Mamão cortado e inteiro

Calorias do Mamão – Tipos, Porções e Dicas

O mamão é uma fruta do mamoeiro, árvore que produz o ano inteiro em terras nacionais, embora a safra principal no país dure entre maio e outubro. Veja abaixo as calorias do mamão em cada tipo, em diferentes quantidades e formas de consumo, e veja como melhor usá-lo na sua dieta para manter ou perder peso.

Publicidade

Principais Tipos de Mamão no Brasil

A cor amarela é sinal de que o fruto está maduro, repleto de sabor doce e suave. Em termos práticos, as terras do Brasil favorecem o cultivo de diversas formas diferentes, tais como: Mamão-da-índia, mamão-da-baía, papaia, mamão-macho, mamão-fêmea e mamão formosa. Na média geral, cem gramas se equivalem em 50 calorias, embora este valor possa mudar de acordo com os tipos e tamanhos.

Valor Nutritivo do Mamão Papaia

Mamão papaia está entre os mais populares no consumo brasileiro. Preferência nacional, fruta conhecida por ser nutritiva, em principal por causa do complexo B, ou das vitaminas A e C. Cálcio, ferro e fósforo são suas grandes fontes de sais minerais. Não se pode ignorar ainda que o fruto vindo do México é rico em papaína, enzima que ajuda na digestão.

Calorias do Mamão Papaia Médio

Brasileiros apreciam consumir uma metade do fruto de tamanho médio, em principal na hora do café-da-manhã ou no lanche da tarde. Para esta porção há 62 calorias. Ao comer o dobro, ou seja, um mamão papaia médio inteiro, dobra o valor calórico.

Calorias Mamão Papaia Pequeno e Grande

Nos dias de hoje não é difícil encontrar diversos tamanhos de mamão papaia na feira. Ao considerar a unidade pequena se pode afirmar que existem 108 calorias, ou 54 calorias à metade. Por outro lado, os valores para o mamão papaia grande aumentam em níveis consideráveis por unidade: 212 calorias (ou 106 calorias à metade).

Calorias do Mamão Papaia em Cubos

Cortar mamão em cubos pode ser uma ótima dica para se alimentar do fruto todos os dias, tendo maior controle à dieta alimentar. Ao comprar a maior e mais suculenta fruta da feira é possível fragmentar em até vinte unidades. Desta forma, cada quadrado vai ter 11 calorias, aproximadamente.

Cuidados com Mamão Congelado

Mamão congelado deve ficar bem fechado no compartimento, além de ser tratado adequadamente antes de armazenado na temperatura recomendada (-18 ° C / 0 ° F). De forma geral, os fabricantes de frutas congeladas aplicam composto químico, tal como o ácido ascórbico, que evita as enzimas do fruto de continuarem a amadurecer, conforme indica a Universidade do Novo México. Para congelar de maneira caseira basta não adicionar adoçantes e assim obter o mínimo de calorias.

Calorias do Mamão-da-Índia

Interessante notar que o mamão-da-índia pequeno tem 39 calorias, valor menor na comparação com o tipo papaia de tamanho semelhante. Ao comparar metade de um fruto com tamanho médio, se pode dizer que existe 55 calorias, ou seja, 7 calorias a menos do que o tipo papaia.

Calorias do Mamão Formosa

A fatia grande do mamão formosa tem 130 calorias, um dos maiores índices calóricos entre os principais tipos de mamões consumidos no Brasil. Necessário ter cuidado com o pedaço. Fatia média tem 77 calorias e a pequena acarreta 45 calorias. Uma colher de sopa com o fruto picado possui 18 calorias.

Escolher o Mamão para Consumo

Para escolher um bom mamão o segredo está na atenção à tonalidade e textura. Necessário colocar a mão no fruto para sentir a consistência, além de notar o tom amarelado, típico da fruta quando madura e pronta ao consumo. Para experimentar uma unidade rica em sabor o melhor é comprar no local em que a fruta foi plantada.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Dicas de Receitas com Mamão Papaia

  1. Salada verde com papaia representa excelente dica para um prato light. A combinação faz sucesso na Tailândia. Leveza do doce junto com pimenta, alho, alface e tomate pode ser refrescante para o almoço ou jantar.
  2. Pão de papaia faz sucesso nos principais países da Europa. Interessante notar que modo de preparo é parecido com o pão de banana. Para enriquecer o prato é bom usar nozes e temperos.
  3. Baunilha, açúcar (ou adoçante), leite e mamão papaia são itens que formam a receita de um delicioso milk-shake.
  4. Sorvete de mamão papaia faz sucesso no mundo inteiro. Pode ser ideal para adicionar um toque doce e refrescante ao paladar nos dias quentes do ano. Importante colocar também suco de limão, água e açúcar (ou adoçante) antes de levar para congelar.

Passo a passo para Comer Mamão Sem Engordar

  1. Melhor maneira de consumir mamão sem engordar é a crua. Após lavar a fruta coloque na geladeira. Pode ser colocada tanto inteira como cortada. Ao cortar, procurar fechar bem o compartimento.
  2. Retirar a fruta fria da geladeira e cortar pela metade, com faca ou colher.
  3. Tirar as sementes. Para ter a certeza da retirada completa é preciso lavar também a parte de dentro.
  4. Dica Especial! Cortar um limão e adicionar o suco à papaia. Especialistas indicam que a fruta cítrica melhora o sabor natural do mamão.
  5. Retirar a polpa com uso de colher. Mamão papaia pode ser consumido de maneira direta da fruta ou em um prato.

5 Dicas para Consumir Mamão Sem Engordar

  1. Evitar consumir mamão junto com açúcar.
  2. Congelar alguns cubos não apenas para economizar como também para comer pequenas unidades por dia.
  3. Procurar consumir o mamão na forma pura.
  4. Optar por mamão-da-índia por causa da menor quantidade de calorias.
  5. Não abusar no mamão formosa.

Você gostar de fazer uso do mamão na sua dieta de emagrecer? Tem receitas de mamão com poucas calorias para compartilhar? Deixe seu comentário abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*