Publicidade

 

Batata doce diferentes cores

Batata Doce Branca ou Roxa – Qual é Melhor?

Com nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas B6, C e D, ferro, potássio, magnésio e carotenoides em sua composição, a batata doce não é conhecida simplesmente como um alimento saudável, mas também como uma boa aliada da turma que frequenta as academias com o objetivo de aumentar a sua massa muscular e/ou manter a boa forma física.

Publicidade

Por conta de seu baixo índice glicêmico, o que quer dizer que o alimento é digerido de maneira mais lenta pelo organismo, não coloca os níveis de açúcar no sangue lá no alto, o que contribui com o controle do apetite, tendo em vista que o alto pico e súbita queda de glicose sanguínea causa crescimento na fome e sustenta a taxa de energia do corpo. A batata doce é uma boa escolha para a refeição feita antes do treino, o que a coloca também na categoria dos alimentos que são boas fontes de carboidratos.

Além disso, o seu teor de fibras contribui para a sensação de saciedade, que controla o apetite e a quantidade de calorias consumidas, ajuda na queima de gorduras, no bom funcionamento do sistema digestivo e na construção muscular.

Por falar nisso, outro fator do vegetal que auxilia o ganho de músculos é a presença de potássio em sua composição, um componente que é importante para a contração muscular e necessário em maior quantia para as pessoas que se submetem a treinos pesados, conforme informou o Serviço de Extensão da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Se por um lado, a ideia de que o alimento contribui com a saúde e boa forma já foi compreendida, por outro, podem surgir dúvidas na hora de escolher qual o melhor tipo a ser utilizado nas refeições: a batata doce branca ou roxa? Vamos descobrir agora!

Batata doce branca ou roxa? 

Antes de começarmos a nossa análise para determinar se a batata doce branca ou roxa é melhor, é importante ressaltar que a resposta para esse questionamento depende completamente do objetivo a ser alcançado com a inclusão do vegetal no plano alimentar.

Por exemplo, se estivermos nos referindo a uma dieta para emagrecer, sem ter como objetivo principal a construção de massa muscular, que visa o controle de calorias ingeridas nas refeições, quem se mostra levemente mais vantajosa é a batata doce branca, com 92 calorias a cada 100 g conta 95 calorias na mesma proporção, encontradas na batata doce roxa.

Mas vale notar também que essa diferença na quantidade calórica não deveria ser considerada por não se tão significativa assim. Só vale a pena levar em consideração o fato que ao longo do tempo, com um consumo frequente e em quantidade do tubérculo, essas três calorias se acumularão e poderão ter um peso maior no ganho, manutenção ou perda de peso. Mas dificilmente isso será uma questão em condições normais.

Publicidade

Se a sua preocupação sobre a escolha entre a batata doce branca ou roxa é o baixo índice glicêmico para auxiliar o processo de construção muscular, saiba que não existe motivo para se descabelar, porque não há diferença nesse aspecto entre as duas.

Isso significa que qualquer tipo que você selecionar te proporcionará energia ao mesmo tempo que não causará um pico seguido de despencamento no seu nível de glicose no sangue e te auxiliará no controle do apetite, como mencionamos nos primeiros parágrafos.

Entretanto, existe uma diferença importante que coloca a batata doce roxa como uma melhor alternativa que a sua parente de coloração branca: a quantidade de nutrientes encontrados em sua casca. Isso porque o tubérculo com a cor roxa fornece um maior número de vitaminas e minerais nessa região e portanto se mostra mais vantajoso no ponto de vista nutricional.

Já em relação ao sabor, quem sai na frente mais uma vez é a batata doce roxa, que oferece um gosto mais adocicado e agradável, enquanto a branca vem com um aspecto mais ressecado.

De qualquer modo, independente de sua escolha entre batata doce branca ou roxa, não se esqueça que os dois tipos são benéficos para a saúde, boa forma e construção de massa muscular e que colocar uma das duas nos cardápios de suas refeições será uma atitude vantajosa. E o melhor de tudo é que o ingrediente é versátil e pode ser usado para fazer diversas receitas como sopas, purês, saladas e chips de vegetais.

Modo de preparo também importa 

Seja a batata branca ou roxa, tenha em mente que a maneira que você escolhe para preparar o seu alimento também importa. Enquanto fritar o vegetal não é recomendado por torná-lo mais calórico com o acréscimo do óleo na receita, cozinhar somente com água também não se mostra a melhor das saídas, tendo em vista que faz com que o tubérculo perca importantes nutrientes como vitaminas do complexo B e C.

Dessa maneira, o melhor mesmo é assar a sua batata doce no forno ou grelhá-la, mantendo o alimento saudável, sem que aconteça a eliminação de nutrientes.

Outros benefícios da batata doce  

Além das vantagens trazidas em relação ao crescimento de massa muscular e controle do apetite, o consumo de batata doce branca ou roxa traz os seguintes benefícios:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

  • Prevenção do ataque no coração: Por conter a vitamina B6 em sua composição e reduzir a taxa da substância química homocisteína no organismo, a batata doce é aliada na prevenção de doenças degenerativas, como o ataque no coração, que estão associadas a esse composto;
  • Fonte de vitamina C: Ao fornecer vitamina C ao organismo, o tubérculo contribui com o processo de digestão, formação de ossos, dentes e células sanguíneas, aceleração da cura de feridas e elasticidade da pele;
  • Fonte de vitamina D: Além de colaborar com os níveis de energia do corpo, o que é importante para quem se dedica a treinamentos físicos, essa vitamina é importante para o controle do humor e para a saúde do coração, pele e nervos;
  • Fonte de ferro: O mineral também é necessário ao corpo humano em relação à energia, para a produção de glóbulos vermelhos e brancos, combate ao estresse e o bom funcionamento do sistema imunológico;
  • Fonte de magnésio: Outro mineral com ação antiestresse, o magnésio ainda exerce um importante papel nas artérias, sangue, ossos, coração, músculos e funções nervosas.

Você prefere comer a batata doce branca ou roxa? Já experimentou ambos os tipos? Qual encontra com maior facilidade na sua região? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

10 comentários

  1. …gosto muito dessas matérias

  2. RIEDEL RAIMUNDO MARQUES BORGES

    Tanto a batata doce branca como a roxa, são de vital importância para a saúde quer seja seus nutrientes, quer seja outras fontes de energia, as duas são de ótimo consumo. Particularmente, prefiro a roxa, pois, essa é mais adocicada.

    abraços,

    Riedel Borges.

  3. Branca, no meu paladar a roxa fica mais seca. e é menos doce. estranhei ao ver o contrário, mas isso é o meu paladar! risos.. Muito boa a matéria, parabéns. Super instrutiva.

  4. Bem, eu prefiro a batata doce branca mesmo. Mas como eu moro no interior, tem muita batata roxa aqui. Vim procurar informações sobre o assunto, e percebo que ambas são ricas em nutrientes e benefícios para a saúde. Já que aqui nasce bastante, vou passar a usufruir desses benefícios. Matéria super interessante! Obrigado.

  5. Fátima Gomes da Silva

    Gosto das duas mas prefiro a roxa,vc disse que é melhor assar ou grelhar,depois come com casca.obrgada

  6. Cosinho a batata na panela de pressão portanto mergulhada em água qual outra maneira eficiente e pratica de prepara-lá pra ser consumida

  7. Amo batata doce da branca amooooo

  8. Gosto da Roxa pelo sabor, menor quantidades de fiapos. quanto ao cozimento cozinho no vapor!

  9. batatas doce nao da para ficar sem os beneficios sao enormes

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×