Publicidade

 

Coração e cérebro

Cuidar da Saúde do Coração Também Protege o Cérebro do Envelhecimento

Muitas das mesmas coisas que as pessoas devem fazer para ter um coração saudável, como se exercitar, comer bem e evitar cigarros, também podem ajudar a proteger o cérebro do declínio cognitivo e demência, de acordo com a American Heart Association e a American Stroke Association.

Publicidade

Tanto o coração quanto o cérebro precisam de um fluxo sanguíneo adequado. Mas os vasos sanguíneos podem se estreitar e enrijecer ao longo do tempo, aumentando o risco de ataques cardíacos e derrames, bem como o declínio cognitivo, de acordo com um artigo que as organizações publicaram no jornal Stroke.

As chances deste tipo de dano em vasos sanguíneos, conhecida como aterosclerose, podem ser minimizadas por um estilo de vida saudável e a manutenção da pressão sanguínea, bem como níveis de açúcares e colesterol no sangue, dentro de níveis seguros, observam os autores.

“A maioria das autoridades de cuidados de saúde estão confortáveis recomendando medidas saudáveis de estilo de vida e controle de fator de risco cardiovascular para prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais”, disse o autor principal Dr. Philip Gorelick, pesquisador da Faculdade de Medicina Humana da Universidade Estadual de Michigan em Grand Rapids.

“Muitos, no entanto, não estão cientes ou conhecedores sobre a possibilidade de que muitos dos mesmos fatores básicos que previnem ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais também podem prevenir ou atrasar o aparecimento de comprometimento cognitivo e demência”, disse Gorelick.

Cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo poderiam ter demência até 2030, de acordo com o artigo. O documento enfatiza a importância de tomar medidas para manter o cérebro saudável o mais cedo possível, pois a aterosclerose pode começar na infância.

A pressão arterial elevada, o colesterol alto e altos níveis de açúcar no sangue, por exemplo, podem prejudicar os vasos sanguíneos, provocando complicações que, eventualmente, reduzem o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Publicidade

Embora essas condições possam ser ministradas com medicamentos, os autores enfatizam que o maior benefício para a saúde cerebral e a função cognitiva nem sempre pode ser encontrado em remédios.

“Embora seja extremamente importante controlar a pressão arterial e o colesterol com medicamentos, há o maior benefício para a saúde cognitiva e cerebral se a pressão arterial e o colesterol possam ser mantidos em níveis saudáveis através de coisas que todos podem fazer, como praticar exercícios aeróbicos, comer uma dieta mediterrânea e manter um peso saudável “, disse o Dr. Andrew Budson, pesquisador da Universidade de Boston e autor de “Sete passos para gerenciar sua memória: o que é normal, o que não é e o que fazer sobre isso”.

Uma dieta mediterrânea geralmente inclui muitas frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes e azeite. Esta dieta também tende a favorecer fontes magras de proteínas, como frango ou peixe no lugar da carne vermelha, que contém mais gorduras saturadas.

Muitas vezes, uma dieta ocidental moderna consiste em uma série de alimentos processados, açúcar refinado e farinha, e está emparelhado com um estilo de vida desprovido de exercício, afirma Budson, que não estava envolvido no artigo.

É importante que seja adotada uma dieta mediterrânea, juntamente com outros hábitos saudáveis ​​para o coração, o mais cedo possível para obter o máximo benefício, ressalta o artigo.

Publicidade

“A recomendação não é nova”, disse a Dra. Hannah Gardener, pesquisadora de neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami, na Flórida, que não estava envolvida no artigo. “O tempo para agir para reduzir o risco de AVC e demência é de muitas décadas antes que esses riscos de saúde surjam ou sejam diagnosticados”.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você cuida da sua saúde cardiovascular com exercícios e dieta corretas, como citado acima? Pretende melhor sabendo dos benefícios para a saúde cerebral também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×