Casca de banana

Casca de Banana no Rosto Melhora a Pele Mesmo?

A banana é uma fruta que serve como fonte de componentes importantes para o nosso organismo funcionar corretamente, como fibras, potássio, vitamina B6, vitamina B12 vitamina C e antioxidantes.

Além disso, o alimento já foi associado a benefícios como auxiliar a saúde do coração e a saúde do sistema digestivo.

Estamos bem acostumados a comer a parte interior da banana sozinha, ou acompanhada de aveia ou iogurte, por exemplo, e aproveitá-la em diversas receitas de salada de frutas, vitaminas, bolos, tortas, cupcakes, sorvetes, mousses, geleias e até mesmo brigadeiros.

Mas quando você come o alimento, o que faz com a sua casca? Joga fora na lata de lixo? Saiba que muitas pessoas acreditam que utilizar a casca de banana no rosto pode ter suas utilidades para a saúde da pele. No entanto, será que isso é verdade?

Quais são os efeitos da casca de banana no rosto? 

Acredita-se que o potássio e os antioxidantes que habitam o interior da casca de banana sejam capazes de diminuir a visibilidade de cicatrizes no rosto. O Alternative Home Remedies alegou que a aplicação da casca da banana no rosto também pode ajudar a diminuir a irritação, o inchaço e a inflamação da pele.

O livro Today’s Herbal Health: An Essential Reference Guide (A Saúde Fitoterápica de Hoje: um Guia Essencial de Referência, tradução livre), de autoria de Lousie Tenney, afirma que as cascas de banana também são compostas por ácidos graxos essenciais que fazem bem para a pele.

Elas podem ser eficientes para auxiliar o tratamento de problemas na pele como eczema, psoríase e verrugas, indicou artigo do mestre em fisiologia do exercício Joe King.

Ainda conforme escreveu o articulista, o National Skin Care Institute informou que quando é aplicada a casca da banana no rosto diretamente na superfície da verruga, ela pode ajudar a combater o problema dentro de um período que vai de uma a 12 semanas.

Outro artigo informou que o ato de esfregar a casca de banana em cima de uma mordida ou picada grande (que pode acontecer no rosto) pode auxiliar a amenizar a coceira no local.

Por sua vez, alguns profissionais afirmam que as cascas de banana podem ser utilizadas para auxiliar o tratamento da acne, ainda que não tenha sido clinicamente provado que elas são realmente eficientes neste sentido.

Acredita-se que o antioxidante luteína e o carotenoide presentes na casca da fruta, associados à diminuição da inflamação, é que estejam por trás desse efeito. Além disso, os nutrientes zinco, ferro, manganês, vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E presentes na pele da banana podem acalmar a pele inflamada e diminuir os surtos de acne.

Como passar a casca de banana no rosto

Como a casca de banana pode ser passada no rosto para ajudar a lidar com os casos de cicatrizes indesejáveis e de acne, respectivamente?

Antes de passar o passo a passo, precisamos lembrar de algo importante: antes de utilizar a casca de banana no rosto para auxiliar o tratamento de qualquer problema de pele mencionado (ou não) acima, você deve consultar um dermatologista para saber se a casca da banana realmente pode te ajudar e que não te prejudicará de alguma maneira.

Pois bem, começando com a questão da cicatriz, primeiro a pessoa deve descascar uma banana, comê-la ou guardá-la, e separar uma tira da casca. Então, deve dobrá-la de dentro para fora de modo que a sua camada interior branca fique exposta.

O passo seguinte consiste em escolher a cicatriz que deseja amenizar e esfregar a parte de dentro da casca da banana para frente e para trás na cicatriz para permitir que a pele ao redor receba os nutrientes da casca. É necessário deixar que a umidade da casca seque na pele da cicatriz.

Depois, a pessoa precisa umedecer um paninho de algodão com água morna e esfregá-lo na cicatriz para remover qualquer excesso da polpa da banana que tenha ficado na pele. É recomendado utilizar a casca de banana diariamente para diminuir de maneira visível a aparência da cicatriz.

Já no caso da acne, antes de usar a casca de banana no rosto, a pessoa deve higienizá-lo com produto próprio para limpá-lo que seja leve e enxaguá-lo com água fria.

Após isso, a pele deve ser secada por meio de palmadinhas leves com uma toalha macia e limpa. A pele não deve ser esfregada ou friccionada de maneira muito forte porque isso pode inflamar a pele e piorar a acne.

Depois, a pessoa deve escolher uma banana madura (amarela com pontos pretos), evitando as que ainda estejam verdes e as que estejam muito maduras (pretas e engorduradas), o que facilita na hora de passar a casca na pele. O próximo passo é descascar a banana e cortar um pedaço da casca.

Então, é só esfregar ou massagear com o pedaço da casca de banana na pele durante 10 minutos. Uma dica é checar a casca a cada poucos minutos para verificar se ela continua branca – caso ela esteja preta é necessário trocar por outro pedaço de casca, que esteja com o interior branco, e continuar o procedimento.

Depois, a pessoa deve deixar que a sua pele descanse antes de enxaguar o rosto novamente com a água fria. Isso serve para que a pele absorva os nutrientes da casca de banana.

Recomenda-se esperar até o final do dia para lavar a pele. Nos casos em que isso não for possível, a pessoa deve esfregar a casca de banana antes de ir dormir, passar a noite com os resíduos da pele da fruta no rosto e enxaguá-lo somente na manhã seguinte.

Você já tinha ouvido falar desta técnica de passar a casca de banana no rosto ou em outro pontos da pele? Tem curiosidade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*