Desejo por doce

Como Comer Doce de Forma Mais Saudável Se Você Não Consegue Viver Sem

Tudo o que sobe deve cair, e isso é especialmente verdade quando se trata do açúcar no sangue. Sim, estamos falando sobre esse temido pico de açúcar – o que inevitavelmente acontece depois de se entregar às doces tentações. Mas, ao que parece, há um truque que pode ajudar a suavizar os picos: simplesmente comer doce junto com alguma proteína.

Por que isso funciona? Normalmente, quando você se permite comer algo com alta carga glicêmica, o açúcar entra na corrente sanguínea e aumenta rapidamente o nível de glicose no sangue, levando a um rápido pico de energia. No entanto, esse pico não dura muito.

“Quando os níveis de açúcar no sangue das pessoas aumentam muito rapidamente, eles acabam caindo muito mais baixos do que anteriormente”, diz Brigid Titgemeier, especialista de medicina funcional. Poucas horas depois, surgem a neblina cerebral (defeitos cognitivos), fadiga e mais desejos por açúcar, pois seu corpo lhe diz que precisa de um outro pico.

Quando a proteína entra na mistura, porém, esse efeito de rebote é menos pronunciado. “A proteína ajuda a diminuir a absorção do açúcar no sangue”, explica Titgemeier. “Isso ajuda a evitar o pico de açúcar no sangue, o que reduz a probabilidade da queda do mesmo, que ocorre como resultado”.

Um estudo de 2017 apoia essa ideia. Pesquisadores da Universidade de Tufts descobriram que um pedaço de pão branco com atum (uma ótima fonte de proteína) levou a um aumento mais lento do açúcar no sangue que o pão branco comido sozinho ou com cereais de aveia (fibra), manteiga (gordura) ou cereal de arroz (mais carboidratos).

Titgemeier também viu isso em sua prática. “Muitos clientes com quem trabalho, especialmente as pessoas sensíveis ao açúcar, dizem que não sentem o mesmo impacto quando comem proteínas antes de comerem açúcar”, diz ela.

Embora a ciência não seja exatamente clara sobre por que a proteína modula a taxa de absorção de açúcar no seu sangue, é sabido que ela geralmente é digerida devagar, o que é fundamental para manter o açúcar no sangue constante.

E, em qualquer caso, certificar-se de que você está recebendo proteína suficiente em sua dieta também é uma ação saudável por outros motivos. Este nutriente é um bloco de construção para os tecidos do seu corpo (incluindo o músculo esquelético), e também desempenha um papel importante na saciedade e na função hormonal, para citar apenas algumas de suas importantes funções.

Então, da próxima vez que o seu desejo por doce se recusa a ser ignorado, considere adicionar alguma proteína para impedir um pico desses.

As opções favoritas de Titgemeier são chips de grão de bico, ovo cozido ou um pequeno punhado de nozes. Eles serão um contrapeso perfeito para esse cookie chamando seu nome – e você vai agradecer a si mesmo mais tarde.

Você sabia que comer uma proteína junto com alguma fonte de açúcar pode impedir o pico de açúcar no sangue? Pretende adotar essa prática agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*