Publicidade

 

Chá de hibisco

Chá de Hibisco – Efeitos Colaterais e Contraindicações

O chá de hibisco é conhecido como uma bebida que traz diversos benefícios como ação antioxidante, auxílio ao tratamento de hipertensão e ansiedade, alívio da pressão arterial alta e do colesterol alto, proteção ao fígado, ação anti-inflamatória e antibacteriana, alívio de dores menstruais e auxílio a digestão.

Publicidade

O chá ainda é considerado um auxiliar do emagrecimento por inibir a enzima amilase, responsável por transformar o amido em açúcar. Acredita-se que o consumo do chá de hibisco depois das refeições ajuda a diminuir a absorção de carboidratos.

Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology (Jornal de Etnofarmacologia, tradução livre) da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia indicou que o chá de hibisco reduz o processo de maturação de células que armazenam gordura.

Com a diminuição do processo, também ocorre a redução das chances de acúmulo de gorduras no abdômen e nos quadris. Acredita-se que os antioxidantes flavonoides antocianina e quercetina estejam por trás desse efeito.

O outro lado do chá de hibisco 

Entretanto, como o título já deve ter adiantado, vamos conhecer em que situações o chá de hibisco faz mal. Isso porque apesar de trazer benefícios à saúde e boa forma, ele não é adequado a todas as pessoas e situações.

Contraindicações do chá de hibisco 

A bebida não deve ser ingerida por mulheres gestantes ou que estejam em processo de amamentação de seus bebês. Pesquisas mostraram que o chá de hibisco pode causar interferências na estrutura dos genes dos bebês.

O chá de hibisco possui hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que estão associados ao câncer e malformações congênitas. Também existem evidências de que o hibisco pode gerar a menstruação em mulheres grávidas, o que pode resultar em abortos.

Publicidade

Quem sofre com a pressão baixa e usa remédios para tratar o problema também deve ficar longe do chá de hibisco, já que uma de suas ações é justamente a de diminuir a pressão arterial. A bebida também não é recomendada para quem toma medicamentos para lidar com a hipertensão.

Interações com medicamentos

Outra contraindicação refere-se às pessoas que fazem uso de acetaminofeno (paracetamol). Isso porque tomar o chá ou outra bebida preparada à base de hibisco faz com que a substância seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.

Ao ser consumido em conjunto com agentes antivirais, o hibisco pode trazer um efeito viciante. Ele ainda pode alterar a eficácia de medicamentos antimaláricos.

Além disso, em relação aos remédios anti-inflamatórios, existe a orientação de esperar pelo menos duas horas após ingerir o medicamento para tomar o chá de hibisco, como forma de evitar que ocorram efeitos colaterais.

Efeitos colaterais do chá de hibisco 

O consumo em excesso do chá de hibisco pode ter como resultado a desidratação. Isso porque a bebida possui efeito diurético, ou seja, aumenta a eliminação de líquido corporal por meio da urina.

Publicidade

Enquanto ao ser ingerido com moderação, o chá pode contribuir com o combate ao inchaço proveniente da retenção de líquido, ao ser ingerido em excesso ele pode gerar a perda excessiva de água, assim como de eletrólitos.

Eletrólitos são nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo, compostos por minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio. É justamente a ausência desses componentes que causa a desidratação.

Diminuição dos níveis de açúcar no sangue

Por trazer um efeito de diminuição dos níveis de açúcar no sangue, pessoas diagnosticadas com diabetes que já fazem um tratamento para controlar as taxas de glicose correm o risco de sofrer com uma redução excessiva desses níveis, ocasionando a chamada hipoglicemia.

É importante saber que o organismo necessita de uma quantidade determinada de açúcar para funcionar e que níveis baixos de glicose no sangue podem trazer problemas como confusão mental, comportamento anormal, dificuldade para executar atividades simples e rotineiras, palpitações, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva, formigamento ao redor da boca, convulsão, perda de consciência e até mesmo o coma.

Por causar esse efeito de diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o consumo de hibisco pode tornar o controle das taxas de glicose mais complicado durante e depois da realização de procedimentos cirúrgicos.

Assim, recomenda-se deixar de ingerir o chá pelo menos duas semanas antes da realização de uma cirurgia, sempre seguindo as orientações do médico responsável pela operação, obviamente.

Riscos de doenças no coração 

De acordo com o Centro Bastyr de Saúde Natural, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, existe a possibilidade de que o hibisco abra e expanda os vasos sanguíneos, algo que pode ter como consequência o aparecimento de doenças no coração.

Impacto ao foco e concentração

Conforme informou o Healthy Eating SFgate, o chá de hibisco pode prejudicar o foco e a concentração. Portanto, recomenda-se que a bebida seja evitada em momentos em que for necessário realizar atividades que exigem alerta total como dirigir veículos ou operar máquinas.

Mais algumas palavras de precaução 

O chá de hibisco não é o salvador da pátria nem o vilão da saúde. Ele simplesmente é apropriado para algumas pessoas e contraindicado para outras. Assim, para consumi-lo com segurança e certo de que a bebida não fará mal, consulte antes o seu médico de confiança, principalmente se você tiver uma doença ou condição de saúde ou fizer uso de qualquer tipo de medicamento.

Fontes adicionais:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tinha ouvido falar que o chá de hibisco faz mal para algumas pessoas? Encontra-se dentro desse grupo de contraindicações? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (106 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

28 comentários

  1. Gilma Maria Pereira Amaral lins

    ola meu é gilma eu tive câncer de mama fiz cirurgia e foi retida as duas mamas eu faço tratamento faz um ano que fiz a cirurgia eu tomo homônimo eu vou tomar por cinco anos e estou acima do meu peço eu posso tomar o cha hibisco por favor eu preciso saber obrigada

  2. Eu fiz transplante de rim eu posso tomar chá de hibisco na verdade eu já estou tomando quero saber se pode fazer mal???

    • Olá Mirta eu vi sua pergunta sobre o chá de hibisco e me interessei na resposta . Porque eu tbm sou transplantada e gostaria de tomar o chá.
      Você sabe se pode tomar?

  3. Dacidalva de Moraes Herzeg

    Por quanto tempo seguido posso tomar chá de hibisco? E ,quantas xícaras diárias?

  4. José de Castro Rocha

    Tenho 62 anos, não tenho pressão alta, nem diabetes e faço exercícios quase todos os dias. Ao tomar chá de hibisco a mais, senti-me tonto quando fazia exercícios. Realmente é bom tomar em pequenas quantidades e não tão forte. Atualmente, uso um pouco misturado ao suco verde, de vez em quando.

  5. Mas se ajuda na hipertensão por que nao toma lo ? Estou quinze quilos acima e estou com minha glicemia 120, pré diabética…tomo medicamentos pressão arterial por favor, preciso saber. Posso tomar?

    • A bebida traz benefícios para a hipertensão, mas se o seu médico já o receitou medicamentos para o tratamento da condição, é aconselhável evitar o chá de hibisco em decorrência do risco de interações medicamentosas. Para melhores informações, é imprescindível que fale com o seu próprio médico.

  6. Eu ja tive câncer de colo de útero já no 3 sit ms fiz a cirurgia a 17 anos será q posso tomar o chá de hibisco? Quero tomar já até comprei ms tenho medo

  7. quero diminuir peso ,tomando capsula de hibisco vou conseguir

  8. Olá, tenho 66 anos e faz uma semana e meia que fiz cateterismo, pois tive um infarto a um mês atrás. Gostaria de saber se posso tomar chá de “HIBISCO”, tenho pressão alta, e quero emagrecer, tenho inchaço do pé. Por favor, gostaria de saber com urgência, pois estou acima do peso. Por favor me respondam

    • A bebida traz benefícios para a hipertensão, mas se o seu médico já o receitou medicamentos para o tratamento da condição, é aconselhável evitar o chá de hibisco em decorrência do risco de interações medicamentosas. Para melhores informações, é imprescindível que fale com o seu próprio médico.

  9. Olá tomei o chá e fiquei sem dormir só rolava na cama e por causa do chá por favor me responda obrigada

  10. MARILENE ARAUJO MARINHO

    EU TOMO MEDICAMENTOS PARA A PRESSAO ALTA. TOMO CEDO E A NOITE POSSO TOMAR EESE CHA DE HIBISCO. TENHO DIABETE TAMBENM E TOMO MEDICAMENTO TAMBEM. METFORMINA DE 500.E AI POSSO TOMAR.

  11. Gostaria de saber se o chá de hibiscos e contra indicado para pessoas com hipotireoidismo ?

  12. Ola estou começando hj , e gostaria de saber se o hibisco corta o efeito do anticoncepcional e se ele desregula a menstruação…

  13. Comecei a tomar o chá de hibisco e fiquei encantada pq estava emagrecendo. Mas do nada parei de menstruar! Suspendi o uso do chá e minha menstruação normalizou. Acredito que o chá de hibisco interfira no equilíbrio hormonal de forma prejudicial!

  14. Li algo a respeito de quem toma anticoncepcional não pode tomar o chá de hibisco. É verdade ou mito?

  15. ELIANA MARIA MARTINS

    Oi ,eu tomo o chá de hibisco já faz 2 anos mais ou menos, me cinto bem! Mais eu tomo calmante .Faz mal ? Eu tomo o chá, mais tomo muita água . Conseguiu emagrecer.Mesmo assim eu tomo ele de vez enquanto

  16. boa tarde tenho 53 anos e tenho um pouco de peso venho perguntar se posso tomar este chá visto que já o tomei e tive que deixar devido a uma das minhas pernas incharem será do chá? tomo medicamentos para depressão e AVC devo tomar este chá me ajudem por favor muito obrigada

  17. não entendi uma coisa, se ele faz mal para quem tem pressão baixa pq então faz mal para quem faz tratamento para hipertensão? são dois problemas diferenciados.

  18. Olá, tomei o chá de ibisco pela primeira vez (100ml pela manhã / 100ml a tarde / 100ml à noite) só um dia, e então parei e não continuei a tomar mais; porque quando foi mais tarde por volta da 23 horas, sentir um empacho da garganta ao estómago. E já esta com doi dias, mas continuo sentino o mesmo enpacho no estomago. Então eu pergunto: Será que foi mesmo efeito colateral do chá? Será que alguem pode mim ajudar, se souber algo a respeito desse efeito do chá de ibisco? Necescito muito de uma resposta concreta a respeito desse assunto; pois estou acima do meu peso normal e pretendo emagrecer, pois não mim sinto bem em ser gordo. Gostaria muito de usar esse chá, mas estou preocupado que venha acontecer o mesmo efeito colateral (empachamento estomacal).

  19. Ola eu me chamo severino sou portador de Cardiopatia Compensada,em 2006, fiz dois cateterismos e uma angioplastia com
    implante de dois histentes, e ja tomo o chà de hibisco á uns tres meses e tem me ajudado muito,com intervalos regulares,pois tomo os seguintes medicamentos .sustrate/concord/clopim/espinolaquitona/somaugim cardium.evcitando o acumulo de substancias nossivas ao cistema renal.gostaria que comentacem,Obrigado.

  20. Queria saber se o cha de hibisco corta o efeito do anticoncepcinal?eu tomando esse cha corro o risco de engravida?assisti um vídeo onde uma nutricionista disse que o chá corta o efeito da pílula fiquei preocupada..

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×