Creme com ácido hialurônico funciona? Cuidados e dicas

atualizado em

O creme com ácido hialurônico chama a atenção de muitas pessoas pela sua promessa de combater os sinais de envelhecimento, como linhas de expressão e rugas, mas será que ele funciona mesmo? 

A aplicação de ácido hialurônico injetável é um procedimento estético muito procurado, devido aos bons resultados de preenchimento de marcas superficiais na pele. O creme com ácido hialurônico, no entanto, não tem o mesmo poder preenchedor que a injeção da substância. 

Isso porque a molécula de ácido hialurônico presente na maioria dos cremes é muito grande para atravessar e atingir camadas profundas da pele. Mas é fato que os cremes com ácido hialurônico são altamente hidratantes e melhoram o aspecto da pele, deixando-a mais bonita e macia.

Veja a seguir o que é o ácido hialurônico, a eficácia do creme com ácido hialurônico no combate aos sinais de envelhecimento, como usá-lo e quais os possíveis efeitos colaterais do produto. 

O que é o ácido hialurônico?

Pele bonita
O ácido hialurônico é responsável pela hidratação e elasticidade da nossa pele

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo, que serve para preencher os espaços entre as células. 

  Continua Depois da Publicidade  

Esta substância está presente em todos os órgãos do corpo humano, porém em proporções diferentes, sendo que a maior concentração está na pele, compreendendo em torno de 50% do total. O restante se concentra mais no líquido sinovial, que banha as articulações, nas válvulas cardíacas e nos pulmões. 

Na pele, o ácido hialurônico é responsável pelo volume, sustentação, hidratação e elasticidade da pele, dando um aspecto macio e saudável à mesma.

A capacidade do corpo em produzir ácido hialurônico diminui com a idade devido ao envelhecimento natural da pele, que começa a partir dos 25 anos de idade. Além do ácido hialurônico, há uma diminuição da produção de fibras de colágeno e elastina. 

Como a molécula de ácido hialurônico é capaz de atrair e reter água, a sua falta deixa a pele mais ressecada, com menos sustentação, viço e elasticidade, tornando-a mais suscetível ao aparecimento de linhas de expressão e de rugas.

  Continua Depois da Publicidade  

Pensando na necessidade de reposição do ácido hialurônico, a indústria de dermocosméticos constantemente trabalha no desenvolvimento de produtos com esta substância em sua formulação. O objetivo dos tratamentos é aumentar a retenção de água na pele, melhorando a sua textura e aparência. 

Como o ácido hialurônico faz parte de várias estruturas em nosso organismo, onde exerce sua ação hidratante e viscoelástica, a substância apresenta aplicações clínicas, além da estética. Ele é usado, por exemplo, em cirurgias oftalmológicas, principalmente de extração de catarata, na reparação de feridas cirúrgicas e também na suplementação de fluido das articulações em artroses.

Como o ácido hialurônico já está naturalmente presente em nosso organismo e, portanto, é uma substância biocompatível, as aplicações estéticas e clínicas são facilitadas e apresentam bons resultados. 

O creme com ácido hialurônico funciona realmente?

Apesar do ácido hialurônico ser uma das substâncias mais utilizadas atualmente para rejuvenescimento, os cremes à base da substância têm maior eficiência na prevenção dos sinais de envelhecimento, se usados com regularidade e em longo prazo. Os cremes, no entanto, não são aplicáveis à correção de marcas antigas e profundas.

Mesmo quando estamos falando de prevenção dos sinais de envelhecimento, nem todos os cremes com ácido hialurônico fornecem um bom resultado. 

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque a eficácia do produto depende do peso molecular do ácido hialurônico presente em sua composição. Se ele for alto, ou seja, se a molécula for muito grande, ela não conseguirá penetrar na pele.

Sendo assim, nem todos os cremes com ácido hialurônico são iguais, existindo aqueles classificados como alto, baixo e baixíssimo peso molecular. Este último é o que fornece os melhores resultados de hidratação e prevenção dos sinais de envelhecimento. 

Para o tratamento de marcas que já estão formadas e são permanentes na pele, os profissionais da área indicam a aplicação do ácido hialurônico injetável, capaz de penetrar nas camadas mais profundas da pele. 

Ele é usado em procedimentos de harmonização facial, para dar volume e contorno às áreas desejadas na face, e em tratamentos corretivos de sinais de envelhecimento. 

Quando o ácido hialurônico é injetado para preencher rugas ou linhas finas, ele funciona bem, pois é aplicado abaixo da epiderme, eliminando uma barreira a ser transposta. 

  Continua Depois da Publicidade  

Já na aplicação tópica, as camadas da pele funcionam como barreiras, a começar pela epiderme, a mais superficial. Por isso, alguns cremes fornecem apenas uma hidratação suave na pele, não tendo nenhum efeito contra linhas e rugas já formadas. 

A grande vantagem do creme com ácido hialurônico é o seu alto poder hidratante, pela capacidade da substância em absorver até 1000 vezes o seu peso em água. 

Dessa forma, o ácido hialurônico funciona como uma esponja na pele, que ajuda a reter a umidade natural, protegendo a pele do ressecamento. Uma pele mais hidratada é mais resistente à formação de linhas finas e de rugas. 

A ação conjunta da elastina, a proteína que dá elasticidade para a pele, do colágeno, que melhora a sua resistência e sustentação, e do alto poder hidratante do ácido hialurônico, resulta em uma pele visualmente bonita e saudável.

Logo, o creme com ácido hialurônico é bastante indicado para quem deseja melhorar o aspecto da pele, deixando-a mais hidratada, suave e macia, e prevenir o aparecimento das rugas e linhas de expressão.

Como utilizar o creme com ácido hialurônico?

Creme
O creme deve ser aplicado na pele de 3 a 4 vezes na semana

O ácido hialurônico pode ser encontrado na forma de sérum (gel), de creme facial e em cápsulas. 

Estes produtos apresentam ótimos resultados e são recomendados para prevenir as rugas e linhas finas, além de auxiliar na hidratação e maciez da pele.

O creme com ácido hialurônico deve ser aplicado diretamente na pele, de 3 a 4 vezes na semana, sempre com ela limpa. 

O valor do produto varia conforme a marca e o peso molecular do ácido hialurônico. Para obter bons resultados em longo prazo, é recomendado que você invista em um bom creme facial com ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular. 

Para garantir que você fará um bom investimento, conte com a orientação de um médico ou médica dermatologista, que será capaz de te indicar o creme com a concentração, peso molecular e nível de pureza adequados do ácido hialurônico para a sua pele. 

Existem outras opções de produtos no mercado, oferecendo na composição, a vitamina C e o ácido hialurônico juntos, por exemplo. Neste caso, a vitamina C atua como um poderoso antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo, proporcionando efeitos antienvelhecimento ainda melhores. Estes produtos também podem ser adquiridos como creme manipulado, devendo ser indicado por um/uma dermatologista.

Quais os efeitos colaterais do creme com ácido hialurônico?

coceira e vermelhidão na pele
A vermelhidão na pele pode ser uma reação alérgica ao ácido

Este ácido é considerado um dos mais estáveis e mais seguros no grupo de preenchedores cutâneos, podendo, porém, causar alguns efeitos colaterais. 

Esses possíveis efeitos colaterais são as reações de hipersensibilidade, ou seja, de alergia:

  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Formação de bolhas
  • Coceira
  • Descamação

Os efeitos adversos com o uso da substância em creme ou cápsulas são raros. Quando há irritação na pele, geralmente é por alguma substância associada ao ácido hialurônico em cremes manipulados.

Conclusão

O creme com ácido hialurônico pode auxiliar na prevenção de rugas e linhas de expressões, ajudando a manter a pele bem hidratada, macia e com aspecto mais saudável. Porém, não tem nenhuma eficácia contra sinais de envelhecimento já formados e bem estabelecidos na pele. 

Para a suavização das linhas finas e rugas superficiais, se indica a injeção de ácido hialurônico que, além do efeito hidratante, também é capaz de preencher espaços entre as células da pele. 

Os cremes com ácido hialurônico podem ser usados em casa, mas é fundamental contar com a orientação de um médico ou médica dermatologista para adquirir o creme com as melhores características para a sua pele. 

Em alguns casos, você pode receber a indicação de cremes com outras substâncias associadas ao ácido hialurônico, devendo recorrer à manipulação do produto com receita médica. 

Você já experimentou algum creme com ácido hialurônico? Como foi a sua experiência com o produto? Tem interesse em corrigir sinais de envelhecimento com esta substância? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

13 comentários em “Creme com ácido hialurônico funciona? Cuidados e dicas”

  1. Nunca usei gostar5de usar pois tenho a pele bem flácida e com rugas já fiz Botox já tirei as pálpebras mais agora surgiram novas rugas

    Responder
  2. Igor,
    Estou usando o Eucerin à noite e dia um da La Roche Posay. Estou com as bochechas parecendo que fiz aplicação. Será que e o efeito dos cremes? Quanto tempo dura para sair esse efeito?

    Responder
  3. Esses produtos tem muito marketing o fato é: as empresas querem so vender. Usei eucerin uns 6 meses não nada de diferente so tem marketing pra ganhar dinheiro!!! Eu não compraria isso mais esses cremes é como se fosse um creme hidratante comum.! Mulheres vivam a vida a industria de cosméticos so quer seu dinheiro!!

    Responder
  4. Deixo mais pergunta: existe cápsula de ácido hialurónico? Se sim qual nome?
    O produto Lanbena de ácido hialurônico é bom? É brasileiro? Cecilia 25.02.19

    Responder
  5. A empresa Eucerin tem cosmeticos com acido hialuronico. Posso citar o hialuron filler noite e o filler dia leia a descricao na internet para saber mais. Engraçado alguns medicos falam que o creme nao da volume e que melhor é o injetavel, mas Eucerin é uma empresa de peso que investi em pesquisa. Sera que medicos tem tempo pra estudar se o creme com acido hialuronico tem ou nao capacidade de dar volume ou tao querendo lucrar estimulando acido hialuronico injetavel que so dura 1 ano e pouco? Nao querendo desmerecer o conhecimento medico e so uma opiniao detalhista e ampla. O creme de acido hialuronico eucerin tem ingredientes que estimulam a producao natural de acido hialuronico da propria pele. O acido hiluronico injetal leva em torno de um ano e pouco pra acabar e o creme acido hialuronico na minha percepcao vai estar mostrando efeito em longo prazo

    Responder
    • Concordo com o seu posicionamento, me parece um investimento muito alto para pouco tempo, por isso, uso e recomendo o sérum 10 supreme da vichy, estou usando a seis meses por indicação da minha dermatologista, uma vez que tive alguns problemas de pele, o que gerou um certo receio em estar fazendo preenchimento e outros procedimentos, os resultados já são perceptíveis, estou bastante satisfeita, pretendo continuar.

      Responder
  6. Vocês do site dizem que o creme com acido hialuronico talvez nao seja tao efetivo e que as moleculas grandes dele nao passam nas camadas mais profundas da pele. Certo! Mas atualmente existem empresas especialistas em cosmeticos com acido hialuronico. Sair comprando qualquer produto com acido hialuronico pode ser exagerado e talvez nao traga o efeito de preenchimento que tantos desejam! Veja oque diz este produto uma marca especialista em acido hialuronico que comprei: “1 Moleculas Grandes de Acido Hialuronico atuam na origem das rugas finas na camada superior da pele.
    2 Moleculas pequenas de acido hialuronico penetram nas camadas mais profundas da pele onde as rugas profundas sao formadas.
    3 ingrediente ativo Saponina de soja, que estimula a producao natural de acido hialuronico em ate 256%, nas camadas mais profundas da pele”. sao 3 em um, em um so produto! Vocês do site esqueceram de leva em conta Moleculas Pequenas do Acido hialuronico essas sim penetram profundamente na pele. Eu tava fazendo alguns calculos com o acido hialuronico injetavel o efeito dele acaba em torno de um ano, vale a pena pagar caro e ter efeito somente por um ano? ja o creme com acido hialuronico como o citado acima provavelmente vai proporcionar um efeito de preenchimento efetivo em torno de um ano ja que o mesmo esta estimulando a producao “natural” de acido hialuronico da propria pele. Calculo feito levando em conta o tempo que a pele leva pra absorver o Acido hialuronico injetavel! As pessoas querem efeito rapido e muitas optam pelo A. H. injetavel mais é por um curto periodo entorno de 1 ano, 1 ano e 2 meses.

    Responder
    • Igor vocé conhece algum creme ( comercial) com ácido hialurónico de moléculas pequenas? Qual sería ? Como identificar?
      Estou bem frustrada pois fiz uma aplicação Skin booster- com ácido hialur.líqudo e tive pouco ou nada de resultado. Dizem que devo refazer- mais 2 a cada 30 dias mas não ptetendo ate porque tive bastante dor ( anestésico tópico bem fraco) e hematomas (ok sumiram em 6 dias cerca).
      Pode me contatarr? Ceciliaheb@gmail..com

      Responder