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Como Perder Peso Rápido: 3 Simples Passos, Baseados na Ciência

Há muitas formas de perder peso rapidamente. No entanto, a maioria delas fará com que você fique com fome e insatisfeito. Se você não tem vontade de ferro, então a fome fará com que você desista desses planos rapidamente.

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A recomendação é que siga um plano que faça:

  • Reduzir seu apetite significativamente
  • Perder peso rapidamente, sem fome
  • Melhorar sua saúde metabólica ao mesmo tempo

Aqui está o plano simples de 3 etapas para perder peso rapidamente.

1- Reduza os açúcares e carboidratos

A parte mais importante é reduzir os açúcares e amidos (carboidratos).

Estes são os alimentos que mais estimulam a secreção de insulina. Se não sabia, a insulina é o principal hormônio de armazenamento de gordura no corpo. Quando os valores de insulina baixam, a gordura é mais facilmente removida dos depósitos de gordura e o corpo começa a queimar gorduras em vez de carboidratos.

Outro benefício da redução da insulina é que seus rins vão filtrar o excesso de sódio e água do corpo, o que reduz a sensação de inchaço e retenção de líquidos.

Não é raro perder até 4,5 kilos (ou mais) na primeira semana se comer desta forma, seja peso de gordura corporal como de excesso de água acumulada.

2- Coma Proteína, Gordura e Legumes

Cada uma de suas refeições deve incluir uma fonte de proteína, uma fonte de gordura e vegetais de baixo índice glicémico. Construir suas refeições desta forma trará automaticamente a sua ingestão de carboidratos na faixa recomendada de 20-50 gramas por dia

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Fontes de Proteínas:

– Carnes – Vaca, frango, carne de porco, borrego, bacon, etc.

– Peixes e frutos do mar – Salmão, truta, camarões, lagostas, etc.

– Ovos – ovos enriquecidos em omega-3 ou pasteurizados são melhores.

A importância de comer muita proteína é subvalorizada. Está provado que pode acelerar o metabolismo a consumir mais 80 a 100 calorias por dia.

Dietas ricas em proteínas também podem reduzir os pensamentos obsessivos sobre os alimentos em 60%, reduzir o desejo de lanches noturnos pela metade e torná-lo tão cheio que você automaticamente comerá 441 calorias a menos por dia … apenas adicionando proteína à sua dieta.

Quando se trata de perder peso, a proteína é o rei dos nutrientes. Não tem discussão.

Legumes “low-carb”:

  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Espinafre
  • Couve
  • Couve de Bruxelas
  • Repolho
  • Alface
  • Pepino
  • Aipo, etc
  • Não tenha medo de carregar seu prato com esses vegetais de baixo teor de carboidratos. Você pode comer enormes quantidades deles sem que isso signifique muitos carboidratos no seu dia. Uma dieta baseada em carne e vegetais contém toda a fibra, vitaminas e minerais que você precisa para ser saudável. Não há necessidade fisiológica de grãos na dieta (Peço desculpas a todos os amantes de grãos e feijão)

Fontes de Gordura Saudável:

  • Azeite
  • Óleo de côco
  • Óleo de abacate

Coma 2-3 refeições por dia. Se sentir fome à tarde, adicione uma 4ª refeição. Não tenha medo de comer gorduras boas.

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3- Levantar pesos/ Malhação 3 vezes por semana

Você não precisa se exercitar para perder peso durante este plano, mas é recomendado.

A melhor opção é ir para o ginásio 3-4 vezes por semana. Faça um bom aquecimento, levante pesos e, em seguida, alongue. Se você é novo na academia, peça alguns conselhos a um treinador/personal trainer. Ao levantar pesos, você vai queimar algumas calorias e evitar que o seu metabolismo abrande, o que é um efeito colateral comum de perda de peso.

Estudos sobre dietas de baixo teor de carboidratos mostram que você pode até ganhar um pouco de músculo enquanto perdendo quantidades significativas de gordura corporal. Se levantar pesos não é uma opção para você, fazer alguns exercícios mais simples “cardio” como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar será suficiente.

Opcional – Faça um re-introdução de carboidratos ou re-alimentação uma vez por semana

Você pode ter um dia “off” por semana, onde você come mais carboidratos. Muitas pessoas preferem sábado. É importante tentar manter as fontes mais saudáveis ​​de carboidratos, como aveia, arroz, quinoa, batatas, batata-doce, frutas, etc. Não seja ganancioso – é só um dia! – se você o começar a fazer mais frequentemente do que uma vez por a semana então você não conseguirá ter sucesso neste plano. Se você deve ter uma “refeição batota/cheat day” e comer algo “menos saudável opte fazê-lo neste dia”.

Você ganhará peso durante este tipo de dia, mas a maioria será peso resultante da retenção de líquidos e você pode perdê-lo outra vez nos próximos 1-2 dias.

Devo ficar contando calorias e controlar porções?

Não é necessário contar calorias, desde que você diminua a ingestão dos carboidratos e mantenha os níveis de proteína, gordura e legumes.

No entanto, se você realmente quiser, use esta calculadora da conhecida farmacêutica Roche. A mesma indicará a sua Taxa Metabólica Basal (energia necessária para o seu corpo sobreviver em repouso), Índice Massa Corporal e claro, o que interessa – Necessidades Calóricas Diárias (em Kcal)

Existem outras ferramentas excelentes que você pode usar para controlar a quantidade de calorias que está comendo. Faça uma rápida pesquisa no google e encontrará dezenas.

10 dicas de perda de peso para tornar o processo mais fácil (e mais rápido)

  1. Tome um café da manhã rico em proteínas – isso reduz os “desejos” a meio do dia e consequentemente vai ingerir menos calorias.
  2. Evite bebidas açucaradas e suco de frutas. Estas são exemplos das coisas que mais engordam, e evitá-las pode ajudá-lo(a) a perder peso.
  3. Beba água meia hora antes das refeições. Um estudo mostrou que beber água meia hora antes das refeições aumentou a perda de peso em 44% ao longo de 3 meses (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19661958).
  4. Escolha alimentos favoráveis ​​à perda de peso (consulte a lista).
  5. Coma fibra solúvel. Estudos mostram que as fibras solúveis podem reduzir a gordura, especialmente na área da barriga.
  6. Beba café ou chá. Se gosta de café ou chá, pode até “exceder-se” no consumo. Está provado que a cafeína que está presente nos mesmos pode aumentar seu metabolismo até 11%.
  7. Evite alimentos processados. Opte pelo Natural. Baseie a maior parte da sua dieta em alimentos integrais. Eles são mais saudáveis, saciantes e muito menos propensos a causar excessos.
  8. Coma sua comida lentamente. Quem come mais rápido, habitualmente ganha mais peso ao longo do tempo. Comer lentamente faz você se sentir mais cheio e aumenta os hormônios de redução de peso.
  9. Use pratos menores. Estudos mostram que as pessoas automaticamente comem menos quando usam pratos menores. Estranho, mas funciona!
  10. Tenha uma boa noite de sono, todas as noites. O sono deficiente é um dos fatores de risco mais problemático para o ganho de peso, portanto, cuidar de seu sono é importante.

Você não precisa morrer de fome para perder peso

Se tem algum tipo de condição de saúde, converse com seu médico antes de fazer alterações porque este plano pode reduzir a sua necessidade de medicação. Ao reduzir carboidratos e baixar os níveis de insulina, você muda o ambiente hormonal e faz com que seu corpo e seu cérebro “queiram” perder peso. Isso leva a uma redução drástica na fome e apetite, eliminando a principal razão que a maioria das pessoas não perdem peso com métodos convencionais

Foi comprovado que essa dieta pode ajudá-lo(a) a perder de 2-3 vezes mais peso do que uma dieta típica com restrição calórica e baixos níveis de ingestão de gordura.

Outro grande benefício para pessoas impacientes é que a diminuição inicial de peso devido à retenção de líquidos pode conduzir a uma diferença grande na escala logo na manhã seguinte. Aqui estão alguns exemplos de refeições de baixo teor de carboidratos que são simples, deliciosas e podem ser preparadas rapidamente.

Neste plano, você pode comer boa comida em grande quantidade e ainda perder uma tonelada de gordura. Bem vindo ao paraíso!

Opcional – Ajuda de medicamento

É natural que mesmo tentando se alimentar sempre saudável, a gente acabe tendo algumas refeições com mais gorduras do que deveríamos. Alguns alimentos tem muito mais gorduras do que imaginamos e isso pode facilmente nos enganar, fazendo com que a gente coma muito mais calorias do que imaginamos.

Refeições na rua em restaurantes, até mesmo em restaurantes em quilo, podem ter muitas gorduras escondidas, provenientes do método do preparo, mesmo que pareçam saudáveis e pouco calóricas. Às vezes, um simples salgado que compramos de tarde como um lanche rápido pode ter mais calorias do que uma refeição inteira.

É para estes casos, ou para situações onde por algum motivo não tenha um ambiente controlado e saiba exatamente o que vai comer (viagens de trabalho, férias, etc ) que o recurso a terapia medicamentosa pode ajudar. Não deve ser a primeira opção, mas é sempre um bom recurso para quem tenha mais dificuldades. Também não é qualquer “produto” sem evidência científica.

Se optar por tomar algo, opte apenas pelo único medicamento seguro e comprovado especificamente para bloquear a gordura ingerida – o Xenical Orlistato. Fabricado pela farmacêutica Roche, é um bloqueador de gordura (bloqueia até 30%) e único medicamento para perda de peso na Europa por exemplo. Apenas tem atuação no sistema digestivo, sem consequências para o sistema cardiovascular ou cerebral. Único possível efeito secundário é diarreia e aumento de “gases”.

É possível obter o produto com facilidade e sem burocracia pela euroClinix. É uma clínica criada em 2004 e sediada na Europa, usa médicos credenciados para lhe prescrever o medicamento de forma segura e permitir a compra em 3 passos simples. Fazem envios para todo território Brasileiro e dispõem de vários tipos de pagamentos válidos para atender as necessidades de seus pacientes. Para mais informações acesse: https://www.euroclinix.net/pt/obesidade/xenical


– Quão rapidamente você perderá peso (e outros benefícios)?

É possível perder 2-5 quilos de peso (às vezes mais) na primeira semana, uma perda de peso consistente depois disso.

Se você é marinheiro de primeira viagem em fazer dieta, então as coisas provavelmente acontecerão rapidamente. Quanto mais peso você tem a perder, mais rápido você vai perdê-lo.

 

Este artigo foi publicado em cooperação com a euroClinix, uma clínica que oferece suporte, aconselhamento e tratamento para as mais comuns condições de saúde. Para mais informação acesse essa página https://www.euroclinix.net/pt/

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

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