Publicidade

 

dieta para emagrecer

Como a Escolha de Uma Dieta Para Perder Peso Afeta Sua Vida

A perda de peso permanente é mais do que reduzir números na balança e é mais do que somente fazer as suas roupas caberem melhor. Você não pode simplesmente mudar a parte principal da sua vida sem impactar todas as outras também. Uma dieta para perder peso deve mudar não somente a forma que você come os alimentos, mas a forma que você os vê também.

Publicidade

Você irá ver os alimentos não como uma fonte de conforto emocional, mas como uma forma de energizar e renovar o seu corpo. Você verá os alimentos como blocos de construção, não como o centro de uma mesa ou o foco principal de uma confraternização, e assim que você começar a perder peso, você também irá perceber diversas coisas sobre si mesmo. Você irá se sentir melhor mentalmente, emocionalmente e fisicamente.

Você terá uma aparência melhor por causa da sua saúde melhor, a qual irá se apresentar na sua pele, no seu cabelo e nas suas unhas. Você será capaz de fazer mais porque você terá mais energia e estará mais alerta. Uma dieta de perda de peso pode também levar você a fazer outras mudanças na sua vida, talvez ao parar com antigos hábitos ruins, sair de relacionamentos penosos ou perseguir metas que você tinha pensado anteriormente serem inalcançáveis.

A sua dieta para perder peso pode afetar os outros ao seu redor também, incluindo seus amigos e familiares. Você pode servir de inspiração para os outros a se juntarem a você numa alimentação mais saudável ou numa caminhada noturna após a última refeição da noite. Como você provavelmente irá servir como modelo, é importante que você escolha uma dieta para perder peso que seja saudável, uma que lhe dê uma perda de peso razoável, mas que faça isso de uma forma segura e permanente.

Não Existem Alimentos Ruins

No mundo das dietas de perda de peso, a expressão “alimento ruim” não deve ser dita. No momento que você diz essas palavras, o alimento será impregnado com poderes mágicos e, de repente, será a única coisa que você conseguirá pensar. Você irá sonhar com cupcakes que flertam, piscam e sussurram o seu nome, ou com pedaços enormes e pegajosos de pizza de queijo que parecem ser tão bonitos que você conseguirá sentir seu cheiro.

De acordo com vários estudos recentes, aqueles que colocam dias “livres” nas suas dietas perdem cerca de 10% mais peso do que aqueles que ficaram tentando se manter sempre na dieta sem nenhum desvio. A teoria, de acordo com os estudos, é de que a dieta e a privação constante deixam os hormônios da grelina (fome) e da leptina (saciedade) fora de controle, fazendo você se sentir faminto com frequência e incapaz de lidar com os ataques de fome. (Fonte: Amy Capetta)

O controle de porções é uma melhor estratégia para a sua dieta do que tentar eliminar diversos alimentos ou grupos de alimentos inteiros, especialmente aqueles que são realmente necessários ou preferidos. Ao eliminar você irá sofrer dos efeitos colaterais, levando aos ataques de fome que podem ser impossíveis de aguentar ou acabar com o seu metabolismo de uma forma geral.

Publicidade

Todos os anos, uma nova dieta é lançada e tenta eliminar um grupo alimentar para perder peso mais rápido e mais fácil. Os Fat busters tentaram eliminar completamente todas as fontes de gordura da dieta; entretanto, foi descoberto logo cedo que o corpo na verdade precisava de gordura e que existem, na verdade, gorduras boas para se consumir. O mesmo foi tentado com todas as fontes de açúcar, incluindo as frutas, muitos vegetais e outros alimentos, vez ou outra.

Não Existe Alimento ou Grupo Alimentar Perfeito

Da mesma forma que não pode haver um alimento que seja considerado ruim na sua dieta, também não se pode depender de um alimento em especial na sua dieta. Uma dieta deve ter equilíbrio e variedade. Assegure-se de que todos os grupos alimentares foram incluídos, bem como todas as cores do arco-íris. Até mesmo os alimentos que são considerados como bons e saudáveis podem ficar chatos se consumidos da mesma forma o tempo todo.

Por exemplo, o peito de peru assado é uma das melhores fontes de proteína magra; entretanto, se você colocar no forno, assar e então comer semana após semana, você irá se cansar e poderá acabar fazendo um sanduíche no lugar. Lembre-se de que temperar os alimentos, até mesmo os melhores alimentos, com temperos e ervas, não somente muda o sabor sem adicionar calorias, mas também contribuem com as suas propriedades também. Açafrão, por exemplo, o qual é tipicamente adicionado aos pratos com arroz, podem dar uma proteção contra a cegueira causada pelo envelhecimento protegendo os olhos dos danos da luz solar.

Em cada grupo de alimentos que for incluído na sua dieta, existirá uma escolha melhor de alimento e uma pior. Por exemplo, enquanto o peito de peru magro e sem pele é considerado o máximo, a carne escura de peru é rica em gordura e calorias assim como é o frango, o pato, o marreco e o faisão. O peixe, outra fonte saudável de proteína e ômega 3, deve ser selecionado com cuidado porque algumas espécies são consideradas melhores que outras. Além disso, altos níveis de mercúrio em alguns tipos de peixe os tornam potencialmente perigosos, especialmente para gestantes, jovens e idosos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que achou desse artigo? Quer compartilhar conosco outras idéias de dieta para perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×