Chá de boldo

Como Fazer Chá de Boldo – Receita, Benefícios e Dicas

Publicidade

O boldo é uma planta medicinal bastante difundida. Quem nunca ouviu uma vó ou tia recomendar tomar chá de boldo pra curar algum mal? A planta é originada do Chile e é um excelente remédio natural para auxiliar em diversas condições da saúde, principalmente ajudar no bom funcionamento do fígado e estômago. É comum pessoas com problemas no fígado ou com problemas de digestão tomarem chá de boldo com o objetivo de aliviar dores de barriga.

A planta contém lactona, uma substância que ajuda a digerir gorduras, sendo indicada também para pessoas que desejam perder peso. Dores de cabeça também são combatidas com o chá de boldo, bem como sensações de mal estar. O chá de boldo tem um aroma parecido ao da hortelã, sendo portanto utilizado na aromaterapia para tratamento de condições médicas e psicológicas.

Acompanhe outros benefícios abaixo, para que serve e como fazer chá de boldo em uma receita bastante prática.

Benefícios do chá de boldo

  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Diminui azia e má digestão;
  • Melhora a digestão;
  • Reduz efeitos de bebidas alcoólicas;
  • Ajuda a tratar gastrite;
  • Auxilia no tratamento da vesícula biliar;
  • Ameniza sintomas de intolerância alimentar, reduzindo seus efeitos;
  • Reduz gases;
  • Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
  • Possui efeito tranquilizante;
  • Reduz cólicas abdominais.

Para que serve?

É indicado para tratar problemas digestivos, hepáticos, biliares, cistite, prisão de ventre e obstipação.

Publicidade

Como preparar?

O boldo é facilmente encontrado em mercados, farmácias e lojas específicas de produtos naturais, mas, uma excelente opção para consumi-lo sempre fresco e livre de aditivos químicos é plantar na sua casa. Acompanha nesta receita prática abaixo como fazer chá de boldo:

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de folhas de boldo picado.

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela. Depois despeje essa água em uma xícara e adicione as folhas de boldo picado e deixe descansar por 10 minutos. Então coe e beba em seguida. Se precisar, adoce naturalmente com mel. Obs: Evite ferver o boldo na água para não amargar.

Dicas

Pode ser consumido até três vezes ao dia sempre após as refeições principais. Tomar um chá de boldo antes de se deitar pode ser excelente também para ter uma digestão tranquila e uma noite de sono amena. Evite adoçar com açúcar refinado ou com adoçante artificial. Se quiser melhorar o sabor, você pode adicionar limão ou gengibre.

Contraindicações

Esse chá é indicado para qualquer pessoa que quer perder peso ou melhorar a digestão e saúde do fígado, mas é contraindicado para mulheres grávidas, pois possui efeito abortivo ou pode provocar má formação do feto nos primeiros 3 meses. Deve ser evitado também por aquelas mulheres que estão vivenciando o período de amamentação. Crianças e adultos com obstrução das vias biliares também devem evitar esse chá. Não se deve consumir o chá excessivamente, pois pode causar diarreia, vômitos e também problemas no sistema nervoso. Na dúvida, consulte uma nutricionista para montar o cardápio ideal para você.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já sabia como fazer chá de boldo? Tem o costume de prepará-lo em casa para consumir frequentemente? Por que motivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*