Publicidade

 

Como Recuperar a Flora Intestinal- Alimentos, Suplementos e Dicas

“Todas as doenças começam no intestino.” Apesar de ser mais atual do que nunca, a frase foi dita há mais de dois mil anos pelo pai da medicina moderna, o médico e filósofo grego Hipócrates.

Publicidade

Muito embora Hipócrates já soubesse da importância da saúde intestinal muitos séculos atrás, foi somente nas últimas décadas que a Ciência começou a entender melhor o funcionamento do órgão.

Hoje sabemos que um intestino saudável é indispensável para a manutenção do equilíbrio corporal. Quando doente, o órgão contribui para o desenvolvimento de uma série de condições, como diabetes, obesidade, depressão, baixa imunidade, artrite e síndrome da fadiga crônica.

A boa notícia é que, através da mudança de alguns hábitos e do consumo de determinados alimentos e suplementos, é possível recuperar a flora intestinal e prevenir boa parte das doenças enumeradas acima.

Mas o que é a flora intestinal?

Conhecida também como microbiota intestinal, a flora nada mais é do que um conjunto de microrganismos que habitam o trato digestivo e atuam em diversos processos metabólicos, como a digestão.

O corpo humano contém nada menos que 100 trilhões de microrganismos apenas nos intestinos, a maioria dos quais é composta por bactérias. Isso significa que nós temos cerca de dez vezes mais bactérias do que células em todo nosso corpo – ou que somos apenas 10% “humanos”!

Como é indispensável ao metabolismo energético e participa direta e indiretamente de uma série de outras funções no organismo, muitos pesquisadores afirmam que a flora intestinal é quase que um órgão do nosso corpo.

Publicidade

Para que serve?

De acordo com um estudo publicado no jornal científico Nutrition in Clinical Practice, os microrganismos que compõem a flora intestinal formam uma rede complexa que controla o gasto energético, a nutrição corporal e a manutenção do peso.

De maneira resumida, as principais funções da flora intestinal são:

  • auxiliar o corpo a digerir e absorver nutrientes;
  • regular o metabolismo;
  • síntese de determinadas vitaminas (como a vitamina K);
  • prevenir o ataque de organismos invasores e compostos tóxicos;
  • manter a integridade do sistema imunológico.

Desequilíbrio da flora

healthygut

Se a microbiota intestinal está em desequilíbrio, um dos primeiros sintomas será o enfraquecimento do sistema imune. Outros sinais de que a flora intestinal talvez não esteja tão saudável assim:

  • problemas digestivos frequentes (gases, diarreia, constipação);
  • deficiência nas vitaminas D, K, B12 e B7;
  • desequilíbrio hormonal;
  • sensação de fadiga;
  • depressão, ansiedade, confusão mental;
  • piora na saúde da pele: acne, psoríase, eczema, rosácea;
  • doenças autoimunes (reumatismo, doença inflamatória intestinal);
  • hemorroidas e alergia;
  • alterações no apetite, vontade frequente de comer alimentos pouco saudáveis e dificuldade para controlar o peso.

Situações que causam o desequilíbrio da flora intestinal

O consumo de alimentos altamente processados e pouco nutritivos (como a farinha branca, o açúcar e determinados óleos vegetais), o uso de antibióticos e até mesmo o estresse crônico podem contribuir para o desequilíbrio da flora intestinal.

Outros fatores que pioram a saúde da microbiota intestinal são a infecção crônica, o uso de anticoncepcionais e uma baixa ingestão de fibras na dieta.

Publicidade

É possível recuperar a flora intestinal?

Sim, é possível, desde que sejam feitas alterações à mesa e em determinados hábitos. Evitar o uso indiscriminado de antibióticos e remover as toxinas da dieta (provenientes de aditivos químicos, agrotóxicos, oxidação de gorduras, intolerância ao glúten e aos laticínios, etc.) são os primeiros passos.

Em seguida, para recuperar a flora intestinal é fundamental consumir alimentos prebióticos (fibras digestíveis) e probióticos (bactérias que melhoram a saúde do intestino), como os que listaremos logo adiante.

Por último, para melhorar a saúde intestinal será necessário reduzir o estresse e o consumo de álcool, parar de fumar, começar a praticar atividade física e aumentar a ingestão diária de água.

Alimentos para recuperar a flora intestinal

São basicamente dois tipos de alimentos que podem ajudar a restaurar o equilíbrio da flora intestinal:

– Probióticos

fermented-vegetables

Uma das melhores coisas que você pode fazer para recuperar a flora intestinal é consumir regularmente alimentos fermentados, ricos em probióticos. Isso porque esses alimentos são fontes de bactérias que produzem ácido láctico, um subproduto que promove o crescimento e a nutrição da microbiota intestinal. Uma vez no intestino, essas bactérias ajudam a fermentar os carboidratos (que os seres humanos não são capazes de digerir).

Além disso, a proliferação destas bactérias as verduras e legumes fermentados melhoram a digestibilidade do alimento e aumentam a disponibilidade das vitaminas. Por último, a fermentação dos alimentos ainda produz inúmeras enzimas e substâncias com alto potencial antibiótico e anticancerígeno.

Melhores alimentos fermentados para recuperar a flora intestinal: kefir, chucrute, iogurte, picles fermentado na salmoura, missô (pasta de soja), tempeh e natto (alimentos fermentados típicos da culinária japonesa).

– Vegetais

16173170_XS

As bactérias do intestino sobrevivem através da fermentação das fibras alimentares provenientes dos alimentos de origem vegetal. Aos nutrientes que fornecem substrato para a fermentação das bactérias intestinais damos o nome de prebióticos.

Quando comemos um alimento rico em fibras, elas não são digeridas no estômago, de maneira que chegam praticamente intactas ao intestino. Uma vez no cólon, as bactérias irão fermentá-las, e os compostos resultantes do processo servirão de alimento para a flora intestinal.

Por esse motivo, o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais ricos em fibras é fundamental para alimentar as bactérias benéficas e recuperar a flora intestinal.

Existem dois tipos de fibras – solúveis e insolúveis – e, muito embora ambas tragam benefícios à saúde, a predileção da microbiota intestinal é pelas fibras solúveis, que fermentam mais facilmente.

Alimentos que são fontes de fibras solúveis: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, soja, aveia, semente de linhaça, abacate, pêssego, ameixa, abacaxi e nozes:

Outros alimentos para melhorar a flora intestinal são a alcachofra (fonte de inulina, uma fibra solúvel extremamente benéfica à saúde do sistema digestivo), banana, brócolis (e outros vegetais crucíferos) e frutas vermelhas.

Suplementos

download

Quem tem uma alimentação baseada sobretudo em alimentos processados e quase não consome verduras e legumes, ou então aqueles que acabaram de passar por um longo tratamento com antibióticos, podem necessitar de suplementos para recuperar a flora intestinal.

Os suplementos probióticos podem ser encontrados em forma de cápsulas, gotas ou mesmo em pó. De maneira geral, estes suplementos fornecem muitos milhões – ou até mesmo bilhões – de bactérias que irão se estabelecer diretamente no intestino.

Os principais microrganismos dos suplementos para recuperar a flora intestinal são as bifidobactérias e os lactobacilos.

Ao lado dos lactobacilos acidófilos (ou Lactobacillus acidophilus), Lactobaccilus plantarum, Lactobaccilus acidophilus, Lactobaccilus brevis, Bifidobacterium lactis e Bifidobacterium longum são os tipos mais comuns de probióticos encontrados à venda.

A quantidade diária e o tipo de suplemento irão depender de avaliação médica, uma vez que não é recomendável tomar suplementos para recuperar a flora intestinal sem orientação profissional adequada.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Dicas

  • É possível começar a recuperar a flora intestinal em menos de 24 horas. Há casos, no entanto, em que outras doenças podem estar afetando a saúde intestinal. Caso não observe uma melhora nos sintomas mesmo após semanas de tratamento com os alimentos sugeridos anteriormente, procure um médico para que seja solicitado um exame de fezes;
  • Uma dieta que favoreça a microbiota intestinal deve conter pelo menos 25-30 gramas de fibra alimentar;
  • Não se automedique: utilizar antibióticos sem orientação médica pode levar à destruição da flora intestinal;
  • Chá preto, farinha de banana verde, vinagre de maçã, sementes de chia e linhaça, gengibre, açafrão e ômega 3 são todos alimentos prebióticos que você pode acrescentar à sua dieta para recuperar a flora intestinal;
  • Suplementos de glutamina também podem ser aliados da saúde do intestino, uma vez que o aminoácido participa ativamente da reconstrução da mucosa intestinal;
  • Como o cloro ajuda a eliminar as bactérias benéficas do intestino, opte sempre que possível pela água mineral. Pelo mesmo motivo, também é recomendável reduzir o número de visitas à piscina durante o tratamento para recuperar a flora intestinal.

Você acredita que precisa mudar muito de seus hábitos para recuperar a flora intestinal completamente? Que sintomas você tem sentido mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Já n defeco todos os dias como antigamente.Sou uma mulher com quase 40 anos de idade e tenho uma doença crónica rara em Portugal chamada síndroma de Behcet. Ha cerca de 15anos tive uma vasculite e o medico aumentou a dose de cortisona q jah tomava(5mg) para 20mg.Peso agora 85kgs

  2. Olá Carla!

    Tome bastante cuidado com a utilização de cortisona. Passei por um problema em razão de um tratamento prolongado e inconveniente com cortisona que me levou a uma enfermidade conhecida por “síndrome de Cushing’. Entre outros sintomas, manchas pelo corpo, principalmente pescoço, tórax e toda a região do abdomen; um alto acúmlo de gordura na linha da cintura, pescoco, partes do rosto e costas. Procure uma outra opinião médica. Importante: o tratamento com corticóides não pode ser interrompido bruscamente, tem que haver uma diminuição gradativa das doses, com acompanhamento médico.

  3. Parabéns pelo artigo, impecável e bem explicativel : )

  4. Fiz um tratamento de estômago por sete dias no qual tomava quatro cápsula de amoxilina500 por dia depois desse tratamento estou com um incômodo no intestino
    Sinto uma sensação estranha no pe da barriga evacuo duas vezes ao dia depois de evacuar sinto dor na barriga por varios minutos sinto vontade de urinar várias vezes ao dia e a noite nem sempre urino bastata sinto uma sensação de que não urinei sinto muitas dores nos ombros,no punho,no pé e não tem remédio que cura as dores.

  5. Sofri quatro anos a com intolerância a lactose sem saber que tinha, emagreci 20kg em 6 meses sem fazer nenhuma dieta por causa da diarreia, estava pensando que era câncer até por causa dos 4 anos de gases acumulados, até hj tem muitos, dos inúmeros descontos gerados por ele, como ta a minha flora intestinal será ?

  6. Oi….Lucas, Alcides e Carla…uma dica pra vcs que pode ajudar muito…se possível procure na cidade de vcs..uma Pastoral da saúde….ou um médico Naturalista…o tratamento oferecido por eles principalmente o da Pastoral…ajuda e curar e previnir doenças…consideradas incuráveis..conheço pessoas q se curaram de tumores e outros problemas..mudando a alimentação e tirando de nossa dieta alimentos processados é possível a cura…pesquise e se informe melhor..espero que dessa maneira eu possa os ajudar

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×