Publicidade

 

Como a Amizade Ajudou 4 Mulheres a Perderem Quase 200 Kg Juntas

Depois de ouvir sobre seu cunhado concorrendo em corridas e maratonas, Arleen Crespo pretendia participar de uma também. Mas pesando 104,3 quilos em seus 1,65 m de altura, a esgotante competição parecia impossível para ela.

Publicidade

“Fazer qualquer atividade física era cansativo”, disse ela.

Arleen, de 33 anos, nem sempre esteve acima do peso. Após o ensino médio, ela se virou para a comida como conforto e tornou-se cada vez maior. Ela nem sabia o quanto pesava.

“Eu nunca quis subir em uma balança”, disse ela.

Depois de se olhar no espelho, Arleen sabia que tinha que mudar. Ela também esperava que ao perder peso, pudesse competir em corridas. Ela se matriculou em uma academia local, em Meriden, Connecticut, nos EUA, onde conheceu um treinador que a ajudou a criar um regime de exercícios e hábitos alimentares saudáveis.

A academia de fato a ajudou a perder 40 kg por ano, mas foi lá também onde ela conheceu outras três mulheres, que a inspiraram e motivaram – e deram a confiança que ela precisava para completar uma maratona.

O quarteto, que perdeu 191,4 kg ao todo enquanto treinavam juntas, correu em equipe em 2016 na Tough Mudder New England no Mount Snow, em Vermont.

Publicidade

“Nós estávamos todos no mesmo caminho da vida”, disse Amy-Jo Reid, de 36 anos, membro do quarteto de amigas com Quasheena Young, 37, e Brooke Steneck, 24.

Em 2014, Amy descobriu que ela provavelmente se tornaria pré-diabética e teria gordura no fígado se não fizesse uma mudança. Então, matriculou-se na mesma academia que Arleen e começou a se exercitar com um treinador, além de fazer as aulas de Zumba e boot camp. Em um ano, ela perdeu 47 kg.

“Eu na verdade não as conhecia antes de fazermos uma das aulas em grupo”, disse Amy.

Depois de se conhecerem em 2014, eles perceberam quão determinadas estavam a perder peso e começaram a se encorajar umas às outras. Elas compartilham receitas saudáveis, e há sempre uma encarregada de ligar para Brooke todas as manhãs para despertá-la para a academia – eles sabem que ela dorme além de seu alarme.

“Se alguém está tendo dificuldade, damos palavras de encorajamento”, disse Amy.

Publicidade

Ao longo de sua amizade, Arleen frequentemente mencionava querer fazer a corrida Tough Mudder. “Eu nem pesquisei muito. Eu disse: “Quanto é isso? Vamos fazer”, disse Quasheena.

Mas quando percebeu o quão intensa era, Quasheena ficou preocupada. Embora tivesse perdido 49 kg, ela não tinha certeza se poderia completar a corrida. Mas suas amigas a mantiveram motivada.

“É uma irmandade”, disse ela. “Uma das melhores coisas que aconteceram desde que me matriculei na academia é que temos umas às outras”.

Brooke – que perdeu cerca de 31,7 kg – realmente precisou de ajuda na competição. Por volta do quinto quilômetro do percurso, ela se machucou no ombro e pensou que tinha deslocado.

“Eu imediatamente comecei a chorar”, disse ela. Mas ela visitou a tenda médica e voltou à corrida no final.

Este ano, Amy e Brooke completaram mais uma competição. Por razões pessoais, Arleen e Quasheena não conseguiram. Mas elas continuam se inspirando e compartilharam seus conselhos para outros que desejam perder peso:

1. Mantenha seus registros

Quando Amy começou a documentar quanto comia de proteína magra, vegetais e frutas, ela perdeu peso. Então, ela atingiu um platô depois de perder 27 kg. Ser capaz de enxergar a própria dieta ajudou a modificá-la e perder peso novamente.

“Eu sempre pensei que eram apenas as calorias que você come”, disse ela. “Mas você precisa se certificar de estar recebendo a porcentagem certa de proteína, gordura e carboidratos”.

2. Não deixe sua mente jogar truques com você

Quando começou a perder peso, Arleen às vezes sentia que era muito difícil. Mas esse era o cérebro dela, não o corpo falando. “Sua mente retém o que seu corpo pode fazer”, disse ela.

Quasheena concorda: “Você diz à sua mente o que fazer e seu corpo vai seguir”, disse ela.

3. Você vale a pena

Ir para a academia cinco ou seis dias por semana parecia um porre, mas quando sua saúde melhorou, Quasheena percebeu que o investimento era importante.

“Com excesso de peso, não me importava o valor”, disse Young. “Você tem que saber que vale a pena ir à academia cinco dias por semana.”

4. Respeite seu corpo

É difícil aproveitar quando você está lesionado, mas Brooke aprendeu que precisava cuidar de seu corpo.

“Respeite seu corpo, alimente-o, descanse-o. Tire o tempo livre que precisar. Só porque você não conseguiu completar um treino, não significa que você falhou”, disse ela.

5. Tenha apoio

Um dia, Quasheena estava praticando jump com Arleen e simplesmente pensou que não poderia fazer mais. Mas Arleen a reanimou, e ela conseguiu terminar. Quando elas correram, ambas sentiram-se desconfortáveis com a água, mas Amy as encorajou.

“Eu não teria conseguido fazer isso sem as minhas meninas ao meu lado”, disse Arleen.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você também tem amigos ou parceiros de academia que podem te ajudar a chegar mais fácil aos seus objetivos? Acredita que isso ajuda mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×