Ácido fólico

Como Ácido Fólico Ajuda na Perda de Peso e Saúde

Perda de peso é uma coisa difícil para a maioria das pessoas que querem entrar em forma. Afinal, checar seu peso não é apenas para sua saúde, mas isso também cobre vários aspectos como sua aparência, níveis de confiança e auto estima. Assim, quando se fala em emagrecer, as pessoas estão prontas para tentar qualquer coisa, desde remédios caseiros até métodos cirúrgicos. Perda de peso com ácido fólico é uma coisa que surgiu recentemente e ainda está sob muitas controvérsias.

Ácido Fólico

Ácido fólico é um membro da Vitamina B. Mais especificamente, a vitamina B9 é conhecida como Ácido Fólico. O Ácido Fólico em sua forma mais natural é conhecido como Folato. O ácido fólico é solúvel em água e é vital para as funções metabólicas do corpo. Imperfeições de nascimento em bebês, como da coluna e do cérebro, podem ser prevenidos se a mulher grávida tomar uma boa quantidade suficiente de ácido fólico antes e durante a gravidez. 

Funções do Ácido Fólico:

Abaixo estão algumas funções vitais do ácido fólico, o que automaticamente revela sua importância em nosso corpo.

  • A Vitamina B9 trabalha associada à vitamina B12 e à vitamina C, que ajudam a quebrar, absorver e criar novas proteínas no corpo.
  • É essencial para uma função melhorada das células do corpo e para o crescimento de tecido.
  • Desenvolve novas células vermelhas do sangue e é essencial para a síntese e reparo do DNA.
  • É essencial para o desenvolvimento do tubo neural na gravidez, o que previne má formações no bebê.
  • Estabiliza a pressão arterial e previne derrames.
  • Controla o nível de homocisteína, o principal ingrediente para um ataque cardíaco.
  • É bom para a saúde da pele e do cabelo.
  • É bom para a saúde mental e memória, assim afastando o mal de Alzheimer.
  • Promove a fertilização e aumenta a quantidade de leite materno.
  • Previne todos os sintomas de envelhecimento e desordens como problemas de sono, diminuição da audição, osteoporose e dor nos nervos.
  • Funciona como antidepressivo.
  • É bom para diabéticos, já que controla os níveis de insulina. 

Fontes de Ácido Fólico

Ao invés de tomar os suplementos, é bom saber que alimentos são ricos em ácido fólico e consumi-los da forma mais natural possível. Algumas das fontes ricas em ácido fólico são vegetais de folhas verdes como espinafre, alface, brócolis, feno grego, ervilha e feijão verdes, pão, levedura, peixe, cogumelos, aves e frutas como laranjas, abacaxi, banana, melão, uva, etc. Em caso de deficiência extrema, entretanto, é melhor tomar suplementos.

Algumas sugestões

Uma deficiência de ácido fólico leva a condições anêmicas. Isso reduz a capacidade de carregar oxigênio, frequentemente levando a falta de ar. Você também pode experimentar fadiga e fraqueza durante uma deficiência de ácido fólico. Em casos assim e casos de gravidez, um suplemento externo de ácido fólico geralmente é aconselhável. É importante perceber que a quantidade recomendada de ácido fólico é diferente para crianças e adultos. A quantidade recomendada para crianças é entre 15 e 300 mcg e para adultos é de 400 mcg diariamente. Mulheres grávidas e que estão amamentando requerem 600 mcg e 500 mcg respectivamente.

Sob nenhuma circunstância você deve prescrever um suplemento de ácido fólico a si mesmo. Sempre consulte um médico antes de tomar esses suplementos, já que eles estão em uma posição melhor para analisar e aconselhar a quantidade certa de suplementos.

Como o Ácido Fólico Ajuda a Emagrecer?

Ainda não foi provado que o ácido fólico é essencial para a perda de peso. Assim, antes de começar um programa de perda de peso com ácido fólico é melhor consultar um médico. Ácido fólico sozinho pode não ser responsável pela perda de peso, mas devido a algumas de suas funções essenciais, ele pode ajudar a emagrecer até um ponto. Vamos dar uma olhada a essas funções.

  • Ele aumenta a taxa metabólica do corpo. O metabolismo melhorado ajuda a queimar calorias extras mais rápido.
  • Em caso de consumo reduzido de alimentos, os níveis de glicose caem, e a energia também. Em tal caso, o corpo procura pelas reservas ou gorduras para produzir a energia necessária. Entretanto, as gorduras não podem ser facilmente convertidas em energia como os carboidratos. O Ácido fólico ajuda a quebrar as gorduras em ácidos oleosos e glicerol, que podem ser facilmente convertidos em energia. Assim, o processo de acumulação de gordura desacelera.

Assim, enquanto discutimos a perda de peso com ácido fólico, sabemos agora que o ácido fólico é apenas um nutriente ou suplemento essencial necessário ao corpo. Ele pode ajudar na perda de peso apenas até certo ponto, mas não pode ser inteiramente responsável pela redução de peso.

Além disso, é importante lembrar que uma dose extra de ácido fólico não ajudará a emagrecer. A razão para isso é que o corpo só absorve a quantidade necessária de ácido fólico e qualquer coisa além dessa quantidade é eliminada do corpo. Assim, é sempre melhor consultar um médico antes de tomar um suplemento. O médico irá checar os níveis de deficiência se houver algum, e então sugerirá os suplementos relevantes de acordo com isso.

Você já conheceu alguém que precisasse de suplementação de ácido fólico? Qual foi o motivo para isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,62 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Eu sou portadora de uma hemoglobinopatia, não sou uma doente crônica, porém apresento lguns sintomas da doença entre eles a baixa oxigenação durante exercícios físicos ou extresse. Portanto tenho a necessidade de tomar suplementação de Ácido Fólico para a renovação celular. Mas, não vejo muita diferença.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*