Publicidade

 

Pão integral

Como Escolher um Pão Realmente Saudável de Acordo com Nutricionistas

O corredor do pão no supermercado pode parecer um mar infinito de opções que vão do tradicional pão francês, ao pão de forma multi grãos e bisnaguinhas de trigo integral. Embora seja claro que nem todo o pão é feito igualmente, pode ser difícil saber como fazer a escolha mais saudável para o seu café da manhã e lanchinhos. “É uma boa idéia municiar-se com algumas informações com antecedência. Dessa forma, você sabe o que procurar e o que termos diferentes realmente significam”, diz Katie Cavuto, RD.

Publicidade

A verdade é que não há necessidade de temer este carboidrato delicioso. O pão pode ser uma opção nutritiva para sua dieta, diz Keri Gans, RDN, CDN, e autor do livro The Small Change Diet. Basta seguir estas 4 regras da próxima vez que você estiver no mercado.

1. Integral é fundamental

Ao escolher o seu pão, sempre opte pela opção de grãos integrais. Produtos de grãos integrais utilizam a totalidade do grão, o que inclui o endosperma, germe e farelo, que fornecem fibras, proteínas, vitaminas e minerais para o seu corpo. As opções refinadas não oferecem todos estes nutrientes, que lhe foram retirados durante o processamento.

Odeia o gosto de trigo integral? Não desanime. “Você basicamente precisa procurar a palavra ‘integral'”. Procure ingredientes como cevada integral, arroz integral, aveia integral ou linho integral para sabores diferentes, mas todos com os mesmos nutrientes.

2. Verifique duas vezes para embalagens que afirmam serem 100% de grãos integrais

Algumas marcas podem rotular seus pães como  de “grãos integrais”, mesmo se apenas 51% dos ingredientes o sejam. É por isso que é importante examinar a embalagem com o selo “100% de grãos integrais”.

E quando se trata de escolher entre pães orgânicos ou convencionais, você pode poupar o seu dinheiro e ignorar a versão orgânica. Não é um fator preponderante quando se trata de pães, ao contrário de frutas e vegetais.

3. Menos ingredientes significam um melhor pão para você

“A ausência de sabores artificiais, corantes e conservantes também é importante”. É recomendável evitar aditivos difíceis de se pronunciar e óleos parcialmente hidrogenados. Tente ler os ingredientes em voz alta. Se você não pode pronunciá-los ou entender o que é depois de uma rápida pesquisa no Google, já sabe que não vale a pena. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos. Evite as marcas que estão lhe fornecendo gorduras trans ou xarope de milho, também.

Publicidade

4. Foque nas fibras

Você já ouviu isso antes e vamos dizer outra vez como a fibra é crucial para a sua dieta. Ela ajuda a te manter saciado, estimula os movimentos intestinais saudáveis e melhora a saúde do intestino. Veja quantos gramas de fibra há por fatia. Idealmente, procure nada menos do que três gramas. A fibra vem do endosperma que é deixado intacto em grãos integrais, como vimos acima. De acordo com a U.S. Dietary Guidelines, você deve obter 25 gramas de fibras por dia, e metade de sua ingestão diária de grãos deve ser de grãos inteiros.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem o costume de comer pães integrais no seu café da manhã ou em lanches durante o dia? Acredita que escolhe as melhores opções do mercado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×