Café Faz Mal Para Gastrite?

atualizado em

Em qualquer lugar, fica fácil a gente encontrar alguém que goste de saborear um cafezinho, seja no café da manhã, seja durante o lanche da tarde, seja depois de uma refeição com o almoço ou o jantar.

Para alguns, o atrativo é o sabor da bebida, enquanto outros a utilizam para ficar mais despertos e acordados. Mas será que é todo mundo que pode consumir a bebida sem maiores preocupações?

Ela não é prejudicial para quem tem problemas no estômago? É verdade que o café faz mal para gastrite? Vamos analisar isso a partir de agora!

Mas antes – o que é a gastrite?

Antes de entendermos se o café faz mal para gastrite ou não, precisamos saber do que se trata essa condição.

A doença em questão pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobater pylori.

  Continua Depois da Publicidade  

Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam por causar danos à parede do estômago.

A condição pode aparecer em uma versão aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer consultas e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem o paciente se queixar de algum dos sintomas associados à gastrite.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto a tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

  Continua Depois da Publicidade  

E então, o café faz mal para gastrite? 

O café faz mal para gastrite porque geralmente agrava os sintomas da doença e, em alguns casos, até mesmo o café descafeinado pode provocar dores. O café é ácido por natureza e pode aumentar a sensação de queimação.

Tanto o café regular quanto o descafeinado entram na lista de bebidas que devem ser limitadas ou evitadas por quem tem gastrite, sempre de acordo com a recomendação do médico, obviamente.

Médicos alertam que o café não é indicado para quem tem gastrite por conter cafeína e por ser uma bebida ácida. A cafeína pode desencadear uma irritação no estômago e a acidez do café também faz com que ele irrite o órgão já infectado por conta da doença.

Isso não torna o café descafeinado bom para quem tem gastrite, porque ainda que ele tenha uma quantidade mínima de cafeína – de 3 mg a 11 mg a cada xícara com aproximadamente 230 ml da bebida -, e qualquer teor da substância pode provocar essa irritação.

Mas não é somente isso: o café descafeinado contém tanta acidez quanto o café regular, fator que, como acabamos de aprender, também contribui para o fato de que o café faz mal para gastrite.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o costume de beber muito café pode aumentar a vulnerabilidade à bactéria H. pylori, que é uma das causas mais comuns para a doença.

O que essa bactéria causa dentro do nosso organismo é o enfraquecimento do revestimento do estômago; ela ainda permite que os ácidos gástricos irritem a estrutura com maior facilidade, segundo explicou a página.

Por sua vez, o Centro Médico da Universidade de Maryland explicou que o café é uma das substâncias que causam irritação ao estômago e que estão associadas ao desenvolvimento de um quadro de gastrite.

O centro recomenda ainda evitar o consumo em longo prazo de café como uma alternativa para se prevenir contra a doença e aponta tanto o café com cafeína quanto o descafeinado como produtos que podem irritar o revestimento do estômago ou aumentar a produção de ácido, e devem deixar de ser tomados durante o tratamento para a condição.

O que acontece é que o café ativa a produção de ácido estomacal, que resulta justamente na irritação do revestimento do estômago. Uma gastrite não tratada também pode evoluir para um quadro de úlceras gástricas.

  Continua Depois da Publicidade  

Converse com o médico responsável pelo seu tratamento

Saber que o café faz mal para gastrite é importante, entretanto, para quem já foi diagnosticado com a condição, conversar com o médico a respeito do consumo da bebida é fundamental.

Isso porque cada pessoa possui um quadro da doença com características diferentes, o que pode exigir mudanças específicas na alimentação. Assim, se você sabe que tem gastrite, converse com o seu médico sobre o limite de café que pode consumir uma vez ou outra e/ou pergunte a ele se precisa abandonar a bebida de uma vez por todas.

Mais do que isso, questione-o a respeito de como toda a sua dieta deve ser daqui para a frente e tire todas as dúvidas que tiver em relação à sua alimentação para que nenhum erro seja cometido durante o seu tratamento e ele ocorra da melhor maneira possível.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que o café faz mal para gastrite mesmo? Tem costume de tomá-lo muitas vezes durante o dia? Sente sintomas da condição? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

9 comentários em “Café Faz Mal Para Gastrite?”

  1. Estou em tratamento pois tenho esofagite,sai restrições em alimentos por isso procure obter Boas informações.

    Responder
  2. Estou em crise já há algum tempo, não sei mais o que fazer. Faço a dieta, já era magra agora estou mais. Gosto de tomar café com leite pela manhã e não posso?☹️

    Responder
    • Olá , tenho tomado( Chá de Espinheira Santa) é ótimo praticamente sumiu a gastrite … Vc pode comprar nas casas de Ervas …. abraço

      Responder
  3. Dr. Juliano Pimentel diz que o café é ótimo para tomar de manhã, inclusive para quem faz jejum até 12h, pois não possui calorias e não estimula o estômago a trabalhar. Basta tomá-lo sem adicionar açúcar, adoçante etc.

    Responder
  4. Gosto de saber sobre a saúde e também conhecer para se cuidar então o que a pessoa troca o café por outro alimento ?

    Responder
  5. Gastrite é falta de ácido no estômago e nao excesso tomar antiacido só piora o problema.Eu tomo uma doze de cachaça com suco de dois limões à noite e adeus gastrite.sofri desde mal por 40 anos e fui enganado pelos médicos.café fritura ou qualquer outro alimento não faz mal.quando sua acidez estomacal está deficiente tudo faz mal até água da azia.equilibrou a acidez você poderá comer de tudo com equilíbrio e claro.

    Responder