Calistenia (Calisthenics) – O Que é, Benefícios, Exercícios e Dicas

As academias estão disponibilizando uma diversidade de opções para você não encontrar desculpas para se manter parado. As aulas ministradas podem agradar diversos gostos, desde pessoas que sentem prazer em praticar exercícios físicos, até aquelas que se sentem obrigadas a se movimentarem para terem uma qualidade de vida superior. A popularidade do mundo fitness também se ampliou devido ao crescimento do uso de redes sociais, o que influenciou diversas pessoas a se apaixonarem pela vida saudável.

É exatamente dessa paixão pela atividade física que diversas pessoas aderiram a prática de Calistenia, também conhecida como Calisthenics (nome original em inglês). Os exercícios são muito praticados internacionalmente e diversas personalidades da mídia também vêm adotando o hábito e propagando seus benefícios. A partir de agora você entenderá o que é o Calistenia (Calisthenics), como ela funciona e quais os benefícios que ela pode oferecer para sua vida, quem sabe você não gosta e “sai por ai” praticando. No final do artigo há um tutorial com vários videos ensinando como realizar os exercícios calistênicos.

O que é?

A Calistenia (Calisthenics) nada mais é que a prática de exercícios físicos utilizando apenas o peso do próprio corpo para testar a sua resistência e adquirir músculos. Não pense que essa pode ser uma tarefa fácil, ou que você está livre daqueles pesinhos. Essa metodologia era utilizada com soldados que estavam em guerra e precisavam de alternativas para manter o corpo condicionado para as possíveis adversidades. O objetivo da Calistenia (Calisthenics) é preparar você para se tornar apto a fazer levantamento de peso a partir de seu próprio corpo.

Benefícios da ginástica calistênica

O treinamento de Calistenia (Calisthenics) é adequado para promover o crescimento de massa muscular magra, auxilia no aumento de sua força, promove uma melhor mobilidade, flexibilidade, agilidade e a resistência já descrita.

Não há desculpas para você adiar o início da prática de Calistenia (Calisthenics), já que não é exigido qualquer instrumento ou um lugar pré-determinado. Você pode se exercitar em qualquer lugar e em qualquer circunstância.

Ele favorece ao desenvolvimento e evolução de sua coordenação motora.

Se você deseja o crescimento de massa magra, mas também objetiva reduzir o percentual de gordura, a prática de exercícios cardiovasculares antes ou após o treinamento de Calistenia (Calisthenics) pode intensificar a queima de calorias, já que contribuirá para seu metabolismo se manter ativo.

Não pense que apenas a associação entre exercícios cardiovasculares e o treinamento de Calistenia (Calisthenics) é que contribui para a perda de peso, muito pelo contrario, intensifica. É importante ressaltar que esse treinamento sozinho pode contribuir de forma superior, se comparado aos exercícios cardiovasculares para sua perda de peso.

Esse treinamento pode contribuir para o aumento da frequência dos batimentos cardíacos.

Você não poderá utilizar a desculpa de que não tem tempo para se exercitar, já que o tempo pode ser utilizado como ferramenta para tornar o treino ainda mais eficiente. Reserve um pequeno período de sua rotina para você se manter mais saudável e em forma.

Exercícios da ginástica calistênica

Abaixo você poderá conhecer os 4 principais exercícios de Calistenia (Calisthenics). É importante que você se permita iniciar com paciência, não tente realizar todos os movimentos e com alta intensidade. A perfeição requer dedicação e tempo de prática, assim, você ganhará a excelência apenas gradativamente. Não pense que por serem poucos, esses exercícios podem se tornar desestimulantes, é importante que você adeque-os ao seu atual condicionamento, e então identifique sua evolução.

Exercícios calistênicos mais comuns para treinamento de membros superiores

– Flexões – Flexões são ideais para a construção de músculos no peito, ombros e tríceps, além de auxiliar a adquirir estabilidade e resistência muscular.

– Barra – Os exercícios feitos na barra podem exigir condicionamento de suas costas, bíceps e aderência, e são um grande teste de força de membros superiores.

Exercícios calistênicos mais comuns para treinamento de membros inferiores

– Agachamentos – Os agachamentos com os pés alinhados com os ombros podem ser eficientes para o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores. . É indicado que você agache e empurre o quadril para trás e os joelhos para fora, é importante que você agache até seu limite mais baixo, em seguida, ficar para trás novamente. Os agachamentos são muito indicados para você fortalecer suas pernas, principalmente por que você pode realizar diversas variações com posicionamentos diferentes dos pés, assim exigindo particularmente de um grupo muscular, principalmente do quadríceps.

– Abdominais – Esses exercícios são os favoritos de quem deseja ter aquele abdômen definido. Não é difícil conhecermos diferentes formas de exercitar os músculos contidos nessa região corporal.

Você pode adequar sua rotina à prática de Calistenics quatro vezes por semana. Recomenda-se destinar 2 treinos semanais para os membros superiores e 2 treinos para membros inferiores. É fundamental que você respeite o tempo adequado para que seus músculos se recuperem da fadiga resultante do treino anterior, é exatamente por isso que esse programa é indicado, para preservar seu corpo e garantir o crescimento de massa magra muscular saudável.

Dicas

– É fundamental que você reconheça a intensidade dos exercícios e avalie se é compatível com o seu condicionamento ou não. Evite forçar seu corpo a executar movimentos que podem comprometer a sua postura e saúde.

– Beba bastante água durante a prática de Calistenia (Calisthenics), assim você manterá seu corpo hidratado e assim permanecerá mais disposto para seu treino.

– Pratique a Calistenia (Calisthenics) em grupo, pode se tornar ainda mais agradável se for feito com desafios e compartilhamento de ideias.

– Não se esqueça de conciliar exercícios cardiovasculares com o Calisthenics, assim, seu corpo poderá se manter mais saudável e reagirá melhor às adversidades externas.

– Você pode utilizar velocidade e instrumentos para obter diferentes resultados com os exercícios de Calistenia.

– Beba bastante água para se manter hidratado, pois os exercícios mesmo utilizando apenas seu corpo como peso, pode proporcionar intensa perda de líquidos e sais minerais.

– Busque adequar os exercícios a circuitos, eles podem ser estimulantes e podem melhorar ainda mais seu condicionamento físico.

– Reserve uma dosagem de disciplina e paciência, pois assim poderá reconhecer que o ganho gradativo de condicionamento poderá proporcionar a realização de movimentos avançados que você tanto deseja.

– Mantenha uma alimentação regular, uma dieta adequada pode oferecer melhor suporte para você praticar o Calisthenics e ainda obter seus objetivos corporais.

Tutorial em video com exercícios calistênicos:

O que você achou da Calistenia? Se animou para fazer os exercícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Denisson Menezes Souza

    Excelente informações fiquei muito interessado e agradecido

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*