Chá de hortelã

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Ótimo remédio natural com efeitos tranquilizantes, o chá de hortelã tem características calmantes que ajudam no controle do estresse, da ansiedade e da agitação. No entanto, além dos demais propósitos para que serve a planta, como na culinária e na composição de diversos produtos – de balas até produtos de limpeza – e na medicina, também acredita-se que ela é uma aliada para aqueles que desejam emagrecer.

Se as folhas de hortelã são aproveitadas corretamente por quem compreende como preparar o chá, a bebida pode contribuir com grande efeito para uma boa saúde. Como toda planta medicinal, entretanto, ainda é rodeada por várias dúvidas de seus efeitos e as melhores maneiras de consumi-la, que se baseiam muito no conhecimento popular.

Algumas informações, porém, mostram-se extremamente úteis, ainda que estudos científicos sobre a hortelã e o chá que se faz a partir de suas folhas estejam apenas engatinhando. Isto é preciso para saber como fazer chá de hortelã corretamente, sem arriscar diminuir suas propriedades.

Proveniente da Ásia, a hortelã é uma planta tratada como medicinal há vários séculos. Pertencente à mesma família da conhecida menta, desde a Idade Média era utilizada para melhorar o hálito e embranquecer os dentes, além de ser considerada um aliviador para problemas estomacais.

Atualmente, é usada em abundância para diversos fins, sendo facilmente encontrada em mercados, feiras, lojas de produtos naturais e mesmo em farmácias de manipulação. Seu chá pode ser preparado para infusão, a partir de folhas frescas ou secas, ou estar em pó ou em saquinhos industrializados de chá, e deve-se atentar para as diferentes receitas para cada uma das formas em que se apresenta.

E para que serve o chá de hortelã?

Ainda que seu uso não se restrinja à ingestão, dado que a hortelã tem usos tópicos ao aparentemente reduzir inchaços, esta é a maneira para qual mais se tem usos para a planta. Dentre as várias formas de utilizá-la, o chá é a mais importante e conhecida. Mas por que aprender como fazer chá de hortelã? Quais são seus benefícios?

Além de ter propriedades tranquilizantes, por exemplo, o chá ainda ajuda a melhorar a digestão por suas propriedades antiespasmódicas e por sua capacidade em reduzir os gases intestinais, devido aos carminativos que compõem a planta. A bebida ainda auxilia em distenções abdominais, náuseas, indigestões, cólicas e, inclusive, alivia os sintomas da síndrome do intestino irritável. Estudos mostram que, neste último caso, 75% dos pacientes tiveram os sintomas reduzidos por conta da hortelã.

O chá de hortelã também é capaz de aliviar dores de cabeça e, pela presença do mentol, auxiliar no tratamento de tosses, resfriados e bronquites. Componente ativo da hortelã, o mentol reduz a mucosidade levando ao descongestionamento do peito e dos sinos nasais, facilitando ainda que essa mucosidade seja expelida.

A bebida ainda é fonte de minerais (especialmente o cálcio, o potássio, o ferro e o fósforo), e das vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B. Dentre as diversas propriedades, considera-se que o chá de hortelã seja antisséptico, antifúngico, estimulante e antiemético (ou seja, ajuda a prevenir o vômito) em parte por possuir essas substâncias.

O chá de hortelã ainda tem ação diurética, que é sem dúvida a propriedade mais responsável por ajudar no emagrecimento de quem o consome. Ao criar uma maior sensação de saciedade, a bebida também evita que se cometa excessos ao reduzir o apetite.

Então, para preservar todos estes benefícios, vamos aprender como fazer chá de hortelã?

Como fazer chá de hortelã

A maneira mais certa de como prepara o chá é através da infusão, uma receita que permite que ele retenha grande parte de suas propriedades terapêuticas.

Receita de chá de hortelã:

  • – 1 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã;
  • – 500 ml de água.

Aqueça a água e, após levantar a fervura, adicione as folhas de hortelã. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe em repouso por 5 até 10 minutos. Coe e sirva.

Dicas de como preparar o chá

  • Ao selecionar as folhas, escolha sempre as mais verdes e vibrantes, deixando de lado as amareladas;
  • Os talos das folhas podem ser adicionados à infusão sem problemas.
  • É uma planta de rápido crescimento, o que significa que é um bom investimento comprar um pequeno vaso de hortelã para uso doméstico. Assim é garantido que as folhas estarão sempre fresquinhas para consumo;
  • É importante não deixá-lo em infusão por mais tempo do que o indicado. Além de comprometer os efeitos do chá, isto pode deteriorar o sabor da bebida;
  • Se o interesse é perder peso, mas ainda assim deseja adoçar o chá, pode-se fazê-lo com mel;
  • O chá pode ser conservado em geladeira, mas deve-se fazê-lo na quantidade em que se espera tomar naquele dia.

Cuidados

  • Com o propósito de emagrecer, é comum tomar muito desta bebida. Entretanto, como para quaisquer plantas medicinais, o consumo em excesso pode levar à intoxicação. Antes de aumentar a frequência do consumo do chá de hortelã, deve-se consultar seu médico ou nutricionista;
  • De forma semelhante, se o consumo do chá não for associado a uma dieta balanceada e a atividades físicas regulares, não se pode esperar que tenha grandes efeitos. Não existe fórmula mágica para emagrecer de forma saudável;
  • A bebida é contraindicada para crianças, por terem a mucosa ainda muito sensível;
  • É possível que o chá de hortelã seja maléfico para quem possui problemas renais ou do fígado, causando danos a esses órgãos, uma vez que estudos em ratos demonstraram que a hortelã causa dano renal aos animais;
  • Em casos de gravidez e amamentação também se recomenda consumir o chá de hortelã com menor frequência;
  • É válido notar que, em todos estes casos, é necessário discutir com seu médico ou nutricionista a segurança em tomar esta bebida.

Você tem o costume de tomar chás que possam auxiliar no processo de emagrecimento? Qual é o seu preferido? Você já sabia como fazer chá de hortelã? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Gostei muito desse site! Obrigada
    Chris

  2. Bom dia pela vossa atenção pouco sabia dos efeitos múltiplos e benéficos da hortelã apenas sabia que ajuda a perder peso.
    Com a vossa ajuda ja percebo de todo benefício que traz ao nosso organismo e estou muito satisfeita, como passa um tempo que pude ter este despertar dos benefícios da hortelã ja tenho vasos com a planta o que faz de me usuária da hortelã. Mais uma vez muito obrigado pela vossa atensao. Comprimento

  3. Oí!!! Sei que chego tarde mas gostaría de saber quantas folhas tengo que usar? Obrigada desde ja.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*