Estressado no trabalho

Como o Cortisol Faz Você Ganhar Peso

Publicidade

Estudos identificaram uma ligação entre o cortisol e a pessoa ganhar peso, mas o que é o cortisol e o que ele faz? Cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais como parte do ciclo hormonal diário. O cortisol ajuda a regular a pressão sanguínea, a função cardiovascular e o uso de carboidratos, proteínas e gorduras do corpo.

O cortisol é por vezes chamado de hormônio do estresse porque os níveis de cortisol aumentam em resposta ao estresse. Quando esses níveis aumentam, ocorre o aumento do açúcar sanguíneo e da pressão sanguínea aumentar para que o corpo tenha mais energia para lidar com uma situação estressante.

Existem muitos hormônios em nossos corpos que nas medidas corretas mantém boa saúde, mas em deficiência ou excesso, tem efeitos negativos ou contribuem para problemas de saúde. O cortisol não é diferente. Níveis altos de cortisol podem causar desejos por comidas altas em açúcar e gordura, que podem levar a pessoa a ganhar peso. Níveis altos de cortisol podem causar aumento na pressão sanguínea, aumento nos níveis de açúcar no sangue, aumento de gordura abdominal e perda de massa magra.

Como os níveis de cortisol aumentam com estresse, o melhor modo de manter um nível saudável de cortisol é reduzindo o estresse e diminuindo o impacto do estresse que não pode ser evitado. Tentar evitar o estresse totalmente não é possível, e na verdade nem é recomendado. O estresse é uma parte importante da vida porque aciona adaptações positivas e crescimento. É um estresse contínuo e os resultantes aumentos dos níveis de cortisol, que você deve querer evitar.

E quanto a usar um desses suplementos de redução de cortisol que alegam ser a chave para a perda de peso? Não perca seu dinheiro já que esses produtos não são apoiados por evidências científicas.

Na verdade, a Comissão Federal do Comércio mudou o marketing de alguns suplementos com alegações falsas a respeito da eficácia de seus produtos de perda de peso. Como resultado, as companhias tiveram que reembolsar milhões de dólares e parar de fazer alegações sem provas sobre seus produtos.

Em resumo, o cortisol é um hormônio importante e parte da resposta natural do corpo ao estresse. Por mais que exista conexão entre a alta de cortisol e ganhar peso, o cortisol é só um fator contribuinte no ganho de peso e não a causa primária. O excesso de calorias de comida somada a atividade física de menos é a causa principal para aumentar gordura corporal e ganhar peso.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Você acredita que um das razões para você ganhar peso pode estar sendo o aumento do hormônio cortisol, devido ao fato de estar muito estressado com o seu dia, no trabalho ou nas relações pessoais? Comente abaixo sua situação!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,57 de 5)
Loading...
Publicidade

Um comentário

  1. Gostaria de receber mais informações sobre o CORTISOL em nosso corpo e como fazer para perder o peso que este hormônio acrescenta ao nosso corpo

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*