Publicidade

 

Chá de limão com gengibre

Como Fazer Chá de Limão com Gengibre – Receita, Benefícios e Dicas

A mistura gengibre e limão combina muito e já é utilizada em muitas receitas. Ao ser feito como chá, pode trazer vários benefícios para a saúde, principalmente na prevenção de gripes, e resfriados, bem como no emagrecimento.

Publicidade

Esse chá ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, o que se deve à presença da vitamina C no limão e à ação termogênica e anti-inflamatória do gengibre. Trata-se de um chá antioxidante e pouco calórico, ideal para consumo no dia a dia.

Para ter uma eficácia maior dos efeitos desse chá, deve-se pensar em equilibrar uma alimentação saudável rica em legumes, frutas e verduras, bem como cortar bebidas industrializadas como sucos e refrigerantes que são ricos em açúcares e colocam tudo a perder. A substituição dessas bebidas por água ou chás naturais faz toda a diferença para a saúde do seu corpo e, obviamente, a boa forma.

Vamos aprender agora como fazer chá de limão com gengibre para obter o máximo em benefícios de ambos os ingredientes para a saúde e boa forma.

Para que serve?

Os benefícios do chá de limão com gengibre são vários. Cada ingrediente tem seus benefícios, e quando misturados eles podem potencializar e ter um efeito detox no organismo.

Os principais benefícios estão relacionados à quantidade de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento do corpo. Trata-se de um chá com efeito diurético, que elimina toxinas e excessos do organismo, trabalhando em conjunto com o sistema linfático. O gengibre e o limão colaboram para a liberação de enzimas do estômago e duodeno e aumento do tônus muscular do intestino, eliminando resíduos que possam estar acumulados na região.

O efeito termogênico desse chá ajuda a acelerar o metabolismo, o que está diretamente ligado com a queima de gorduras. A quantidade de fibras fornecidas por esse chá gera a sensação de saciedade, diminuindo as porções de comida, bem como controlando aquelas compulsões por alimentos fora de hora. Um benefício um pouco diferente é o alívio da cólica em mulheres menstruadas, o que se deve ao seu incrível efeito anti-inflamatório.

Como preparar?

Quer saber como fazer chá de limão com gengibre? Confira essas receitas mais comuns que separamos para você aproveitar ao máximo os benefícios da bebida.

Publicidade

1. Receita de chá de limão com casca e gengibre

Ingredientes:

  • ½ litro de água quente;
  • 2 colheres de sopa de raiz de gengibre ralada;
  • ½ limão com casca.

Modo de preparo:

Comece por levar a água para aquecer, então coloque o gengibre ralado. Deixe por 5 minutos e depois adicione o limão. Leve essa mistura para bater no liquidificador e sirva morno. Se quiser adoce com mel para melhorar o sabor. 

2. Receita de chá de limão com gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada;
  • 1 rodela de gengibre;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo:

Leve a água para aquecer até criar bolhas de ar. Em seguida, coloque a rodela de gengibre e deixe por 5 minutos. Coe e esprema o suco de limão. Adoce com mel e sirva em jejum.

Dicas

A utilização da casca do limão no preparo do chá é interessante, pois a casca é rica em fibras, o que ajuda a aumentar o efeito de saciedade. O chá pode ser consumido por qualquer pessoa, não havendo contraindicação. Na dúvida, entre em contato com seu médico ou nutricionista.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que você achou dessas formas de como fazer chá de limão com gengibre que separamos acima? Pretende utilizá-las para aproveitar os benefícios dos ingredientes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×