Folha de manga

Chá de Folha de Manga Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Com uma folhagem sempre verde, a mangueira é uma árvore de porte médio a alto, que pode chegar a atingir os 30 metros, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Quando falamos da mangueira, é normal que lembremos logo lembra da sua fruta, a manga. No entanto, vamos falar mais abaixo a respeito de outra parte dessa árvore – suas folhas – e conhecer alguns dos efeitos associados ao chá de folha de manga. Vamos nessa?

O chá de folha de manga emagrece? 

Não encontramos informações a respeito de pesquisas que indicam ou nos levam a crer que o chá de folha de manga emagrece ou auxilia o processo de perda de peso.

Entretanto, se pensarmos que um chá consumido não adoçado possui bem menos calorias e açúcar do que bebidas como refrigerantes, sucos artificiais, milkshakes e cafés cremosos, podemos concluir que a sua ingestão ocasional no lugar dessas bebidas pode ser benéfica para o emagrecimento.

Mas antes de começar a tomar o chá de folha de manga, vale a pena verificar com o médico se a bebida não pode fazer mal para você, se não possui contraindicações ou efeitos colaterais e se não pode interagir com algum tipo de medicamento ou suplemento que você esteja utilizando.

Vale a pena lembrar também que nenhuma bebida pode provocar a perda de peso magicamente, ainda que algumas até possam contribuir.

Se você deseja emagrecer, o ideal é que siga uma dieta controlada, equilibrada, saudável, nutritiva, sem exageros e que forneça na medida certa os nutrientes e a energia que o seu organismo necessita para funcionar, nem muito mais e nem muito menos. Para descobrir qual programa alimentar funciona para você e não traz problemas para a sua saúde, conte com a ajuda de um bom nutricionista.

Outra tática que pode colaborar nesse sentido é a prática de exercícios físicos com frequência, que ajuda a maximizar a queima de calorias. Também vale a pena ter o acompanhamento na hora de fazer os treinos para garantir que eles sejam eficientes e seguros.

Para que serve – Benefícios associados do chá de folha de manga

– Ação antioxidante

O chá de folha de manga é dotado de ação antioxidante. Conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland, os antioxidantes bloqueiam parte dos danos provocados pelos chamados radicais livres, substâncias prejudicais ao organismo que atacam o DNA.

O acúmulo de radicais livres ao longo do tempo pode contribuir com o envelhecimento precoce e com o desenvolvimento de problemas de saúde como doença no coração, câncer e artrite, completou a instituição.

– Fonte de vitaminas 

As folhas de manga utilizadas na preparação do chá são ricas em nutrientes como vitamina A, vitamina B e vitamina C.

Entretanto, caso você sofra com a deficiência de alguma dessas vitaminas, consulte o seu médico antes de utilizar o chá de folha de manga para auxiliar o tratamento da condição.

– Usos medicinais

O chá de folha de manga pode ser utilizado para auxiliar o tratamento de problemas de saúde como quadros de febre, gengivite, estomatite, problemas gastrointestinais e verminose.

Porém, antes de sair tomando a bebida para ajudar esses casos, é fundamental consultar o médico para se certificar de que o chá realmente pode contribuir e que não trará nenhum tipo de prejuízo para a saúde. Ainda não existem pesquisas conclusivas com relação aos benefícios citados acima.

E nada de colocar exclusivamente a ingestão da bebida no lugar do tratamento para lidar com esses problemas, pois isso pode causar prejuízos graves para a sua saúde. Seja prudente e sempre escute e obedeça as orientações do médico que acompanha o seu caso.

Como fazer chá de folha de manga

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de mangueira.

Modo de preparo:

Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver; Desligar o fogo quando o ponto da fervura for atingido, adicionar as folhas secas de mangueira, tampar a panela e deixar abafar durante aproximadamente 10 minutos. Após, servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Segundo a publicação, um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que as folhas de manga que você utilizar no preparo do chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicas, estejam bem limpas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de manga? Pretende experimentá-lo para provar seus benefícios e conferir se emagrece mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*