Publicidade

 

Colágeno hidrolisado

Colágeno Hidrolisado Emagrece?

Considerado a proteína mais abundante em todo o corpo humano, o colágeno representa aproximadamente 30% da quantidade total desse nutriente encontrado no organismo. Essa estrutura forte e dura está presente nos ossos, tendões, ligamentos e tecido conjuntivo e atua ajudando a pele em relação a sua firmeza, flexibilidade e na renovação de suas células. Mas não é só isso: o colágeno também é fundamental para a elasticidade da pele.

Publicidade

Com o passar do tempo, a partir dos 40 anos de idade, a produção de colágeno feita naturalmente pelo corpo reduz, o que diminui também a integridade da estrutura da pele e pode trazer flacidez, formação de rugas e linhas e enfraquecimento da cartilagem nas articulações.

Quando isso acontece, a saída pode ser ingerir alimentos e utilizar produtos que sejam fonte de colágeno. Um deles é o colágeno hidrolisado, um componente formado por pequenos aminoácidos que estimulam a produção de mais colágeno no organismo.

Esse produto é feito da cartilagem ou ossos de animais marinhos ou bovinos, que depois de serem triturados, moídos, desengordurados, mergulhados em ácido para perder o seu teor de cálcio e desintegrar colágeno e desidratado, dão origem aos pequenos aminoácidos acima citados, que podem ser encontrados em forma de suplemento alimentar em cápsulas ou tabletes. O colágeno hidrolisado em seu formato em pó ainda pode ser usado para dar origem à gelatina.

Mas será que o colágeno hidrolisado emagrece? E para quais outros fins podemos usar essa substância?

Colágeno hidrolisado emagrece?

Uma das promessas dos fabricantes de produtos de perda de peso feitos à base de colágeno é que ele promove o crescimento da massa muscular magra – vale lembrar que quanto maior for o percentual de músculos no corpo de uma pessoa, maior será a quantidade de calorias que ela queimará – e a eliminação de gordura corporal.

E uma pesquisa realizada pelo Escritório de Pesquisa de Produtos da Essentially Yours Industries Corp. com 50 participantes, que foi mencionada pelo site Nutrition Advisor, verificou que a ingestão de uma colher de sopa de colágeno hidrolisado diariamente resultou na diminuição de cerca de 4,5 kg no decorrer de três meses. Durante o período, essas pessoas não foram estimuladas a praticar atividades físicas.

Então, a conclusão desse experimento indica que o colágeno hidrolisado emagrece de verdade? Infelizmente, não. Para ter certeza quanto a esse potencial do produto, é necessário esperar por maiores evidências e estudos científicos, especialmente porque a Essentially Yours Industries Corp., que é responsável pelo trabalho, é justamente a produtora do colágeno hidrolisado utilizado na pesquisa.

Publicidade

Além disso, é preciso ter atenção quanto à promessa que o colágeno hidrolisado traz o crescimento muscular. Em primeiro lugar porque para ganhar músculos, é essencial se dedicar a treinamentos de fortalecimento e ingerir uma dieta específica. E em segundo porque apesar dessa proteína trazer elasticidade à pele e fortalecer o tecido conjuntivo, ainda não existem evidências que o produto seja capaz de construir músculos.

Por outro lado, existe um fator que mostra que se a substância não foi comprovada como a responsável pelo emagrecimento, ela pode ao menos contribuir com esse processo. Isso porque o colágeno hidrolisado promove a sensação de saciedade no organismo. Tal efeito causa a redução do apetite, o controle no tamanho das porções das refeições, diminuição na ingestão de calorias e, por consequência, a redução do peso corporal.

Entretanto, é sempre importante lembrar que por mais que exista a possibilidade do produto dar uma forcinha na hora de emagrecer, o que garante mesmo a perda de peso ainda é a combinação entre dieta saudável e equilibrada e prática regular de atividades físicas. De acordo com a maioria das pesquisas já feitas até hoje, não é correto afirmar que colágeno hidrolisado emagrece, isso seria um exagero.

Outros benefícios

Confira abaixo quais os outros possíveis benefícios associados ao uso do colágeno hidrolisado:

  • Alívio dos sintomas da artrite;
  • Tonificação e engrossamento da pele;
  • Fortalecimento das artérias;
  • Auxílio à reconstrução de órgãos como coração, próstata, pulmões, rins e vasos sanguíneos;
  • Engrossamento de unhas e cabelos;
  • Ajuda à reconstrução das articulações;
  • Aumento de energia;
  • Colaboração no tratamento de doenças crônicas como osteoporose, pressão arterial alta, enfraquecimento da bexiga, fadiga crônica, respiração fraca, doenças autoimunes, problemas na pele e decomposição de unhas;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide;
  • Melhoria da saúde dos cabelos;
  • Aceleração na recuperação de lesões causados por esportes ou pela prática de atividades físicas.

É importante ressaltar que em alguns dos casos citados acima, apesar de existirem declarações quanto aos benefícios trazidos pelo colágeno hidrolisado, ainda não há embasamento científico comprovando as vantagens. Por isso, principalmente nos casos de tratamento de problemas mais graves de saúde, não deixe de consultar o seu médico de confiança antes de começar a utilizar o produto para curar ou aliviar os sintomas de alguma condição.

É importante o acompanhamento médico no uso de essa ou qualquer outro suplemento para garantir a dosagem certa e verificar se o uso não pode causar nenhum efeito ou sintoma indesejado.

Efeitos colaterais e cuidados 

Os efeitos colaterais que podem ser causados pelo consumo do colágeno hidrolisado são reações alérgicas, gosto desagradável na boca, azia, sensação de peso no estômago e inchaço. Quando aplicado topicamente, ou seja, diretamente no corpo sem que seja ingerido, o produto pode trazer dermatite.

Como não existem evidências científicas que comprovem a segurança do colágeno hidrolisado durante a gravidez e processo de amamentação de bebês, é ideal que as mulheres evitem a substância nessa fase, com exceção dos casos em que há a autorização e recomendação do médico, obviamente.

Por ser feito a partir dos ossos e cartilagens de animais bovinos ou marinhos, o produto não entra na dieta de quem sofre com alergia a mariscos ou moluscos ou segue uma alimentação vegetariana. Além disso, existe a preocupação em relação a problemas de saúde trazidos pelo gado, como a doença da vaca louca, por isso, sempre vale prestar atenção em relação ao produtos de origem bovina que são comprados e consumidos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que utilize essa suplementação e afirme que o colágeno hidrolisado emagrece? Tem vontade de utilizá-lo também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×