele mantém valores nutricionais parecidos com o açúcar bruto.

Veja mais: Açúcar demerara engorda? Benefícios e calorias.

O açúcar demerara é fonte de nutrientes como cálcio, ferro, potássio, magnésio, cobre e vitaminas do complexo B.

2. Pode ajudar a emagrecer 

Calma, não estamos dizendo aqui que as balinhas magicamente causam o emagrecimento ou que você pode comer as balas de algas marinhas exageradamente.

Entretanto, o ágar-ágar utilizado para fazer o docinho é composto de fibras – cada colher de sopa carrega 1 grama do nutriente. As fibras são conhecidas por contribuírem com a sensação de saciedade no organismo, algo que favorece o controle do apetite.

O ágar-ágar também contribui para a eliminação do excesso de líquidos no corpo. Isso pode ajudar a eliminar o inchaço do corpo.

Há um história que ficou conhecida na internet de uma mulher que perdeu 40 kg em 10 meses e incluiu as balas de algas marinha em sua dieta. A mulher contou que a balinha ajuda a enganar a sua fome e tira o seu desejo de comer doce.

O ágar-ágar demora para ser digerido pelo estômago e por isso aumenta a saciedade e engana a fome. Sua recomendação é consumir três balinhas diariamente antes das refeições.

3. Auxílio ao combate à prisão de ventre

Para quem sofre com o intestino preso, as balinhas de algas marinhas também podem ser úteis. O ágar-ágar oferece um efeito laxativo e, portanto, pode favorecer a evacuação.

4. Fonte de colágeno

Por meio da ação do colágeno, o ágar-ágar contribui para o fortalecimento das unhas e dos dentes e colabora com a vitalidade e o brilho dos fios dos cabelos.

Além disso, o ingrediente está associado à firmeza da pele e ajuda a evitar problemas estéticos provenientes do envelhecimento cutâneo.

5. Efeito detox

O ágar-ágar utilizado no preparo das balas de algas marinhas fornece uma espécie de ação detox, ajudando o corpo a eliminar resíduos prejudiciais por meio das fezes e da urina. 

Como fazer balas de algas marinhas

 Ingredientes:

  • 350 ml de água;
  • 1 ½ xícaras de açúcar demerara;
  • 3 colheres de sopa rasas de ágar-ágar;
  • Corante alimentício;
  • 1 colher de sopa de glucose de milho;
  • Essência alimentícia;
  • Formas;
  • Papéis de bala para embalar.

Modo de preparo:

  1. Misturar bem o açúcar, a água, o ágar-ágar e a glucose de milho e deixar descansar durante cinco minutos;
  2. Após, levar ao fogo médio até ficar em ponto de fio;
  3. Então, desligar o fogo, acrescentar a essência e o corante a gosto e misturar;
  4. Jogar o conteúdo imediatamente nas forminhas porque ele endurece rápido;
  5. Deixar descansar por cerca de 20 minutos para a bala ficar bem durinha, desenformar e embalar. As balas de algas marinhas duram aproximadamente três semanas em lugar fresco.

Contraindicações 

As balas de alga marinha não podem ser consumidas por mulheres que estejam grávidas ou indivíduos que possuem problemas estomacais ou sofrem com obstrução intestinal.

Quem tem histórico ou risco de câncer de cólon deve consultar o médico antes de fazer uso do ágar-ágar, encontrada nas balas de alga marinha.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tinha ouvido falar das balas de algas marinhas? O que achou de seus benefícios para a saúde e boa forma? Pretende experimentá-las? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×