Como acabar com a barriga: 11 dicas

atualizado em

Você anda insatisfeito com o tamanho da sua barriga e quer se livrar dela, seja por questões estéticas ou de saúde? Confira aqui como acabar com a barriga aplicando 11 dicas simples, que podem te ajudar no dia a dia.

1. Faça treino HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade)

HIIT
O HIIT é um método bastante interessante para quem quer acabar com a barriga

O Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) é uma estratégia de treinamento que pode ser tão efetiva quanto, ou melhor, que os treinos moderados de longa duração.

O método consiste em intercalar períodos de treino muito intenso, nos quais sua frequência cardíaca trabalha próximo à capacidade máxima, em torno de 80%, com períodos de treinamento mais leve (ou de repouso), que você tem uma diminuição de sua frequência cardíaca. 

Uma vantagem desta estratégia é que você pode fazer treinos mais curtos, em torno de 15 minutos, ao invés de ficar 40 a 60 minutos fazendo uma caminhada ou outro exercício aeróbico com intensidade moderada. Veja um artigo comparando as duas modalidades de treino

Este método de treino é bastante interessante para quem quer acabar com a barriga, pois ele gera um efeito chamado “consumo excessivo de oxigênio pós-exercício” ou EPOC. Isso quer dizer que no processo de recuperação após o exercício, seu corpo gasta mais oxigênio e, por isso, queima mais calorias, mesmo estando em repouso.

  Continua Depois da Publicidade  

Como o HIIT exige bastante do coração, dos pulmões e das articulações, é fundamental fazer uma check-up médico antes, para saber se seu organismo está preparado para este tipo de atividade. 

Caso não esteja, não se preocupe. Você pode continuar com os treinos moderados de longa duração, que também são efetivos para acabar com a gordura acumulada na barriga, basta ter constância nos treinos.

Mesmo para aquelas pessoas que estão aptas para fazer o HIIT, o ideal é intercalar essa técnica de treino com dias de exercícios aeróbicos leves a moderados, para que o seu corpo possa se recuperar do esforço do treino HIIT anterior, que é muito desgastante.

2. Tenha paciência

Para acabar com a barriga, você precisa de dedicação e de tempo. A maior parte das pessoas não têm sucesso, porque buscam ter resultados muito rápidos e acabam se frustrando. É impossível perder peso do dia para a noite!

  Continua Depois da Publicidade  

Se você estiver eliminando de 0,5 a 1,0 kg por semana, não ache que é pouco. Na verdade, essa taxa é considerada saudável e segura. Nos 3 a 4 primeiros meses em que estiver treinando e fazendo dieta para perda de peso, é normal o peso reduzir mais rápido. 

Depois desta primeira fase, é possível que seu peso estabilize por um tempo e seja mais difícil de perder gordura em alguns locais, principalmente na barriga. Neste momento, é preciso ter constância e paciência, pois seu organismo logo processará essa gordura final. 

Pode ser que você precise fazer alguns sacrifícios a mais, como reduzir um pouco a quantidade de carboidrato ingerido e aumentar a frequência de exercícios aeróbicos, para ajudar no déficit calórico. Esses são pequenos ajustes que um/uma nutricionista pode fazer para você, considerando suas particularidades e objetivos. Veja algumas ideias de como fazer uma dieta cutting, aquela para perder gordura

3. Seja positivo e otimista

Gordura na barriga
A jornada é longa, então não desanime ao não obter resultados rápidos

Pode não parecer uma coisa importante, mas ser positivo realmente pode te ajudar a acabar com a barriga. Manter pensamentos positivos te ajuda a se manter no foco. 

Quem quer perder barriga deve estar preparado(a) para uma jornada longa, repleta de altos e baixos. Saiba que em algumas semanas, você eliminará mais peso do que em outras. Em algumas semanas, você seguirá a dieta certinha, em outras, vai acabar exagerando em alguns momentos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Essas variações são normais e fazem parte do processo. O que determinará seu sucesso é a perseverança. Mas para perseverar, é preciso combater os pensamentos negativos, pois eles te conduzem para a desistência do plano e do objetivo inicialmente traçados.

Perder uma quantidade significativa de peso é difícil. Desistir, por conta de pensamentos negativos, resultará em perda nenhuma. É também importante se atentar para possíveis sinais de depressão, ansiedade ou de transtornos alimentares, pois algumas pessoas podem ter um grande sofrimento emocional ligado às questões do físico, que precisam ser tratadas por profissionais qualificados, como psicólogos e psiquiatras. Não deixe sua saúde mental de lado.

4. Encontre a motivação

Quando você possui uma motivação interna, você se sente mais estimulado(a) a realizar mudanças e mantê-las por um longo prazo. Para acabar com a barriga, você precisa ter uma motivação que te mova todos os dias em direção a esse objetivo. 

Pense nas transformações que a perda de peso e da barriga trarão para a sua vida. Pode ser que isso te deixe mais confiante no trabalho, entre seus familiares, ou então, confortável para frequentar determinados locais, vestir determinadas roupas. A motivação é individual e é preciso identificá-la, pois ela será fundamental em sua trajetória. 

5. Escolha os melhores alimentos para acabar com a barriga

Dependendo da fase em que você está no processo de emagrecimento, pode ser difícil ter os mesmos resultados de quando você começou. De repente, só falta eliminar a gordura acumulada na barriga, o que acabou se tornando um enorme desafio. 

  Continua Depois da Publicidade  

Se esse for o seu caso, dê uma olhada nas escolhas de alimentos que tem feito no dia a dia. Pode ser que com algumas substituições, você consiga sair desse efeito platô e voltar a ter resultados.

Por exemplo, você pode trocar o pão francês pelo integral, o leite integral pelo desnatado, a carne vermelha pelo peito de frango e os caldos industrializados pelos temperos naturais. Sempre leia os rótulos das embalagens, compare e faça a escolha mais saudável e menos calórica possível. 

6. Fuja dos refinados e escolha os integrais

O pão branco é um dos alimentos mais comuns na mesa de café da manhã do brasileiro. De fato, é um alimento muito saboroso e popular.

Porém, quando comparado ao pão integral, o branco possui menos fibras e nutrientes. Com relação à quantidade de calorias, não há muita diferença. 

Se você for consumir pão integral industrializado, aquele vendido nos mercados, se atente ao rótulo da embalagem, pois alguns não têm a farinha de trigo integral como primeiro ingrediente. 

Entretanto, o ideal é optar pelo pão integral caseiro, pois demanda menos processamento e adição de substâncias conservantes. 

Deixe seu pão ainda mais nutritivo, recheando-o com ovo ou outra fonte de proteína e gordura saudável, para começar o dia com uma refeição completa e nutritiva. 

Veja algumas orientações da nossa nutricionista sobre o pão branco e integral e como consumi-lo da maneira certa: 

7. Óleo de peixe diariamente

O óleo de peixe é facilmente encontrado em cápsulas, onde concentram os benefícios do ômega-3, que é uma gordura extremamente saudável.

Você deve saber que o ômega-3 auxilia na redução dos triglicerídeos no sangue, diminuindo os riscos de doenças cardíacas e inflamatórias. Mas recentemente, alguns resultados apontaram para um provável efeito do óleo de peixe no emagrecimento. 

Há indícios de que o consumo diário de óleo de peixe ajuda a inibir o apetite e a promover a queima de gordura acumulada nos tecidos do corpo. Sendo assim, o óleo de peixe pode ser uma estratégia a mais no seu plano para acabar com a barriga.

8. Contrate um personal trainer

Se você tiver a possibilidade de contratar um personal trainer, é recomendado que faça isso. Este profissional tem o conhecimento e a experiência que você provavelmente não tem, pois se exercitar vai muito além de ter uma ficha de treino. 

O personal trainer, por meio de uma avaliação, saberá te indicar os melhores exercícios para a sua necessidade e objetivo e, mais importante, te ensinará a desenvolvê-los com a técnica correta, para que você não se machuque. 

Se você tiver alguma limitação física, o personal trainer também saberá como preservar essa parte do seu corpo, a fim de que você não sofra com lesões. 

Além disso, se você não é do tipo que gosta de praticar atividade física, o personal trainer estará lá para te motivar e incentivar até que você consiga perder a barriga. 

9. Fique longe das tentações

Pode ser muito difícil se manter na dieta, quando você enche a sua despensa de doces, salgadinhos e guloseimas no geral. É mais fácil aderir ao plano alimentar, se você mantiver as tentações longe de você. 

Se você realmente quer acabar a barriga, terá que fazer esse sacrifício: deixar os alimentos calóricos para dias planejados. Isso significa que você não precisa eliminar os doces e os restaurantes de uma vez por todas da sua vida, mas terá que evitá-los na maior parte do tempo. 

Então, deixe para comer o seu doce ou fazer sua refeição no restaurante no seu “dia do lixo”. Ter um dia para comer de forma mais livre, te ajudará a se manter na dieta nos outros dias. 

10. Experimente alimentos saudáveis

Alimentos saudáveis podem ser realmente gostosos, basta usar a criatividade para preparar receitas doces e salgadas muito saborosas. Foi-se o tempo que dieta era sinônimo de comer sempre os mesmos alimentos, como frango e batata doce. 

Ter um cardápio variado e saboroso é uma estratégia válida para te ajudar a acabar com a barriga, pois assim você não se prende à ideia de que somente os alimentos calóricos podem ser prazerosos. 

Para te inspirar, veja uma receita de pudim de chocolate, para você fazer de sobremesa: 

11. Coma devagar

O cérebro leva cerca de 20 minutos para registrar que você está saciado(a). Se você comer muito rápido, provavelmente comerá mais do que é necessário. 

Faça esse teste, na próxima refeição, coloque menos comida no prato do que de costume, mastigue bem os alimentos e coma devagar. Terminado seu prato, provavelmente terá a sensação inicial de que precisa repetir. Não repita, aguarde pelo menos 20 minutos. 

Passados os 20 minutos, avalie se ainda está com fome. É provável que você perceba que a “fome” inicial passou e que não precisa de mais comida. Talvez, esta seja a estratégia-chave para acabar de vez com a barriga. 

Fontes e referências adicionais

Quais dicas de como acabar com a barriga você já segue? Qual pretende começar a praticar? Falta muito para você atingir o seu objetivo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

4 comentários em “Como acabar com a barriga: 11 dicas”

  1. Gente não sei mais o que errado treino de segunda a sexta corro todos os dias 30 minutos na esteira com uma boa velocidade 13.3 e min alimentação 2 ovos pela manhã com 2 pães e vitamina de banana ,almoço feijão arroz frango ou carne ou peixe, a noite 2 pães vitamina de banana por valta das 18h e as 21h 4 claras de ovos , mais nisso tudo minha barriga não consigo perder o corpo tá ficando legal mais a barriga não o que faço

    Responder