Publicidade

 

Comendo nozes

Coma Este Alimento Calórico ao Menos 1 Vez por Semana para Emagrecer

Um alimento rico em calorias pode ser fundamental para manter o peso sob controle: as pessoas que comem mais nozes têm menos probabilidades de se tornarem obesas ou com excesso de peso, segundo um estudo publicado no European Journal of Nutrition.

Publicidade

No estudo, os pesquisadores avaliaram as dietas de mais de 373.000 adultos de 10 países europeus, e depois os seguiram por cinco anos para notar como seu peso havia mudado.

Em média, os participantes ganharam cerca de 2 kg ao longo do período de cinco anos. Mas aqueles que comeram mais nozes por dia – mais de 6 gramas, com uma média de cerca de 12 gramas por dia – ganharam significativamente menos peso do que aqueles que não comiam nenhuma noz.

Na verdade, para cada 15 gramas adicionais de nozes por dia, eles experimentaram uma redução de 2,5% no aumento de peso corporal, disseram os pesquisadores.

Além disso, aqueles que comiam pelo menos 6 gramas de nozes por dia eram 5% menos propensos a ficarem com excesso de peso ou obesos quando o estudo terminou.

Os resultados observados ao analisar o consumo absoluto de nozes eram bastante pequenos, mas tornaram-se mais visíveis ao observar a frequência com que as pessoas as comeram. Aquelas que comiam nozes pelo menos uma vez por semana tiveram um aumento de peso corporal 10% menor, descobriu o estudo.

A ligação entre menor ganho de peso e o consumo de nozes persistiu mesmo depois que os pesquisadores ajustaram a qualidade da dieta – ou seja, não significa que os consumidores de nozes comeram dietas melhores em geral, mas que parece haver algo específico sobre o consumo de nozes que ajuda a evitar o ganho de peso.

Então, como as nozes podem ser “protetoras da sua cintura”? Parece contraintuitivo, uma vez que elas são um lanche bastante calórico. Cada porção de 28 gramas de nozes, por exemplo, contém 180 calorias.

Mas elas podem ajudar a manter o seu peso saudável por alguns motivos: primeiro, a combinação de fibras e proteínas pode ajudar a mantê-lo satisfeito por mais tempo. O teor de proteínas e gorduras insaturadas também pode ajudá-lo a queimar mais calorias em repouso, dizem os pesquisadores.

Portanto, não tenha medo de adicionar esses lanchinhos calóricos à sua dieta: apenas controle as porções antecipadamente para garantir que você não esteja ingerindo mais do que pensa. Se você não for cuidadoso, você pode comer facilmente mais do que uma porção.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você costuma consumir algum tipo de nozes em sua dieta regularmente? Pretende inserir agora, ao menos uma vez por semana, para manter o peso em dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×