Chá de manjericão

Como Fazer Chá de Manjericão – Receita, Benefícios e Dicas

O manjericão é um ingrediente muito utilizado na culinária como tempero, principalmente de molhos. Vai muito bem na pizza marguerita, combina como ninguém com um espaguete e dá a base do melhor pesto! Entretanto, o manjericão não é utilizado apenas para tempero, apesar de ser sua característica principal.

O chá de manjericão, apesar de menos conhecido, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque a planta tem diversos nutrientes e vitaminas e é rica fonte de fibras. Aprender como fazer chá de manjericão também é muito simples. Abaixo, além de encontrar seus benefícios listados, você poderá ver receita de como preparar o seu em casa e fazer uso de suas incríveis propriedades. Confira!

Benefícios do chá de manjericão: Para que serve?

O chá de manjericão tem um poderoso efeito calmante e pode ajudar a relaxar, diminuir a ansiedade, estresse e melhorar a qualidade do sono, combatendo a insônia. Trata-se de uma excelente fonte de fibras, proteínas, minerais como zinco, ferro, manganês, potássio, magnésio, cálcio e vitaminas A, B, C, E e K.

Também é antibacteriano, previne doenças cardíacas, tem efeito antioxidante, que combate envelhecimento precoce, controla os níveis de colesterol no organismo, combate radicais livres, melhora circulação do sangue e distribuição de nutrientes pelo corpo, evita o acúmulo de placas de gordura desobstruindo artérias, reforça o sistema imune do corpo, melhora memória e outras funções cerebrais e de quebra ainda ajuda a aliviar digestão.

Um benefício menos conhecido do manjericão é que o chá pode ajudar a combater o mau hálito. Pode ser utilizado para fazer bochechos, eliminando bactérias da gengiva e dentes. Em caso de gripes e resfriados, o chá ajuda na eliminação de muco no peito e nariz, bem como a controlar a febre. Por ser boa fonte de ferro, auxilia na formação dos glóbulos vermelhos no sangue.

A planta também é rica em flavonoides e polifenóis, potentes antioxidantes. Essas substâncias garantem a renovação celular da pele e dos tecidos que envolvem todos os órgãos do corpo, inclusive os vasos sanguíneos. O manjericão contém eugenol, que é um óleo essencial antibacteriano e anti-inflamatório.

Como fazer chá de manjericão – Receitas e como preparar

Para preparar o chá de manjericão, você pode utilizar as folhas da própria hortinha da sua casa, se tiver. Caso contrário, você encontra facilmente em feiras e supermercados. Procure adquirir as plantas frescas para uso, ao invés do tempero desidratado, pois o efeito não é o mesmo, pois as propriedades são diminuídas dessa forma.

Talvez seja um excelente estímulo para você começar a plantar alguns temperos em casa, que tal? Se não tiver muito espaço disponível no jardim ou morar em apartamento, sempre existe a possibilidade de fazer hortinhas suspensas.Vamos à receita de como fazer chá de manjericão!

1. Receita de chá de manjericão

Ingredientes:

  • 10 folhas de manjericão fresco;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve as folhas para ferver numa panela com água. Desligue. Deixe descansar por 10 minutos. Coe e sirva em seguida. Pode adoçar com mel se quiser.

2. Receita de chá de manjericão com hortelã

Ingredientes:

  • 10 g de chá verde;
  • 1 litro de água mineral;
  • tiras da casca de 1 laranja;
  • tiras da casca de 1 limão;
  • 4 ramos de hortelã;
  • 4 ramos de manjericão.

Modo de preparo:

Primeiro leve a água para ferver numa panela, depois adicione o chá e cascas de laranja e limão. Na hora de servir junte hortelã, manjericão e adoce com mel se necessário.

3. Receita de chá de manjericão com gengibre

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de manjericão;
  • 1 litro de água;
  • lascas de gengibre.

Modo de preparo:

Basta levar todos os ingredientes para ferver com a água. Assim que ferver, desligue, deixe tampado por 10 minutos e sirva coado.

Dicas

Mulheres grávidas devem evitar o consumo de chá nos três primeiros meses de gestação, pois chás costumam ter efeitos abortivos, portanto, melhor evitar. Não existem outras contraindicações, mas em caso de dúvida, consulte seu médico ou nutricionista.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de manjericão que separamos acima? Pretende incluí-lo em sua dieta para aproveitar os benefícios listados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,45 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

2 comentários

  1. Maria França Silva

    Agradeço pelas receitas para o autocuidado com à saúde, vou fazer e também parecem saborosas.

  2. Muito bom sobre os benefícios desta erva maravilhosa tinha no meu quintal e nem sabia!!
    Grata

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*