Centella asiatica

Centella Asiatica Emagrece? Para Que Serve?

A Centella Asiatica é uma erva muito usada no oriente e que tem começado a ganhar espaço no ocidente. Pessoas famosas começaram a usá-la para o emagrecimento, e isso despertou o interesse de outras pessoas. Mas afinal, a Centella Asiatica emagrece? Para que serve essa erva? Continue lendo para descobrir.

Publicidade

Propriedades – Para Que Serve?

  • Benefícios ao cérebro:

A Centella Asiatica pode proteger o cérebro dos danos causados por exposição a alumínio, segundo um estudo publicado na revista Neurological Sciences. Ela também pode ajudar com a memória, e diminuir os níveis de alumínio. Ela mostra o potencial de proteger o cérebro de disfunções cognitivas e danos aos nervos causados pelo alumínio.

  • Prevenção do câncer:

A Centella Asiatica pode ajudar a prevenir o câncer de pele causado por exposição a raios UV. A erva modula a atividade de certas células e pode combater o efeito causado por raios ultravioleta.

  • Previne o envelhecimento da pele:

A Centella Asiatica age como um tônico da pele se aplicado topicamente. Ela promove a produção de colágeno, cuja falta na pele causa rugas e marcas de expressão, portanto pode ajudar a melhorar a saúde e a aparência da pele.

  • Combate celulite:

A celulite é um dos grandes problemas que as pessoas enfrentam, principalmente nas pernas. A Centella Asiatica ajuda ao agir como um diurético, aumentando a circulação de sangue e reduzindo as inflamações que possam estar presentes.

  • Cura feridas e queimaduras:

A Centella Asiatica tem um efeito antiviral, antibacteriano e anti-inflamatório. Ela pode ser usada em queimaduras na pele e dermatites. Ela pode ser usada em cortes e feridas, pois aumenta a circulação de sangue na área afetada, aumentando a quantidade de fibroblastos, que sintetizam colágeno e diminui as chances de cicatrizes e outras marcas na pele.

  • Saúde do fígado:

O extrato de Centella Asiatica pode impedir e curar danos ao fígado. O extrato também pode melhorar a função hepática.

  • Antiansiedade:

Em um estudo com animais, a Centella Asiatica se mostrou útil para diminuir comportamentos ligados à ansiedade. Ela também mostrou potencial para diminuir a quantidade de hormônios do estresse circulando no corpo.

Mas a Centella Asiatica emagrece?

A Centella Asiatica mostrou a propriedade de ajudar a emagrecer em um estudo com animais, e muitas de suas propriedades podem explicar esse efeito de emagrecimento.

Primeiramente, ela age como um diurético, fazendo com que os líquidos retidos no seu corpo naturalmente ou pelo excesso do consumo de sal sejam eliminados. Muitas pessoas se surpreendem com quanto de seu peso era composto por líquidos quando usam um diurético. Além disso, o efeito diurético também ajuda a eliminar toxinas do seu corpo, e isso também pode ser uma grande ajuda para emagrecer, já que dependendo do nível de toxicidade do seu corpo, isso pode atrapalhar o emagrecimento.

Outro grande trunfo para afirmar que a Centella Asiatica emagrece é seu efeito anti-inflamatório. Pequenas inflamações no interior de seu corpo que nem chegam a se mostrar exteriormente, podem colocar seu corpo sob grande estresse. Um corpo estressado precisa se esforçar muito mais para perder peso, já que tanto o cortisol, hormônio do estresse, quanto a insulina liberada no corpo devido à presença desse hormônio podem fazer com que você armazene mais gordura ao invés de usá-la como energia.

Além disso, a erva também pode ajudar a controlar a ansiedade, um fator que interfere muito no emagrecimento, e que impede muitas pessoas de emagrecer. A maioria das pessoas busca algum tipo de alimento doce ou gorduroso quando se sente estressada, e isso não só atrapalha a perda de peso, como pode também te fazer engordar ainda mais.

Quando se une esses benefícios, além do potencial de tonificação da pele, a Centella Asiatica se torna um suplemento que pode ajudar na sua dieta, seja para ajudar a começar ou para te ajudar a sair de um platô.

Efeitos Colaterais

A Centella Asiatica não mostra ser tóxica nas doses recomendadas. Apesar disso, não é recomendado que ela seja usada continuamente por mais de seis semanas. Se desejar continuar usando a erva depois desse período, faça uma pausa de duas semanas antes de recomeçar.

Alguns dos efeitos colaterais notados com o uso da Centella Asiatica são irritação e erupções na pele, alergia, dor de cabeça, náusea, irritação no estômago, tontura, e sonolência, quando usada em excesso. Em estudos com animais, a Centella Asiatica aumentou níveis de açúcar no sangue e colesterol, portanto diabéticos e pessoas com colesterol alto devem consultar um médico antes de tomar a erva.

O uso continuado da Centella Asiatica pode impedir a gravidez em mulheres e até causar aborto. Não se sabe se ela oferece algum risco durante a lactação, portanto mulheres grávidas e amamentando não devem tomar a erva.

A Centella Asiatica também não deve ser usada antes ou após cirurgias, nem ser tomada ao mesmo tempo que medicamentos que causem sono, já que esse é um de seus efeitos, e isso pode causar sonolência excessiva.

A Centella Asiatica emagrece realmente, e pode ser uma boa alternativa desde que suas doses sejam controladas. Devido a seu efeito diurético, tome muita água quando fizer o uso da erva, para não correr o risco de desidratação.

Devido à restrição de seu tempo de uso, o melhor momento para tomá-la na sua dieta pode ser no início, para te ajudar a começar com o pé direito, ou quando você atingir um platô e precisar de uma pequena ajuda para continuar seguindo seu caminho para emagrecer.

Seja qual for o caso, use com prudência e você terá um trunfo nas mãos, não apenas para o emagrecimento, mas para muitas outras questões de saúde, também.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tomou esta erva? Acredita que a Centella Asiática emagrece mesmo? Como foram seus resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (65 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Nilton Feliciano de Barros

    Não testei ainda a centelha asiática,tomei conhecimento agora.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*