Publicidade

 

Chá de limão com alho

Como Fazer Chá de Limão com Alho – Receita, Benefícios e Dicas

Você provavelmente já tomou chá de alho com limão alguma vez que esteve doente, com um resfriado forte ou uma gripe, ou ao menos já deve ter ouvido falar de suas excelentes propriedades, não é verdade? Apesar do sabor forte do alho não ser muito agradável quando consumido em infusões, seu chá pode trazer benefícios importantes para o sistema imunológico, bem como para o emagrecimento.

Publicidade

Quer saber mais? Confira abaixo informações, além de como fazer chá de limão com alho para o máximo em benefícios e proveito de suas propriedades para o organismo!

Para que serve?

Os benefícios do chá de limão com alho são principalmente o fortalecimento do sistema imunológico, mantendo resfriados e gripes afastados. O alho é rico em vitamina C e antioxidantes, que ajudam no combate de radicais livres e ajudam a melhorar a circulação do corpo, contribuindo para a distribuição de mineiras e vitaminas. Combate problemas cardíacos, ajuda na redução do colesterol ruim e diminui a pressão arterial.

Sabe-se também que o alho é especialmente indicado para prevenção de câncer de cólon, próstata e estômago. Por ser um importante anti-inflamatório, ajuda no tratamento de doenças inflamatórias como a artrite reumatoide. Já o limão também é rico em vitamina C e antioxidantes, potencializando a proteção do organismo contra agentes externos. Os dois ingredientes, quando utilizados em conjunto em infusão no preparo do chá, podem tratar doenças respiratórias e aumentar a defesa geral do corpo.

O chá de alho com limão possui cálcio, fósforo, ferro vitaminas B1, B2, niacina, vitamina C e outras substâncias. Pessoas com imunidade baixa, suscetíveis a doenças respiratórias como bronquite e resfriados ou em constante presença em lugares fechados e com aglomeração de pessoas, podem se beneficiar do consumo desse chá.

Agora, para quem quer emagrecer, também pode usufruir desse chá ao ingerir logo pela manhã em jejum. Isso porque o alho causa sensação de saciedade no organismo estimulando a leptina, hormônio que inibe o apetite. O alho ajuda também a queimar calorias ao acelerar o metabolismo do corpo, já o limão ajuda na queima de gorduras.

Como preparar?

Quer saber como fazer chá de limão com alho? Confira as diversas maneiras de se preparar esse chá com outros ingredientes também importantes para a saúde e emagrecimento.

Publicidade

1. Receita de chá de limão com alho

Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 copo de água;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Corte o limão em quartos mantendo a casca e leve para ferver com a água e os dentes de alho descascados e inteiros. Depois de ferver, desligue, mantenha tampado em infusão por alguns minutos, coe e adoce com mel. Sirva.

2. Receita de chá de limão com alho e gengibre

Publicidade

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de gengibre descascado em lascas;
  • 3 dentes de alho descascados;
  • suco de 1 limão;
  • ½ xícara de chá de mel;
  • 2 xícaras de chá de água.

Modo de preparo:

Leve o mel para aquecer em uma panela, logo em seguida adicione o gengibre e alho. Deixe cozinhar em fogo baixo e acrescente água e suco do limão. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Sirva morno e coado.

3. Receita de chá de limão com alho em fogo lento

Ingredientes:

  • 2 limões picados com casca;
  • 4 dentes de alho descascados;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo:

Pique os limões ao meio com a casca e desprezando as sementes. Leve para ferver na água em fogo lento por 30 minutos junto dos alhos descascados. Passado esse tempo, coe e sirva com mel para melhorar o sabor.

Dicas

O chá pode ser ingerido duas vezes por dia para tratar problemas respiratórios e resfriados. Se o objetivo é emagrecer, o ideal é tomar em jejum logo pela manhã, lembrando que apenas o consumo do chá não faz milagres. É preciso readaptar sua dieta alimentar com base numa alimentação saudável e prática de exercícios regulares.

Prepare o chá com os alhos inteiros, pois triturar, amassar ou picar pode amargá-lo, bem como interferir nas propriedades. Não existe nenhuma contraindicação para o chá, podendo ser ingerido por crianças e também mulheres grávidas.

É importante lembrar que o chá ajuda a combater sintomas de resfriados, fortalecendo o corpo para se recuperar mais rapidamente, mas não irá curar a gripe completamente, por isso, converse com seu médico.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que você achou dessas formas de como fazer chá de limão com alho que separamos acima? Já conhecia seus benefícios para a saúde e boa forma? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×