Colágeno hidrolizado

Colágeno Hidrolisado Funciona Mesmo?

O colágeno é uma das proteínas presentes no organismo que promovem uma pele saudável. Ele é usado em diversos tratamentos estéticos, inclusive em cirurgias plásticas para remoção de rugas e marcas relacionadas ao envelhecimento na pele.

Hoje em dia, é possível aumentar a quantidade de colágeno no organismo através de suplementos. O colágeno hidrolisado em cápsulas, por exemplo, pode ser usado para melhorar a saúde da pele. No entanto, é sempre bom, antes de tomar qualquer tipo de suplemento, conhecer um pouco mais sobre como a substância age no corpo e se ela realmente funciona.

Assim, o nosso objetivo abaixo é mostrar se o colágeno hidrolisado funciona mesmo e dar dicas da melhor maneira de consumir este suplemento.

Colágeno hidrolisado – O Que é

O colágeno hidrolisado é produzido através de ossos e cartilagem de animais. Esses restos animais são moídos e através de um processo químico que utiliza ácido clorídrico ocorre a remoção do cálcio e hidróxido de sódio para desidratar o material através de uma reação de hidrólise.

Além de poder ser usado como suplemento dietético, o colágeno hidrolisado já é encontrado em alguns alimentos, como principal componente da gelatina, por exemplo, e como um revestimento para cápsulas de diversos tipos de medicamentos.

Além da saúde da pele, o colágeno hidrolisado desempenha um papel importante na saúde das unhas e dos cabelos. É natural que, conforme envelhecemos, o colágeno naturalmente presente na pele comece a se degradar, o que é notado através do surgimento de rugas e do ressecamento da pele, principalmente na região da face e do pescoço, onde a pele é mais fina.

Assim, ingerir colágeno hidrolisado em forma de suplementos pode ajudar a eliminar esses problemas e deixar a pele jovem e saudável por mais tempo.

Principais benefícios

O colágeno compõe cerca de 75% da nossa pele. Ao longo do tempo, é normal que o organismo diminua a produção dessa proteína. Por isso que tantas pessoas buscam a suplementação, para evitar os efeitos negativos da redução de colágeno na pele. Os principais benefícios do colágeno no organismo incluem:

  • Melhoria da saúde da pele;
  • Cabelo saudável;
  • Unhas mais fortes;
  • Melhoria da saúde das articulações;
  • Influência positiva na cicatrização e processos inflamatórios;
  • Reconstrução de músculos e aumento da massa muscular;
  • Perda de peso.

Embora algumas pessoas indiquem que o uso de colágeno pode aumentar a massa muscular e ajudar na perda de peso, tais constatações não são comprovadas cientificamente.

Colágeno em cápsulas ou em pó?

O colágeno hidrolisado pode ser disponibilizado para consumo de duas maneiras: em cápsulas ou em pó. São suplementos vendidos sem receita e que devem incluir informações sobre dosagem recomendada em seu rótulo. Os fabricantes de colágeno em geral costumam indicar uma dose diária de 10 gramas de colágeno hidrolisado.

– Colágeno hidrolisado em cápsulas

As cápsulas ou comprimidos de colágeno hidrolisado são encontrados em farmácias e em algumas lojas de produtos naturais. O colágeno em cápsulas deve ser tomado com um pouco de água e sua absorção pelo organismo demora um pouco mais do que a versão em pó, mas acaba se tornando mais prático se você pretende tomar o suplemento fora de casa.

– Colágeno hidrolisado em pó

O colágeno hidrolisado em pó também é facilmente encontrado em lojas que vendem produtos naturais. Por ser em pó, essa forma de colágeno é mais rapidamente absorvida pelo organismo. Além disso, ela pode ser misturada com outros alimentos para ingestão. Por exemplo, é possível adicionar o colágeno em pó em sucos, shakes, smoothies e até mesmo em receitas como caldos e sopas.

Colágeno hidrolisado funciona mesmo?

O colágeno hidrolisado nada mais é do que uma proteína formada por junção de diversos aminoácidos. Os aminoácidos podem ser obtidos de várias fontes alimentícias como carnes, peixes, produtos lácteos, entre outros. Esses aminoácidos obtidos da dieta podem ser reorganizados para formar outras proteínas, que podem servir para diversas funções no organismo, incluindo a produção de colágeno.

O que os especialistas querem dizer é que qualquer fonte de proteína, sendo colágeno ou não, são processadas da mesma maneira pelas enzimas do nosso metabolismo. Assim, não há como tomar um suplemento e esperar que ele atue em um tecido específico do organismo como a pele, por exemplo.

Dessa forma, não existe uma prova na literatura científica, de que os aminoácidos presentes no colágeno hidrolisado ingerido pelo organismo realmente vão se organizar para aumentar especificamente a produção de colágeno no corpo. Ao usar o suplemento diariamente, as chances de que isso ocorram aumentam. Mas não há nenhuma garantia de que todo o colágeno consumido será realmente transformado em colágeno.

Assim, embora existam diversos estudos clínicos sobre os potenciais benefícios do uso de colágeno hidrolisado, essas pesquisas ainda não têm uma quantidade significativa de publicações. Portanto, não podemos afirmar que o colágeno hidrolisado funciona pois cientificamente isso ainda não há provas concretas de que isso ocorre devido à suplementação. Porém, existem muitos indícios de que a substância funciona e que pode ser usada sem riscos à saúde.

Até agora, só existem estudos que testam o colágeno a curto prazo. O uso a longo prazo de suplementos de colágeno hidrolisado ainda não foi bem estudado. Assim, mais pesquisas no setor precisam ser feitas para ter certeza sobre os benefícios do uso do produto. Desta forma, o mais indicado é que você só use esse tipo de suplemento sob orientação médica.

Apesar de precisar de mais pesquisas na área, o uso de colágeno na forma de suplementos parece ser totalmente seguro e não há interações medicamentosas relatadas até o momento.

Veredicto

Os suplementos de colágeno hidrolisado sugerem bons resultados nos estudos científicos até então realizados. Porém, não há como afirmar que tais benefícios se devem apenas à suplementação ou se têm a ver com hábitos ou com a dieta adotada pelos participantes das pesquisas.

Assim, apesar dos resultados positivos, ainda há uma grande controvérsia entre os cientistas se o colágeno hidrolisado funciona ou não.

Dicas

Você pode usar os suplementos de colágeno hidrolisado na sua dieta, desde que esteja em equilíbrio com uma dieta saudável. Além disso, como a eficácia do suplemento não é totalmente comprovada, é interessante consultar um profissional da saúde para orientar sobre os potenciais benefícios ou não da suplementação com colágeno hidrolisado.

Uma alternativa é ingerir boas fontes de proteína através da dieta, através de alimentos naturais ou até mesmo de gelatina, que é rica em colágeno.

Além disso, existem outra formas de se manter jovem e saudável. Uma dela é diminuir a ingestão de açúcar e produtos com muito sódio, por exemplo. Também é importante ter uma rotina de exercícios e uma dieta bem equilibrada com diversos nutrientes que nosso corpo necessita.

Você conhece alguém que utilize o suplemento e afirme que o colágeno hidrolizado funciona? Tem curiosidade de experimentar suas utilidades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*