Suplemento Alimentar

Creatina Engorda ou Emagrece?

Muitos pensam na possibilidade, de fato real, de que a creatina engorda. Entretanto, a questão que você realmente deveria estar perguntando é se a creatina te fará ganhar gordura!

A maioria das pessoas sabe que músculos pesam mais que gordura. Isso quer dizer que você pode perder gordura, mas ainda assim ganhar peso porque ganha músculos.

A creatina não foi desenvolvida como um produto para perda de peso. A creatina é formulada e comercializada como um produto que te ajuda a se exercitar por mais tempo, para que você possa criar músculos mais rápido.

A creatina ajuda a aumentar os níveis de energia nos músculos, o que quer dizer que você não sente fatiga tão rápido quando está se exercitando. Assim você pode se exercitar por mais tempo.

A creatina engorda em peso de músculos ou de gordura?

Primeiramente, o efeito colateral mais comum do uso de creatina é inchaço e retenção de líquidos. Quando isso acontece, uma flutuação de peso de cerca de 2 a 5 quilos é normal.

É importante notar que peso de água ou peso de inchaço não é permanente. Uma vez que seus níveis de creatina diminuam, você deve ver esse peso extra desaparecer.

Agora vamos falar sobre outros tipos de ganho de peso. Se você está se exercitando enquanto a usa, a creatina engorda em peso de músculos e não de gordura.

A creatina tem poucas calorias, gordura e carboidratos. Isso quer dizer que você não está adicionando lixo ao seu corpo quando usa creatina – embora você deva sempre ler o rótulo de um produto para ter certeza!

Há benefícios no uso de creatina com proteína?

Logicamente falando, a combinação de proteína e creatina deve te oferecer resultados excepcionais.

Na maioria dos casos, fisioculturistas usam proteína e creatina como parte de sua rotina de exercícios para ganhar massa. Alguns até combinam as duas em um shake.

A Creatina Emagrece?

Sim! De alguma forma, a creatina emagrece por te ajuda a ganhar e manter tecido muscular magro metabolicamente ativo, o que faz dela um queimador de gordura indireto.

De forma simples, quanto mais músculos você tem no seu corpo, mais você pode se exercitar, e mais calorias você pode queimar durante e depois das suas sessões de exercícios.

Além disso, a creatina também te ajuda a elevar seu metabolismo mais diretamente, através de suas propriedades de hidratação. “Uma célula bem hidratada tende a ser mais metabólica,”

Mais sobre Creatina e Perda de Peso

O Princípio em que Creatina Emagrece

Além dos outros benefícios da creatina, como ela pode afetar seu peso? Não se preocupe, vamos chegar lá, mas primeiro você tem que entender…

Quando você toma creatina como um suplemento, ela satura as células musculares conforme elas se enchem de água. Creatina atrai a água presente no seu corpo para seus músculos. Mas os músculos não estão prontos para aceitar essa grande quantidade de água, e para fazer isso, as células musculares devem se expandir.

Aqui os músculos crescem e se tornam mais fortes. Mas se você é uma mulher e não quer que isso aconteça, porque você não quer músculos grandes, você precisa tomar cuidado com as calorias que ingere, você nunca deve exceder. Na verdade, muitas mulheres tomam creatina, mas não têm músculos grandes, apenas tonificados. Entretanto, aqueles que tomam creatina, sejam homens ou mulheres, terão pelo menos um pequeno crescimento no tamanho dos músculos.

Agora, já que músculos maiores requerem mais calorias para manter seu novo tamanho (lembre-se, isso não quer dizer enormes, apenas maiores que antes), os músculos não terão outra escolha senão buscar suas reservas de gordura para conseguir as calorias necessárias para manter seu tamanho.

Durante um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), pessoas foram divididas em 2 grupos que receberam, respectivamente, 10 gramas de creatina por dia ou um placebo, por 3 meses, durante os quais eles fizeram atividades aeróbicas de intensidade média.

Resultado: aqueles tomando creatina tinham níveis mais baixos de glicose, aparentemente porque a creatina usou mais glicose da corrente sanguínea para levar aos músculos.

As vantagens desse processo são várias:

  • Células musculares podem ter mais energia para queimar e isso permite que você se exercite por mais tempo.
  • Queimar uma quantidade maior de gordura previne o acúmulo de gordura e promove perda de peso.
  • Ao armazenar mais glicose nas células musculares, ela aumenta o volume das células, e assim de massa muscular.

É por isso que creatina é um dos métodos usados por muitas pessoas que querem voltar à forma!

Você era do grupo de pessoas que acredita que a creatina engorda ou emagrece? Você já tomou este suplemento em alguma fase da vida? Comente abaixo os resultados à época.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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25 comentários

  1. Eu já tomei creatina por alguns meses, no início, eu sentia uma certa dificuldade ao urinar, em contrapartida eu conseguia me exercitar com cargas bem mais pesadas, e meu bumbum que ja era grande ficou enorme mesmo mesmo sem que eu os treinasse tanto, então decidi parar com a creatina. Outro detalhe: meu trapézio ficou enorme, eu odiei!

  2. Gostaria de saber se so fazendo caminhada é possível ganhar massa muscular com creatina,tenho muitas duvidas to fazendo dieta e nao sei se devo tomar a creatina,to com 70k quero perder 10k quilos e nao sei se vai me ajudar ou se deixo pra tomar depois de perder os meus quilinhos por favor me ajude.

  3. Eu faço ciclismo ando 28km todos os dias faço jiujtis 3vezes por semana 2h eu queria saber se eu tomar creatina eu vou perde peso ou ganha faço uma dieta de 2500calorias eu tenho esta duvida em consumir lá.

  4. A creatina é um suplemento excelente, eu consegui levantar muito mais peso consumindo ela, mas não vi ganhos muito elevados de massa muscular só de força mesmo .
    Mas ela é um suplemento que retém muito líquido você tem que tomar um mês sim e um mês não. Obrigado gente o site é muito bom.

  5. Olá eu tenho uma dúvida muito grande eu queria sabe se eu toma essa creatina ela vai me ajuda a acaba cm a minha barriga pois eu tenho 26 anos e tenho de altura 178 e eu não quero perde peso quero ter mais pois tenho muito complexo de magreza

  6. Gostaria de saber se a creatina deixa as pernas enormes

  7. Gostaria de saber se com quanto tempo de uso se ver a diferença

  8. Olá quero saber se em mulheres a creatina da estrias e espinhas… Estou com medo de tomar por isso. Obrigada!

  9. Devo tomar a creatina no pre treino ?com quantos minutos e antecedência?

  10. eu tenho 1,90 de altura peso 140 kg fiz academia por 2 anos ai parei por um ano e voltei este ano ja estou fazendo novamente a 5 meses e gostaria se possivel da sua opniao se eu deveria ou não tomar creatina? deis de ja agradeço!!!

  11. Comprei um kit que vem com a creatina da On, gostaria de saber se ela retem muito líquido, pois tomo o Whey da On e no momento quero emagrecer, fiquei 4 meses sem treinar e estou pesando 68 Kg. comecei uma dieta a uma semana e já estou perdendo medidas o consumo da creatina irá atrapalhar a perder medidas e gordura?

  12. comprei a creatina, meu objetivo é ganhar massa muscular, fui orientada pelo professor da academia a não tomar a creatina, me informou que iria ficar gorda pq ia reter liquido, mesmo assim estou co duvidas se deve tomar. minha duvida é : vou ficar gorda ou grande ?

  13. Queria saber se ganho massa tomando creatina ñ faço academia mas sou jogadora de futsal.queria saber se la pode ne ajudar de alguma forma pois estou muito magra peso 43k ,tenho 1;54 de altura e 17 anos posso, ganhar massa ?

    • Josi, ela pode ajudar já que você pratica algum tipo de exercício, mas o ideal seria praticar exercícios anaeróbicos como a musculação também para ter melhores resultados e mais satisfatórios.

  14. boas…

    a minha duvida é se possível ficar sarado ou definir músculo tomando creatina.

  15. O uso da creatina está sendo excelente nós meus treinos,pois tenho muito mais energia para executar os treinos, não me sinto fatigada,tb passei a dormir melhor. Uma dúvida,meu treino é dividido em 2xao dia, pela manhã faço um circuito dentro a sala de musculação, retorno as noite para mais 3 treinos,das 18:hs as 21:hs são treinos diferentes com professores…devo tomar a cretina pela manhã ou a noite ? Pois acredito que não posso tomar 2×ao dia certo ? Obg

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