Publicidade

 

Chá de alho

Como Fazer Chá de Alho – Receita e Dicas

Vamos conferir abaixo como fazer chá de alho, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de alho e algumas dicas especiais.

Publicidade

O alho é um alimento consumido de forma constante na culinária brasileira e mundial. Seu sabor forte faz com que ou as pessoas o amem ou o odeiem. Quem ama tem um ingrediente muito versátil em mãos que pode ser incluído nas mais variadas receitas. Pode ser utilizado para tempero de carnes vermelhas, frango, peixes, pode ser utilizado para tempero de molhos, incorporado em batatas para realçar seu sabor, utilizado em sopas e até mesmo preparado como chá.

Sim! O chá de alho pode ser ainda mais benéfico no organismo, sabe por quê? Ao preparar receitas com alho, geralmente ele passa por processos de aquecimento ao ser refogado no azeite, salteado ou assado no forno, e com isso ele perde algumas de suas propriedades naturais. Uma forma de manter o alho com todas suas propriedades é consumindo cru, porém, como muitas pessoas não gostam do sabor do alho cru, a melhor ideia é aprender como fazer chá de alho.

Benefícios do chá de alho: Para que serve?

O chá de alho possui propriedades anti-inflamatórias e antibactericidas, atuando no tratamento de várias doenças como trombose e arterisclerose. Funciona como expectorante, combate colesterol e tem ação antifungicida. Muito indicado para ajudar nos tratamentos contra problemas cardíacos, o alho ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce das células e dos órgãos, e até por isso é um aliado contra o câncer.

A alicina, componente encontrado no alho e responsável pelo cheiro inigualável, pode ajudar a acelerar o metabolismo e combater gordura localizada. Pesquisas na área comprovam que o alho ajuda a inibir o apetite por causa sensação de saciedade.

Para quem sofre de dor de garganta e sintomas de gripe, como tosse e coriza, pode se beneficiar do alho, que tem efeito expectorante e combate febres. Rico em vitamina C e selênio, o chá reduz a pressão arterial e diminui o colesterol ruim do corpo. Ele ainda ajuda a reduzir problemas no intestino, previne doenças e até ajuda a controlar febre.

Por ter efeito antifúngico, o chá de alho ajuda a combater parasitas e tratar infecções. A presença de antioxidantes combate radicais livres que levam a doenças como câncer, Alzheimer e outras relacionadas ao envelhecimento das células. O alho possui muitas e potentes propriedades anti-microbianas. Também exibe atividade antiparasitária, especialmente contra os parasitas intestinais. Ajuda também a tratar doenças respiratórias, portanto, pode-se fazer uso para melhorar a saúde do corpo.

Se você sofre de uma doença autoimune como a artrite reumatoide, aprender como fazer chá de alho pode ajudar a reduzir o inchaço nas articulações e nos tornozelos. A presença do selênio ajuda a desintoxicação do corpo. A ação adstringente ajuda a limpar feridas na pele de forma natural.

Publicidade

Enfim, várias são as vantagens desse alimento, por isso, inclua na sua dieta diária, seja no preparo de alimentos ou no consumo de chá.

Queima de gordura

Assim como outros alimentos, o alho tem ação termogênica. Ele faz com que o corpo gere calor, levando à queima de calorias. O chá de alho acelera uma enzima chamada AMPK, responsável por regular o metabolismo. Esta enzima se encontra em muitas áreas do corpo, e quando ativada, ela queima calorias. Os efeitos emagrecedores do alho funcionam melhor quando consumido cru ou em forma de chá.

Propriedades do alho

O alho é conhecido por ter boas doses de selênio, que ajuda a combater radicais livres, sendo um poderoso antioxidante. Também contém ajoeno, que é importante para reduzir inflamações e evitar coágulos do sangue. A quercetina do alho tem efeito anti-alérgico, as saponinas ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer e os ácidos fenólicos têm ação antibactericida e antiviral. O alho é, portanto, indicado para aumentar a imunidade do corpo.

Como fazer o chá de alho: receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de alho. Aprenda como preparar seu chá de alho para o máximo em benefícios e sabor.

1. Receita de Chá de Alho Simples

Ingredientes:

  • 1 dente de alho;
  • 1 xícara de água ferventem;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Para preparar o chá de alho é muito simples, basta amassar o dente de alho, colocar em uma xícara e acrescentar água fervente. Tampe e deixe abafar por 10 minutos. Adoce com mel e consuma morno a cada 12 horas.

Publicidade

2. Receita de Chá de Alho com Limão

Ingredientes:

  • 30 dentes de alho;
  • 1 litro de água;
  • 3 limões picados.

Modo de preparo:

Leve os dentes de alho descascados ao liquidificador com 1 litro de água e três limões picados e bata tudo. Depois de batido basta levar ao fogo para aquecer e sirva. Pode ser mantido na geladeira e consumido em jejum.

3. Receita de Chá de Alho com Gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de gengibre descascado e picado;
  • 3 dentes de alho com casca;
  • 1 limão taiti cortado em 4 partes (sem sementes);
  • mel a gosto;
  • 2 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

Adicione gengibre e alho na água e deixe ferver. Então adicione o limão, desligue e o esprema com uma colher. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Sirva coado e com mel.

4. Receita de Chá de Alho com Canela

Ingredientes:

  • 3 xícaras de água;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 2 pedaços de canela em pau.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver. Quando começar a ferver coloque o alho amassado e a canela em pau. Deixe ferver por 8 minutos, desligue, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e sirva. O ideal é ingerir antes do café da manhã.

5. Receita de Chá de Alho com Hortelã

Ingredientes:

  • 3 folhas de hortelã;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 3 xícaras de água.

Modo de preparo:

O preparo é basicamente o mesmo da receita acima, apenas lembre-se de, ao invés de adicionar a canela em pau, adicione as folhas de hortelã para ferver junto do alho. Deixe descansar também por 5 minutos. Depois, coa e beba.

6. Receita de Chá de Alho com Cebola

Ingredientes:

  • 1 cebola em pedaços sem casca;
  • 2 dentes de alho amassados sem casca;
  • 1 xícara de água;
  • mel ou açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Ferva a cebola e alho na água até soltar as propriedades. Desligue, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe, adicione mel ou mascavo e sirva. Pode ser consumido três vezes ao dia em temperatura morna.

Como consumir o chá de alho

Se quiser, você pode adicionar também gengibre ralado para potencializar o efeito de aceleração do metabolismo e queima de calorias. A inclusão de gengibre e limão ajuda a disfarçar o sabor pronunciado do alho e evita o mau hálito depois.

Outra versão pode ser preparada com a inclusão de açafrão, gengibre, limão e pimenta caiena. Essa versão é principalmente indicada para tratar gripes fortes e outros problemas respiratórios.

Pode ser consumido todos os dias pela manhã. O ideal é ingeri-lo em jejum, logo depois de levantar, cerca de meia hora antes do café da manhã. Os benefícios serão os mesmos do consumo do dente de alho natural, mas a infusão é ainda mais saudável.

Dicas e cuidados

O alho não é indicado para pessoas com úlceras ou problemas estomacais mais sérios. Também não é indicado para grávidas, recém nascidos e mães em fase de amamentação. O consumo em excesso pode levar a dores de cabeça, desconfortos nos rins, estômago, febre e tontura. Não deve ser utilizado em doses altas em casos de hemorragias, qualquer que seja a sua origem (mesmo traumática). Em caso de dúvida, consulte um médico.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que você achou dessas receitas de como fazer chá de alho que separamos acima? Já conhecia essa forma de consumi-lo e seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Antônio Fernando vicenti

    O chá de alho pode ser feito com açúcar, e não mel?

  2. Maria Iolanda da Costa Dantas

    Gostei muito das informaçoes, aprendi bem como fazer o cha e outros

  3. Meu bebê tem 6 meses de vida e está muito gripado, posso fazer o cha de alho com limão? ?

  4. Gostei das informações, vou preparar em chá agora mesmo

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×