BCAA

BCAA Engorda ou Emagrece?

Os BCAAs são um grupo de três aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina. Um aminoácido essencial (há 9 deles no corpo) é um aminoácido que não pode ser feito naturalmente pelo corpo, significando que eles têm que vir da ingestão de proteína. BCAAs são os únicos aminoácidos metabolizados dentro do próprio músculo (todos os outros são metabolizados no fígado), e compõem cerca de 35% do tecido muscular.

Durante exercícios intensos, os BCAA servem como uma fonte de energia para o corpo, por isso é extremamente errado pensar que o BCAA engorda.

Quando seu BCAA interno acaba, o corpo começa a quebrar tecido muscular. Excesso de BCAAs = proteção contra quebra de músculos.

BCAA também sinala a liberação de insulina, o que permite que o corpo absorva quaisquer aminoácidos e glicose circulando para usar como energia. Eles são absolutamente importantes para o desenvolvimento e manutenção de tecido muscular.

Você provavelmente está ingerindo BCAA há mais tempo do que poderia pensar… eles são parte de todos os alimentos que contêm proteína. Embora a proteína que você come ao longo do dia ofereça uma quantidade boa de BCAA, isso não é o bastante para gerar um benefício significante.

Fisiculturistas e atletas têm usado Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAA) por muitos anos devido a suas habilidades comprovadas de aumentar a síntese de proteínas e assim aumentar o crescimento muscular e diminuir o tempo de recuperação. BCAA também é usado para vítimas de queimaduras e em outras aplicações médicas para o mesmo propósito, já que eles melhoram a cicatrização e o tempo de recuperação de tais ferimentos. Poucos suplementos na área de performance esportiva te=êm tanta evidência clínica apoiando sua eficácia, e por essa razão, BCAAs são amplamente usados e confiáveis como base de muitas dietas orientadas para performance.

Recentemente, surgiram evidências de que BCAA tem um benefício ainda maior em dietas deficientes em calorias, especialmente com o propósito de perda de gordura.

Os efeitos são em três frentes – o BCAA emagrece diminuindo o apetite, aumentando o metabolismo e diminuindo a quebra de proteína muscular em uma dieta restritiva. BCAA também reduz muito a percepção de exerção em exercícios, permitindo que você se exercite mais tempo e com mais esforço enquanto está com déficit de energia.

Diminui o Apetite e Aumenta o Metabolismo

Um grande benefício de usar o BCAA como suplemento em uma dieta restritiva é o efeito direto que ele tem na sinalização ao cérebro, que diminui o apetite e aumenta o metabolismo. Um estudo de dezembro de 2012 liberado pela Divisão de Endocrinologia e Metabolismo da Universidade do Texas apontou que aminoácidos de cadeia ramificada, particularmente a leucina, têm um efeito profundo nas ações anabólicas do caminho do mTOR para os músculos. Além disso, BCAA tem um efeito tanto na sensibilidade à insulina e interage com o hormônio cerebral serotonina para reduzir vontades de comer e fome.

Sinalização anabólica tende a diminuir em dietas com poucas calorias, e com a idade. O BCAA reverte esse declínio até um ponto.

Outras pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) demonstramos que a adição de vitaminas B melhora ainda mais a sinalização anabólica e até ajuda a direcionar aminoácidos para músculos. Basicamente, isso quer dizer que BCAA emagrece te deixando com menos fome, queimando mais calorias, e direcionando a energia para proteína muscular e não para gordura, ainda mais na presença de vitaminas B.

Mantendo Anabólico

A habilidade do BCAA de inibir a quebra de proteína muscular é dupla. Conforme fazemos dieta e o corpo perde gordura e menos calorias estão disponíveis através de alimentos ou gordura armazenada, nosso corpo se volta aos nossos músculos como fonte de energia primária. O corpo quebra tecido muscular em seus componentes aminoácidos para usar como energia. Suplementação com BCAA oferece energia ao corpo para usar diretamente ao invés de catabolizar músculos, mas também, como mencionado antes, afeta a sinalização aos músculos que inibe sua quebra para propósitos energéticos.

Exercite-se Por Mais Tempo

A outra forma como o BCAA emagrece é sua habilidade singular de diminuir a percepção de esforço durante exercícios. Conforme restringimos nossa dieta e diminuímos as reservas de gordura do corpo, os exercícios se tornam cada vez mais difíceis já que não temos a energia para continuar, e assim, nos cansamos mais rapidamente.

Um estudo de novembro de 2012 da Universidade de São Paulo pegou dois grupos de ratos, um com e um sem suplementação de BCAA antes de exercícios, e fizeram um teste de natação com os ratos até exaustão completa. Eles descobriram que o grupo com BCAA aumentou seu tempo até exaustão em 37%. Isso é o equivalente a ficar duas horas na academia ao invés de uma hora e meia.

BCAA oferece energia ao corpo e também interfere com a fadiga causando amônia e ácido láctico nos músculos.

Um estudo da Universidade Estadual de Truman, no Missouri mostrou que ácido caproico, que é muito similar à leucina, pode ser usado com o BCAA e aumentar ainda mais seus efeitos em performance.

Mais Benefícios:

1. Recuperação Melhor, Menos Dor

Ninguém gosta de ficar com tanta dor que não consegue se mexer após exercícios. Suplementação com Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAAs) provou reduzir significantemente a dor muscular e acelerar o processo de crescimento e recuperação. Um estudo recente testou o impacto do BCAA na dor muscular e descobriu que “taxas de dor muscular no músculo quadríceps foram significantemente menores de 48 a 72 horas após os exercícios no grupo de BCAA.” Por essa razão, BCAAs são incluídos em vários suplementos pré-exercícios, e são tipicamente usados por atletas, fisiculturistas e especialistas para promover mais frequência de exercícios, o que leva a um crescimento acelerado. Dito isso, eles são perfeitamente adequados e recomendados para corredores, levantadores de peso, etc. 12345

2. Síntese de Proteína Melhorada, Mais Ganho de Músculos

Proteínas são inúteis se o corpo não for capaz de digeri-las, absorvê-las e sintetizá-las em tecido muscular ou outros tecidos. Quando o corpo está sob estresse imenso (por exemplo, durante exercícios) ele usa os BCAA como energia, o que para a síntese de proteína. Ao se suplementar com BCAA, especialmente durante exercícios, você pode eliminar a necessidade de liberar BCAA dos músculos, assim mantendo a síntese de proteína e crescimento muscular.

3. Ainda Mais Ganho Muscular….

Os BCAA aumentam níveis de testosterona, hormônio de crescimento e insulina – todos extremamente anabólicos (eles promovem o desenvolvimento de novos tecidos). Isso significa novos músculos. Hormônio de crescimento e testosterona também eliminam gordura, o que comprova ainda mais o erro ao pensar que tomar BCAA engorda.

4. Previne Quebra de Músculos (Catabolismo)

De forma simples, quando você usa BCAA como suplemento, seu corpo não tem que quebrar tecidos musculares para conseguir energia. Os BCAAs são uma grande fonte de energia durante exercícios intensos, especialmente após reservas de glicogênio (carboidratos armazenados nos músculos) serem completamente usadas. Tomar BCAA antes/durante exercícios é uma ótima forma de garantir que seus músculos não sejam quebrados para conseguir energia.

Muitas pessoas que “secam” (fazem dieta e muitos exercícios cardio para reduzir gordura corporal) tipicamente têm uma dificuldade grande de manter massa muscular enquanto perderm gordura. Suplementar com BCAA é uma forma fenomenalmente eficaz de preservar músculos enquanto se queima gordura, especialmente se você faz muitas sessões de cardio.

5. Melhora a Resistência

Uma vez que o glicogênio acaba, o corpo começa a ficar muito fraco e cansado. Felizmente, BCAA pode ser rapidamente convertido em glicose, armazenado como glicogênio e então usado como energia para você conseguir mais algumas séries.

Outro benefício. No corpo, o BCAA e triptofano lutam pelos mesmos receptores no cérebro. Um nível baixo de BCAA engorda, pois isso significa que mais triptofano é capaz de entrar no cérebro. Isso é realmente importante, porque triptofano é um precursor da serotonina — um neurotransmissor que faz as pessoas se sentirem relaxadas, com sono e fracas. Suplementação com BCAA  menos triptofano e serotonina = mais acordado, alerta, forte.

6. Aumento de Imunidade

Ninguém gosta de ficar doente. BCAA pode ajudar a preservar glutamina armazenada, um aminoácido que é importante para a função imune.

Quanto e Quando Eu Devo Tomar BCAA?

BCAA é bom logo antes dos exercícios, durante exercícios, e/ou qualquer hora durante o dia. É altamente recomendado tomar BCAA durante qualquer sessão de exercícios que dure mais que uma hora, já que seu corpo irá começar a quebrar músculos para ter energia.

Tome de 3 a 10 gramas de BCAA divididas durante o dia, em adição à sua ingestão diária de proteína. Fórmulas de BCAA devem sempre ter uma proporção de 2:1:1 (leucina:isoleucina:valina).

Você acredita que a suplementação de BCAA engorda ou emagrece? Você já a experimentou alguma vez? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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2 comentários

  1. eu nao malho mas ja malhei e sou magro e queria ter mais musculos qual o suplemento que devo usar

  2. Roberta Daiane de Oliveira Caldas firmo

    eu não malho mas ha malhei mt e sou magra e gostaria de ter musculo
    qual o suprimento ideal a se usar

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