Publicidade

 

bulimia emagrece

Bulimia Emagrece? Saiba a Verdade

Os fatos sobre a bulimia são baseados em evidências científicas, não opinião. Se você realmente quer descobrir se a bulimia emagrece e aprender como ela te afeta, você encontrará a informação aqui.

Publicidade

Os fatos sobre a bulimia podem ser surpreendentes, já que frequentemente vão contra a intuição das pessoas que sofrem de bulimia. Por exemplo, um fato sobre a bulimia é que ela comprovadamente causa ganho de peso… explicaremos como…

Fatos da Bulimia – A Bulimia Causa Ganho de Peso!

Se você está no grupo de pessoas que acha que a bulimia emagrece, você irá se assustar. Vamos começar ao fazer referência a uma revista científica muito respeitada. Na edição de Maio de 2012 de The International Journal Of Eating Disorders (Revista Internacional de Distúrbios Alimentares) foi estatisticamente provado que pessoas que sofrem de bulimia na verdade atingem seu maior peso como resultado de seu distúrbio alimentar. Isso quer dizer que enquanto as pessoas que sofrem de bulimia comiam demais e vomitavam, seu peso excedeu significantemente o peso que tinham antes de desenvolverem o distúrbio.

Você pode tentar racionalizar que perder peso quando começou a usar a bulimia, então isso não se aplica a você. O fato é que todos perdem peso quando começam a restringir (dieta, exercícios, vômito, etc). Infelizmente o corpo e a mente percebem rapidamente que há uma restrição de nutrição e desaceleram seu metabolismo. Isso faz com que seu corpo acumule líquidos, armazene qualquer alimento que consiga na forma de gordura e também encoraje a comer demais.

Assim, você que acha que a bulimia emagrece e está tentando prevenir (ganhar gordura) é precisamente o que a bulimia encoraja seu corpo a fazer.

Sua solução para isso é o vômito, certo? Continue lendo para descobrir por que isso não ajuda…

Fatos da Bulimia – Por Que o Vômito Não Elimina Calorias…

A maioria das pessoas que sofrem de bulimia induz o vômito. A teoria das pessoas que sofrem de bulimia para o vômito é que ele elimina as calorias indesejadas após o consumo de alimentos (normalmente em exagero). Infelizmente, mesmo que seja uma ótima teoria, não é assim que funciona na realidade.

Publicidade

Testes científicos PROVARAM que “em média” aproximadamente 57% das calorias são absorvidas pelo corpo independente de quão logo você induz o vômito.

Quando você come demais, você ingere cerca de 2200 calorias, então a absorção disso seria cerca de 1254 calorias. Isso são calorias demais para ingerir de uma vez, especialmente para alguém preocupado com ganho de peso.

A verdade é que uma refeição balanceada consiste de aproximadamente 450 calorias, então comer demais e depois vomitar equivale a consumir quase três refeições de uma vez. Isso parece um plano de perda de peso para você?

Então comer demais deve ser o problema, certo? Leia os fatos de por que você come demais….

Fatos da Bulimia – Comer Compulsivamente é CAUSADO Por Restrição e Vômito!

Você provavelmente gostaria de discordar que restrição e vômito CAUSAM comer compulsivamente. Afinal, restrição e vômito te dão o que você quer (menos calorias levando a perda de peso), certo?

Publicidade

Errado!

A restrição faz com que seu cérebro entre em modo de sobrevivência. Isso significa várias mudanças que você sem dúvidas já percebeu:

  • Seu metabolismo desacelera fazendo com que você se sinta letárgica (e também faz com que seu corpo converta calorias em gordura)
  • Sua mente foca sua atenção em alimentos, fazendo com que você fique obcecada em comer
  • Quando seu cérebro chega a um certo ponto, ele causa uma compulsão que você não pode resistir

Durante o vômito, você não apenas falha em se livrar das calorias consumidas, mas você também perde muita água. Você pode pensar “isso é ótimo, a água é pesada, então isso me ajuda a perder peso” – errado de novo. A água é essencial para o funcionamento do seu corpo e seu cérebro irá pedir por ela com mais força do que ele pede alimentos. Isso leva a problemas adicionais:

Desidratação causa todo tipo de problemas sérios ao corpo como dores de cabeça, mais letargia, tontura, perda de memória e problemas de foco. No âmbito médico, as coisas são ainda mais sérias e se estendem para problemas de fígado e rins, desgaste de juntas, perda muscular e acúmulo de toxinas no seu corpo que fazem com que você pareça consideravelmente mais velha do que realmente é. Entretanto, como uma pessoa que sofre de bulimia, essas coisas provavelmente irão parecer insignificantes comparadas ao potencial de ganho de peso. Infelizmente, é exatamente isso que a desidratação vai causar!

A sensação de fome é associada à necessidade de alimentos, que é o que estimula comer compulsivamente. Entretanto, estar desidratada aumenta o sinal de fome porque o cérebro percebe que falta de água é ainda mais ameaçador à sobrevivência que a falta de alimentos. Assim, a vontade de comer compulsivamente é ainda mais forte e rápida quando você está desidratada… o que em retorno leva a cerca de 1254 calorias consumidas… o que em conjunto com o metabolismo lento que você causou com suas restrições, se convertem imediatamente em gordura!

A razão do seu corpo converter calorias em gordura é porque ele está acostumado a não saber quando será a próxima refeição (causado diretamente por sua escolha de restrição). Faz sentido que o corpo armazene calorias como gordura para estender sua sobrevivência no que ele entende como escassez.

Bulimia, uma boa forma de controlar seu peso – com certeza você está brincando?

Fatos da Bulimia – Laxativos, Diuréticos e Excesso de Exercícios…

Laxativos, diuréticos e excesso de exercícios tendem a ser menos comuns, ou abordagens secundárias, para perda de peso com bulimia. Vamos falar dos fatos de cada um separadamente:

Laxativos

Eles são frequentemente usados com a intenção de acelerar o trânsito de alimentos através do estômago e intestino, assim reduzindo o tempo que o corpo tem para absorver calorias. A verdade é que o uso regular de laxativos apenas reduz a absorção de calorias em cerca de 10% a 12%.

O problema com os laxativos é que eles causam desidratação severa. Como já discutimos, desidratação é uma das principais causas do ciclo de alimentação compulsiva. Assim, usar laxativos para reduzir a absorção de apenas 10% a 12% de calorias enquanto ao mesmo tempo isso encoraja a alimentação compulsiva ganhando cerca de 1254 calorias irá resultar em ganho de peso significante.

Além disso, o uso repetido de laxativos faz com que o ritmo natural do corpo saia de sincronia, o que pode causar prisão de ventre crônica. A desidratação resultante também faz com que o corpo tente reter água sempre que puder, o que causa inchaço abdominal. Isso soa familiar?

Laxativos ajudam com a perda de peso? – Não, eles apenas causam a perda de água, levando a desidratação, o que em retorno irá causar ganho de peso!

Publicidade

Diuréticos

Diuréticos são usados para te ajudar a eliminar mais água. Eles não têm qualquer influência na absorção de calorias. Entretanto, eles também causam desidratação, então novamente o resultado é o encorajamento da alimentação compulsiva, fazendo com que você ganhe calorias e peso na forma de gordura.

Diuréticos te ajudam a perder peso? Não, eles irão te fazer ganhar peso na forma de gordura.

Excesso de Exercícios

Excesso de exercícios é talvez a forma mais segura de eliminar peso, mas apenas para indivíduos saudáveis. Se você está mal nutrida ou desidratada, excesso de exercícios pode se tornar perigoso.

Vamos encarar – pessoas que se exercitam perdem gordura. Entretanto, se você está desidratada e/ou mal nutrida o corpo tem que fazer uma decisão de sobrevivência. Músculos têm uma alta taxa de manutenção, o que quer dizer que seu corpo precisa de muito tempo, energia e recursos para mantê-los funcionando e em um bom estado. Se você está mal nutrida ou desidratada, não há como seu corpo manter algo que tem uma taxa de manutenção tão alta. Seu tecido muscular irá se desgastar como resultado.

Entretanto, em comparação, a gordura quase não precisa de manutenção. Seu corpo pode manter gordura com muito mais facilidade do que os músculos, então dado a escolha… a gordura fica e o músculo vai embora.

Assim, mesmo que você corra vários quilômetros e faça milhares de abdominais para tentar queimar a gordura do corpo (colocada ali pela bulimia), seu corpo vai manter a gordura e queimar seus músculos. É assim que o corpo funciona. Qualquer fisiculturista te dirá que no momento que a nutrição para, o músculo literalmente vai embora enquanto qualquer gordura fica.

É possível um excesso de exercício para queimar gordura? Se você está mal nutrida ou desidratada (como as pessoas que sofrem de bulimia estão) eles não queimam – eles irão queimar seus músculos e deixar a gordura onde ela está.

Fatos da Bulimia – Apenas Força de Vontade Não É Suficiente Para se Recuperar…

Quantas vezes você disse uma das frases seguintes?

Publicidade
  • “É a última vez”
  • “Nunca mais”
  • “Amanhã vai ser diferente…”

E ainda assim, apesar das boas intenções, estar cansada da bulimia e acreditar que apenas a força de vontade irá mudar as coisas… não vai. A questão é, quantas vezes você vai passar por uma coisa que você já sabe que não funciona?

A razão de a força de vontade não ser suficiente é que a bulimia não responde bem a ela. Bulimia é um distúrbio emocional, não um lógico e racional. Se isso fosse baseado em lógica e razão, talvez apenas a força de vontade fosse suficiente para a recuperação completa. Entretanto, vamos encarar a realidade – bulimia a longo prazo não faz sentido. Ela te faz ganhar peso, te faz parecer mais velha, causa apodrecimento dos dentes e domina a existência miserável na qual ela te prende. Se ter a condição não faz sentido, por que racionalidade e força de vontade seriam o bastante para superá-la?

Vamos considerar uma analogia. Emoções são como óleo e lógica (incluindo a força de vontade) é como água. Óleo e água simplesmente não se misturam, não importa o quanto você tente. Eles também são incompatíveis, de forma que você não pode substituir óleo por água e vice-versa – suas propriedades são simplesmente diferentes.

O máximo que você pode esperar de forma realista com apenas força de vontade é uma pausa com a bulimia.

Entretanto, recuperação permanente não apenas é possível, como uma opção. Você simplesmente precisa abordar a recuperação da bulimia da forma certa, o que quer dizer que você precisa da abordagem certa e ajuda especializada…

Fatos da Bulimia – Como se Recuperar Da Bulimia…

Para realmente se recuperar da bulimia você precisa reconhecer a causa, que é sempre a mesma. A bulimia é sempre causada por emoções negativas. Como dissemos previamente, apenas a força de vontade não é suficiente para superar emoções, é preciso mais que isso.

O que você precisa é de ajuda especializada para tratar:

  • Sua auto percepção – como você se vê e o que você acredita ser verdade sobre si mesma
  • Seus medos (ganho de peso, isolamento, ridículo, bullying, falha, rejeição, etc.)

então você está pronta…

Publicidade
  1. O ciclo da bulimia (o que na verdade estará tão enfraquecido pela sua mudança de auto percepção e perda de medos que não apenas terá pouca influência sobre você, como não terá mais serventia para você). Quando você chega a esse estágio da sua vida, só é necessário um pouco de força de vontade e persistência para se recuperar completamente. Podemos te ajudar a chegar aqui e mais longe se você escolher.

Nunca forçamos nossos clientes a fazer qualquer coisa com as quais não estejam confortáveis, nem te forçaremos a parar com a bulimia. Estamos aqui para te ajudar a chegar a um lugar na sua vida em que você pode levantar os ombros e fizer “Sabe, eu não preciso mais da bulimia”. É nessa hora que você para o ciclo da bulimia… quando VOCÊ percebe que não precisa mais dela porque você alcançou um ponto na sua vida em que se sente confortável consigo mesma.

Se sentir confortável consigo mesma pode parecer muito longe, mas com nossa perícia podemos mostrar melhoras significantes (que você verá por si mesma) em apenas semanas. Então depende de você. Você pode criar desculpas e viver em negação com a bulimia, ou você pode agir para se ajudar a se recuperar. Nós realmente respeitamos sua decisão de qualquer forma.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Ficou claro que é errado achar que bulimia emagrece? Esse certamente não é o caminho correto para emagrecer. Você já sofreu com bulimia? Conhece alguém que passou ou está passando por isso? Compartilhe sua história abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

20 comentários

  1. Ola tenho 170 e peso 118 kilos sofro mt cm isso preconceito piadas tenho 22 anos e estou nesse caminho nao como nada apenas líquidos leite suco agua e quando sou obrigada a comer algo corro pro banheiro vomitar…. e mt complicado pois so quem esta acima do peso sabe que e terrivel e meio depressivo tmb

  2. Tenho bulimia desde à adolescência. Voltou com força nesse último tempo to com 29 anos e desesperada pq sei q estou morrendo aos poucos. . To sem força desanimada cansada e minha vida esta parece no fim… nao façam isso pq é muito triste..

  3. Nós Bulimicas tomamos muita Água

  4. tenho bulimia,mas eu ao inves de engordar eu emagreço mesmo tipo ñ como quase nada e o que como é tudo saudavel é saladas essas coisas assim não como feijão arroz nada disso e quando como vomito automaticamente sem precisar provocar vomitos e tudo o que eu como vomito as vezs at´a agua eu vomito por achar que vou engordar eu tbm ñ como conpusivamente bebo muito chas

  5. quero parar mas não consigo ,alguem pode me ajudar.

    • Denize, procure ajuda de amigos e familiares para encontrar um bom psicólogo. Assim você terá apoio pessoal e profissional para passar por essa fase. Desejamos boa sorte!

    • Yasmin Carvalho Rodrigues

      Olá!
      Tente colocar na sua cabeça que não é vomitando que você vai conseguir emagrecer, mas sim praticando exercicios! Tenha um dia da semana para comer tudo aquilo que você gosta!
      Tenho certeza que linda , sabe porque? Porque você é a imagem e semelhança de Deus, e ele te ama tanto!!! Peça a Ele forças para te ajudar e ele te dará! Beijinhos!!!!!

    • oi! eu tambem tenho bulimia a um ano e meio e me sintoridicula e idiota por ter isso ! ai durante o dia eu to lindamente maravilhsa me sentindo feliz e tudo lindo e quando chega uma hora q ta td mundo comemorando ou indo comer alguma coisa eu falo a tbm quero ja to bemm! como um pedaco e esse pedaco vira o boolo inteiro e depois vomito que nem uma idiota! minha mae sabe minha irma tambem mas eu moro longe entao elas nem sabem como eu estou! mas o que minha mae sempre me fala e que me ajuda de vez em quando é: se trate com amor e carinho, que nem um bebe! e cuide de voce mesmo com amor! e outro dia eu li algo bem legal: faça com voce o que voce espera que os outros façam! CARINHO de novo!

  6. Oi … Bom minhas crises começaram muito cedo.
    Quando eu tinha 12anos hoje tenho 21…
    Varias coisas me fizeram tomar a desiçao de começar a vomitar todas as vezes que comia… Ao passar do tempo se tornou um vicio comiga falava a minha mae que tava com dor no estômago e ia vomitar hoje eu vejo o.que fiz comigo . fiz tratamento durante 4 anos porem parei por achar que eu estava bem . hoje voltei novamente a ter essa compulsão por vomitar quando como. Ta dificil pois me sinto pessima hoje sou casada e sou mae . como e depois finjo que estou passando mal e vomito ou vou fingir que tomo banho ligo o chuveiro e me alto judio fazendo isso com meu corpo. Nao sou magra nem emagreço com isso .porem me sinto aliviada.
    Presciso de ajuda fui atraz pois e horrivel me ver assim triste mal sem vontade de fazer nada.

  7. Eu emagreci 22kg com a “ajuda” da anorexia e bulimia. No início é fácil ,comer, e vomitar em seguida, eu não estava acostumada com tal prática, mas logo foi ficando mais dificil, as vezes eu não consigo vomitar nem com 3 dedos na garganta. E não dá para ficar sozinha 10 minutos sequer, pois ja vem a compulsão por comida, e logo depois vou ao banheiro por para fora. Falo frases como: ‘A, é a última vez; ou é só a despedida…’
    Eu não aconselho ninguém a seguir esse caminho sem volta, parece bom e tentador. As vezes penso no por que não tentei emagrecer de forma saudável, como me arrependo a cada dia que passa na minha vida. Quero voltar a estudar integrado para sair dessa vida, de uma vez. Quero me recuperar, dos problemas de saúde que isso me causou, como amenorreia, ferritina alta e hipoglicemia.
    Por favor, pense muito, muito mesmo antes de seguir o caminho da derrota e do fim.

  8. Eu tenho bulimia a 4 anos, a bulimia emagrece sim eu tinha 85kg hoje tenho 55kg ou seja perdi 30 quilos e estou contente por isso mas estou cansada dessa rotina….

  9. Tenho isso provoco o vômito depois de comer bastante, e não sou magra, tenho falha de memória não consigo lembrar das coisas que aprendi tenho stress, meu cabelo cai bastante, fico triste e irritada, fico com a garganta doendo de tanto força o vômito

  10. Comecei a ter bulimia com 11 anos, não sabia o que fazer, eu tinha passado a infancia inteira sendo chamada de baleia, feia…eu sentia que só ia ser feliz magra tinha 68 quilos, então comecei a vomitar, no começo era complicado, dificil, ficava bem mal, já tinha ido em nutricionista mas não seguia dieta.
    Passou algum tempo, perdi 10 quilos, estava no peso ideal, perfito certo? Não!
    O tempo passou e a bulimia passou a ser espontania, em não preciva colocar dedo na garganta, assim que termino de comer a comida já volta, porque acostumei meu corpo a fazer isso.
    Tenho 18 ano, quero parar pq me sinto fraca as vezes, tudo da certo, mas me sinto mal com tudo.
    Algumas coisas na minha cabeça mudaram na vida tbm, “aceitei Jesus” e passei a sentir que sou realmente bonita, sou realmente amada e isso não é mais o que me ajuda isso se tornou uma prisão o que me impede de me sentir bem, não o que me faz sentir melhor.

  11. Eu não como pelada na frente do espelho, mas adoro olhar meu corpo magro, não digo que vou comer em outro lugar para dar uma corridinha escondida,mantenho meu cabelo em boas condições pq gosto de cuidar dele, nunca bati no meu estomago para deixar de sentir fome,muito menos fiz exercícios aeróbicos até desmaiar e nunca na vida vou achar que uma pessoa magra é melhor que qualquer outra, porem comecei a vomitar a uns 5 anos atrás, tomar laxante também pois havia engordado e queria emagrecer rápido. Hoje tenho o corpo que sempre quis (além do vomito realmente fiz exercícios e comecei a me alimentar melhor gradativamente), eu parei de vomitar constantemente e a muito tempo não tomo laxante, mais de dois anos… durante o meu emagrecimento eu percebi que só vomitava e tomava laxante quando me alimentava mal, assim consegui diminui os vômitos e parei com o laxante quando comecei a seguir minha “dieta” que na realidade só implicava em não comer porcaria, diminui coisas industrializadas, enfim, comer saudável sem nenhum exagero na dieta. Ainda hoje vomito se passar uns dois dias comendo besteira, por exemplo, fui em uma festa no sábado e comi muita besteira e no outro dia passei o dia sem comer coisas saudáveis continuei na besteira… é certeza que no domingo a noite vou pedir uma pizza e vomitar tudo depois,segunda volto a comer direito e fico arrependida por ter vomitado. Isso é considerado bulimia ? Pq hoje fico muito tempo sem vomitar, pois como muito bem na maioria das vezes, não é como antes.

  12. Olá não sei se preciso de ajuda mas estou cansada de comer e vomitar pois me sinto mal, fraca , com muita dor de cabeça, eu comecei a vomita a tanto tempo que nem lembro mais mas não sou Magela tenho corpo esbelto. Eu não trabalho nem estudo sou dona de casa, não tenho filhos e nada para me ocupar por isso como o dia enterro e falo que não vou vomitar mas acabo de comer e vou no banheiro. Não aguento mais eu tento para mas o medo é ficar fora é mais forte do que eu.

  13. Na verdade não é bem assim.
    EU sofro com a bulimia desde 2015, mas meu corpo não absorve 54% nunca!
    EU como cerca de 6000 calorias em cada episódio e. Não engordo. Eu emagreço
    Vejo tudo o q comi sair.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×