Publicidade

 

Cúrcuma

Cúrcuma: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

A cúrcuma ou açafrão é o tempero que dá ao Curry, famosa especiaria indiana, a cor amarela, o aroma e o sabor característicos. Ela é usada na Índia e por diversas tribos indígenas há milhares de anos como especiaria e também como erva medicinal. Nos Estados Unidos a cúrcuma é usada no preparo dos tradicionais molhos de mostarda.

Publicidade

Pesquisas recentes reafirmaram o que os antigos já sabiam: a cúrcuma realmente contêm substâncias com propriedades medicinais. São compostos chamados curcuminóides, o mais importante dos quais é a curcumina.

A curcumina é o principal ingrediente ativo do açafrão. Ela possui efeitos anti-inflamatórios potentes e é um antioxidante muito eficiente.

O que é a cúrcuma?

A cúrcuma (Curcuma Longa) é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre, e tanto a sua folhagem quanto a raiz são bastante parecidas, diferenciando-se basicamente pela coloração interna. Enquanto o gengibre tem uma coloração amarelo-clara, a cúrcuma é de um alaranjado profundo.

A cúrcuma ou açafrão tem um sabor caracteristicamente picante e amargo e uma fragrância suave que lembra laranja e gengibre.

O rizoma ou raiz da cúrcuma é muito utilizado como anti-inflamatório tanto na medicina chinesa quanto indiana e, por causa de sua cor amarelo alaranjada, tem também sido utilizada ao longo da história como condimento, corante têxtil e remédio.

A raiz pode ser consumida fresca ou na forma de extrato. Para se preparar o extrato, os rizomas do açafrão são fervidos e, em seguida, secos em forno quente. Após isso, são moídos e obtém-se o pó que é comumente usado como tempero culinário, para tingimento de fibras têxteis e corante de alimentos, ou como medicamento.

Publicidade

A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório muito efetivo para o tratamento de doenças inflamatórias como artrites, tendinites e machucados em geral. A planta também é um excelente purificador do sangue efetivo também no controle do colesterol. Os chineses a usam nos seus tratamentos medicinais há mais de quatro mil anos e seu consumo é bastante seguro.

A Curcumina

O principal ingrediente ativo do açafrão é a curcumina. Ela é um pigmento fenólico que tem um sabor ligeiramente amargo e picante e um cheiro bastante característico que lembra a mostarda.

É a curcumina que dá ao açafrão a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação ao câncer.

Embora ainda estejam sendo feitos estudos a respeito dos efeitos da curcumina sobre o câncer, nota-se que em países como a Índia e o Sri Lanka, onde a cúrcuma é consumida diariamente a incidência de câncer de colo, útero, próstata e pulmões é muito mais baixa do que nos países que não têm o hábito de consumi-la.

Benefícios da curcumina – A melhor forma de se obtê-los e como toma-la

O açafrão pode ser facilmente adicionado à dieta. Seja na forma de pó (depois de cozido, seco e ralado), ralado cru como se faz com o gengibre, ou como suplemento na forma de cápsulas, extrato ou gotas.

Publicidade

A maioria dos estudos sobre o açafrão mostra que seus benefícios à saúde ocorrem quando se consome uma dosagem superior a um grama por dia intercalado com as refeições. No entanto, é muito difícil chegar a este nível de consumo usando-o apenas como tempero dos alimentos.

Para obter seus efeitos completos, é preciso tomar um extrato que contenha quantidades significativas de curcumina.

Para aumentar a absorção de curcumina nos intestinos é recomendado o consumo concomitante de pimenta do reino, gengibre ou azeite.

Pesquisas mostraram que o consumo diário de duas a três gramas de cúrcuma por um período de dois meses curou úlceras estomacais em até 75 por cento dos pacientes tratados.

Perfil Nutricional

A cúrcuma é uma excelente fonte de ferro e manganês. É também uma boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio. Veja todos os valores de referência na tabela a seguir:

Valores em porcentagem ideal para o consumo diário tendo como referência uma quantidade de duas colheres de chá de cúrcuma ralada.

Calorias totais: 16

Nutriente                   Porcentagem

Manganês17
Ferro10
Vitamina B65
Fibras4
Cobre3
Potássio3

8 principais benefícios da cúrcuma

A cúrcuma pode ser o suplemento nutricional mais eficaz existente. Muitos estudos de alta qualidade mostram que ela tem grandes benefícios para o corpo e cérebro. Veja os 10 principais benefícios para a saúde atribuídos a ela.

1- A curcumina é um composto anti-inflamatório natural

A curcumina é um potente anti-inflamatório e, ao contrário da maior parte dos medicamentos usados para tratar inflamações, a ingestão do açafrão não provoca úlceras ou leva ao risco de hemorragias internas. Pelo contrário, ela ajuda a proteger os órgãos do sistema digestivo.

A curcumina age em vários estágios do processo inflamatório, mas sua eficácia está no fato de se tratar de uma substância bioativa, que combate a inflamação em nível molecular. Estudos já mostraram que a curcumina pode ser comparada com os fármacos tradicionais usados como anti-inflamatórios, porém, sem os efeitos colaterais que os medicamentos provocam.

A revista americana Oncogene publicou os resultados de um estudo comparativo entre vários compostos anti-inflamatórios e descobriu que a aspirina e o ibuprofeno são menos eficazes que a curcumina, o que a coloca entre os compostos anti-inflamatórios mais eficazes do mundo.

Publicidade

Algumas pesquisas mostram que a curcumina pode aliviar os sintomas de uveíte – inflamação intraocular. Outra pesquisa mostrou que tomar açafrão diariamente durante vários meses pode melhorar a função dos rins em pacientes com inflamação nestes órgãos.

Pesquisadores ainda ressaltam que algumas doenças fatais como câncer, colite ulcerosa, artrite, níveis elevados de colesterol e dor crónica podem ser resultado de inflamações.

2- Cúrcuma aumenta drasticamente a capacidade antioxidante do organismo

Acredita-se que a oxidação das células e tecidos é um dos mecanismos que leva ao envelhecimento e ao desenvolvimento de muitas doenças. A oxidação no organismo seria causada por radicais livres, moléculas que tendem a reagir com substâncias orgânicas importantes, tais como ácidos graxos e proteínas.

A curcumina é um potente antioxidante da cúrcuma que pode neutralizar os radicais livres, devido à sua estrutura química. Além isso, a curcumina também aumenta a atividade de enzimas antioxidantes próprias do corpo. Dessa forma, a curcumina age duplamente contra os radicais livres primeiro bloqueando-os diretamente e, em seguida, estimulando os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.

3- A curcumina reduz o risco de doença cardíaca

As doenças cardíacas são atualmente a maior causa de mortes no mundo. Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a prevenir o acúmulo de placas que podem obstruir as artérias e levar a ataques cardíacos e derrames. Ela funciona porque seu princípio ativo pode ser capaz de impedir a oxidação do colesterol no organismo. Sabe-se que o colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos e acumula-se levando a ataques cardíacos e acidentes vasculares no cérebro.

Além disso, a cúrcuma é uma boa fonte de vitamina B6, necessária para manter os níveis de um aminoácido chamado homocisteína. Altos níveis de homocisteína são considerados um fator de risco significativo para danos nos vasos sanguíneos, aterosclerose e doenças cardíacas. Já uma ingestão elevada de vitamina B6 está associada com um risco reduzido de doenças do coração.

4- Diminui os níveis de colesterol no organismo

Pesquisas revelam que as moléculas de curcumina funcionam como mensageiras que se comunicam com genes das células do fígado, direcionando-as para aumentar a produção de proteínas que criam receptores para o LDL (mau colesterol). Com mais receptores de LDL, as células do fígado são capazes de eliminar uma maior quantidade de colesterol do organismo do que naturalmente faria.

5- A curcumina melhora a função cerebral e diminui o risco de mal de Alzheimer

Os neurônios são células capazes de se dividir, se multiplicar e formar novas ligações ao longo de toda a nossa vida. Um dos principais fatores deste processo é fator neurotrófico (ou BDNF – Brain-Derived Neurotrophic Factor), um tipo de hormônio de crescimento que funciona no cérebro. Muitos distúrbios cerebrais comuns têm sido associados à diminuição dos níveis deste hormônio. Isto inclui a depressão e a doença de Alzheimer.

Publicidade

Curiosamente, a curcumina pode aumentar os níveis cerebrais de BDNF e com isso, retardar ou até mesmo reverter a diminuição de funções cerebrais relacionadas à idade e prevenir doenças cerebrais.

Um número grande de estudos tem sugerido que a curcumina também protege contra a doença de Alzheimer diretamente. Ela age acionando um gene responsável pela produção de proteínas antioxidantes no cérebro. Um estudo publicado no Jornal italiano de Bioquímica em 2003 detalhou o papel da curcumina na indução de um sistema de proteção de tecido cerebral. De acordo com esta pesquisa, quando tal sistema é acionado ele induz a produção de um potente antioxidante, que protege o cérebro contra lesões oxidativas causadas por radicais livres. A oxidação é tida como um fator importante no envelhecimento e responsável por doenças neurodegenerativas incluindo demências como a doença de Alzheimer.

6- Cúrcuma pode ajudar a prevenir e até mesmo tratar alguns tipos de câncer

O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de grupos de células no organismo. Pesquisadores afirmam que a ingestão de cúrcuma pode interferir bloqueando o crescimento, o desenvolvimento e a propagação do câncer em nível molecular nas células.

Acredita-se que as funções antioxidantes da curcumina agiriam protegendo as células do cólon, da próstata, da mama, da pele, entre outros órgãos, dos radicais livres que podem danificar o DNA celular. No caso destes órgãos, a renovação celular é bastante rápida, o que os torna mais sensíveis à ocorrência de câncer. Isto se explica porque há uma replicação celular frequente e com isso a possibilidade de mutações no DNA também aumenta e pode resultar na formação de células cancerosas.

Um estudo americano de 2007 combinou a curcumina com a quimioterapia para o tratamento de câncer de intestino em células de um laboratório. Os resultados mostraram que o tratamento combinado matou mais células cancerosas do que a quimioterapia sozinha.

A curcumina também ajuda o corpo a destruir as células cancerosas que já sofreram mutação evitando que se espalhem através do corpo na forma de metástase. Esta ação se dá através do reforço da função hepática e da inibição da síntese de uma proteína que colabora na formação de tumores fornecendo sangue adicional necessário para o crescimento das células destes.

Novos estudos ainda estão sendo desenvolvidos para provar que doses elevadas de curcumina podem ajudar a tratar o câncer em seres humanos, no entanto, há evidências de que sua ingestão pode ajudar a prevenir a ocorrência do câncer especialmente do sistema digestivo. Num estudo com 44 homens com lesões no cólon que, por vezes, se tornam cancerosas, foram dadas quatro gramas de curcumina por dia, durante 30 dias. Observou-se uma redução de 40% do número de lesões nos pacientes.

7- Pacientes com artrite respondem muito bem à suplementação com curcumina

A artrite é um problema comum nos países ocidentais. Existem vários tipos diferentes, mas a maioria envolve algum tipo de inflamação nas articulações. Dado que a curcumina é um potente anti-inflamatório e age também contra a dor, ela poderia ajudar no tratamento contra a artrite.

Publicidade

Também pela sua ação antioxidante, a curcumina é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias químicas que podem viajar através do corpo e causar grandes danos às células saudáveis ​​e suas membranas celulares. Isto é importante em doenças como a artrite, onde os radicais livres são responsáveis ​​pela inflamação das articulações que geralmente causa dor e danos em sua estrutura. Por este motivo, pessoas com doenças nas articulações encontrar alívio quando usam o tempero regularmente.

Em um estudo recente entre pacientes com artrite reumatoide, compararam a curcumina com fenilbutazona e perceberam que as pessoas que receberam curcumina tiveram melhorias mais significativas em relação à rigidez matinal e a capacidade de caminhar, além de diminuição do inchaço das articulações.

8- Age na prevenção ao diabetes

Estudos preliminares sugerem que tomar açafrão diariamente pode ser essencial para a redução de açúcar no sangue e para reverter a resistência à insulina.

Em 2009, a revista Biochemistry and Biophysical Research Communications, especializadas em pesquisas biológicas, publicou um estudo sobre como a suplementação com cúrcuma pode ajudar a inverter o diabetes.

O estudo descobriu que a curcumina no açafrão é literalmente 400 vezes mais potente do que a metformina, uma droga usada comumente para melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar a reverter o diabetes tipo dois.

Além de prevenir as causas da diabetes, a curcumina também tem provado ajudar a reverter muitas das questões relacionadas com a resistência à insulina e a hiperglicemia. Um exemplo a ser citado é o caso da retinopatia (doença da retina), uma das complicações mais comuns do diabetes onde vasos sanguíneos danificados causam cegueira. Um estudo descobriu que a suplementação com curcumina pode retardar essa complicação horrível do diabetes por causa de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Como tomar? Ideias para servir a cúrcuma no dia a dia

– Adicione cúrcuma ao ovo cozido da salada para dar-lhe uma cor amarela mais apetitosa;

– Misture o arroz integral com passas e castanha de caju e tempere com açafrão, cominho e coentro;

Publicidade

– Adicione a especiaria diretamente à couve-flor cozida no vapor, ou ainda faça um molho cremoso para acompanha-la adicionando açafrão e cebola seca a um pouco maionese, sal e pimenta.

– Cúrcuma é um ótimo tempero para incrementar as receitas que levam lentilhas.

– Dê aos molhos para salada um tom amarelo-alaranjado, adicionando um pouco de pó de açafrão a eles.

Vídeo:

Veja no vídeo que irá aparecer abaixo algumas dicas da nutricionista:

Efeitos colaterais da cúrcuma e segurança do consumo

Cúrcuma não é um alimento que comumente cause alergias e não é conhecido por conter quantidades mensuráveis ​​de purinas ou oxalatos, no entanto algumas pessoas relataram reações alérgicas à cúrcuma, especialmente após a exposição da pele ao sol. Nestes casos foram relatadas suaves erupções cutâneas acompanhadas de coceira.

Há registros de reações adversas em pessoas que consumiram doses elevadas de açafrão. Nestes casos foram observadas as seguintes reações:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Retardo na coagulação do sangue
  • Função hepática aumentada
  • Contrações da vesícula biliar
  • Hipotensão (pressão arterial baixa)
  • Contrações uterinas em mulheres grávidas
  • Aumento do fluxo menstrual
  • Diminuição drástica do nível glicêmico em diabéticos
  • Dores no estômago
  • Diminuição na absorção de ferro

Pessoas que tomam certos medicamentos também devem ter cuidado ao ingerir cúrcuma ou usar suplementos que a contenham. Seu princípio ativo pode interferir na ação de anticoagulantes como a aspirina e na absorção de medicamentos não esteroides, anti-inflamatórios e outros suplementos que estejam sendo tomados.

Referências adicionais:

Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

  1. Xu, Ying, et al. “Curcumin reverses the effects of chronic stress on behavior, the HPA axis, BDNF expression and phosphorylation of CREB.” Brain research 1122.1 (2006): 56-64.
  2. Menon, Venugopal P., and Adluri Ram Sudheer. “Antioxidant and anti-inflammatory properties of curcumin.” The Molecular Targets and Therapeutic Uses of Curcumin in Health and Disease. Springer US, 2007. 105-125.
  3. Wongcharoen, Wanwarang, and Arintaya Phrommintikul. “The protective role of curcumin in cardiovascular diseases.” International journal of cardiology 133.2 (2009): 145-151.
  4. Anand, Preetha, et al. “Curcumin and cancer: an “old-age” disease with an “age-old” solution.” Cancer letters 267.1 (2008): 133-164.
  5. Mishra, Shrikant, and Kalpana Palanivelu. “The effect of curcumin (turmeric) on Alzheimer’s disease: An overview.” Annals of Indian Academy of Neurology 11.1 (2008): 13.
  6. Xu, Ying, et al. “The effects of curcumin on depressive-like behaviors in mice.” European journal of pharmacology 518.1 (2005): 40-46.
  7. Kulkarni, Shrinivas K., Mohit Kumar Bhutani, and Mahendra Bishnoi. “Antidepressant activity of curcumin: involvement of serotonin and dopamine system.” Psychopharmacology 201.3 (2008): 435-442.
  8. Nagpal, Monika, and Shaveta Sood. “Role of curcumin in systemic and oral health: An overview.” Journal of natural science, biology, and medicine 4.1 (2013): 3.
  9. Tayyem, Reema F., et al. “Curcumin content of turmeric and curry powders.” Nutrition and cancer 55.2 (2006): 126-131.

Você já conhecia todos esses benefícios da cúrcuma para a saúde? Tem o costume de utilizá-la em algumas receitas do dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (120 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

74 comentários

  1. É com muito prazer que deixo comentários,pois muitas coisas aprendemos,pois as oportunidades de se obter informações junto aos profissionais são mínimas. Portanto,sem querer abusar, gostaria de receber um Email falando sobre uma dúvida: Me refiro a Cúrcuma, que estou fazendo uso por muitos motivos relacionados as doenças. Inclusive,em sua maioria,sou gratificada em fazer uso da mesma. Mas, preciso tirar uma dúvida: É o seguinte: Faço us do Rivotril à 15 anos,pois sou muito ansiosa e sofro de insônia. Comecei a tomar as capsulas de Cúrcuma (manipuladas) de 250 mg. Preciso saber, se devo suspender o uso do Rivotril. Desde de já,muito obrigada pela atenção. Aguardo uma resposta com ansiedade. Um forte abraço,saúde e paz.

    • Melhor conversar com seu médico neste caso específico.

    • Olá Laura.

      Eu também sofria de ansiedade, insónia. Há um ano parei com os químicos que os médicos me prescreveram há anos. Estou curado.

      Andei 10 ou mais anos a tomar. Só me deu cabo dos meus neurotransmissores e de muitas coisas no meu corpo. Tudo ficou desequilibrado. Só está equilibrado porque se toma os quimicos. Os químicos só encobrem os sintomas, não curam.

      A cura está em coisas naturais. Um alimentação saudável. Uma vida ativa. Exercício fisico.

      E veja esta: vitaminas + minerais + aminoacidos = novos e equilibrados neurotransmissores.

      O cérebro comanda. Se não estiver bem do cérebro, todos os seus corpo/sistema fica afetado.

      Fale com naturopatas. Esses são os médicos de verdade. Não aceite químicos.

      Entretanto tenha muito cuidado com todas as suas ações em relação a sua saúde.

      Faça meditacao, faça Yoga, acalme. Nada lhe vai fazer mal. Você vai conseguir ficar boa sem essa porcaria de medicamentos químicos.

      Estou aos seu dispor se quiser falar mais sobre o que quer que seja, especialmente sobre a sua saúde.

      As melhoras e tudo de bom.

    • Se voce quizer deixar o rivotril terá que fazer o desmame ,porque a abstinência é muito acentuada gerando os sintomas psicossomáticos,agora tomando a curcuma e o rivotril juntos nao tem nenhum perigo,qq duvida meu email é [email protected]

    • Rivotril deve ser eliminado mas nao pode ser suspenso derrepente. As doses devem ser diminuidas lentamente ao longo de semanas. Atividade fisica e’ indispensavel (caminhadas, p ex)
      Fale com seu medico

    • Permita me dar uma opinião. Para quem usa drogas, tais como: rivotril, diazepam entre outras, não é bom que parem de uma vez. Isso tem que ser feito aos poucos, pois o organismo já está acostumado. Quanto a ansiedade, não conheço nada melhor do que a l teanina, que ao contrário das drogas, esta funciona como um suplemento.

  2. Onde adquiro as capsulas (se é que há), qual o preço, há contra-indicação medicamentosa, tipo Sinvastatina, Clopidogrel, Zetia

  3. OLá! Estou tomando uma cápsula de cúrcuma 450mg por dia tendo a esperança que vai me ajudar a deixar de usar cortisona diariamente e colaborar em geral no meu tratamento clínico para AR ( artrite reumatóide). Se fizer o efeito esperado, volto aqui e darei um outro depoimento.

    À quem se interesse, eu comprei minhas cápsulas importadas através da BioVea ( não sei se posso estar colocando isso) e paguei em torno de 135,00, incluindo taxa de correio e alfandegária.

    • Olá tem tido resultados com o uso da cúrcuma?

    • Olá, Izilda tudo bem? Eu recomendo muito também para AR, a Vitamina D Pura o qual você pode comprar na farmácia e tomar 2 ou 3 gotinhas por dia. E foi isso associado á muita fé em DEUS que me curou dessa doença terrível chamada artrite reumatoide. E o segredo para doenças está na natureza nas coisas naturais que nosso grande arquiteto DEUS deixou na terra para nós seres humanos usufruirmos. Pois a máfia da industria farmacêutica não está preocupada em curar, pois eles somente lucram cada vez mais com as pessoas doentes e com suas drogas ineficazes e sem solução como os remédios vendidos para AR. Desejo melhoras, e sempre fé em DEUS.

      • Olá tmb aconselho tomar cloreto de magnésio pois é excelente pra saúde. Veja os vídeos do dr Lair Ribeiro e dr Arnaldo Veloso são peritos em magnésio. Boa saúde!

      • Olá Rafael.

        Tem toda razão.

        Os tratamentos holístico com tudo que é natural existem há milhares de anos. Mas desde cedo foram ocultados de nós por outros (médicos da candonga).

        DEUS deixou mesmo, juntamente connosco, na terra tudo o que é necessário para termos uma longa e saudável vida.

        Mesmo as coisas que matam se usadas em quantidade mortífera, teem benefícios se usados adequadamente, em quantidades menores. Ou então servem para outras coisas.

        O mundo é às pessoas estão a começar a tomar consciência disto. E graças a evolução das coisas, a informação flui muito mais rápido e vai mais longe.

        Tudo de bom 👍

  4. A reportagem é muito boa mas seria conveniente substiuir o termo “açafrão” por “cúrcuma”. O açafrão é o pistilo de uma flor, muito utilizada na culinária espanhola, por exemplo, para dar cor e sabor à famosa paella. A cúrcuma também é chamada no Brasil de “açafrão da terra” por causa da sua cor, que lembra o amarelo vivo do açafrão, mas não tem nenhuma relação com o açafrão verdadeiro, muito menos no sabor.

  5. PORTUGUES MARIA JOSE

    BOA TARDE POR ESTA QUERIA SABER SE A CURCUMA COMPRADA EM GRADES ARMAZENSQUE QUE E CURCUMA MUIDA SERA BOUA PARA CONCUMO COMO A CURCUMA EM CAPCULAS E POR FABOR ENDICAME A DOZA DO DIA OBRIGADA

    • Não há quem lhe possa responder se não souber perguntar.

    • Olá dr Lair Ribeiro diz que a curcuma em pó comprada em armazéns é melhor que em cápsula ou comprimidos. Mas as de comprimidos são mais fácil pra engolir e já vem na quantidade certa. Aí vc escolhe.

    • Olá Portugueses Maria José.

      Vai dar igual.

      Eu não sei qual é o seu proposito para tomar as cápsulas de Curcuma. Mas… Comece com pouco e veja como reage o seu corpo/sistema. Se se sentir bem a tomar, então pode aumentar até ver. Mas não passe das 1/2 gramas diárias.

      Pode adicionar o pó de açafrão/Curcuma nas comidas. Consuma sempre que puder, para dar ao organismo a quantidade necessária num determinado tempo.

      Aconselha se sempre muito cuidado no entanto.

    • PROCURE UM MÉDICO HORTOMOLECLUAR PARA TE RECEITAR A DOSE CERTA.

  6. Bom dia gostava de saber por quanto tempo posso tomar o cha de curcuma . Para triglicericos e colesterol

  7. comprei açafrão em pó. Quero consumir para emagrecer mais não tenho tempo de fazer exercícios mesmo assim vou emagrecer?

  8. Regularmente compro 1 pacotinho de Açafrão no balcão de temperos do supermercado ao preço de R$5,00.
    Dissolvo o pó do pacotinho em 1 litro de água e diariamente tomo 1 copo.
    A pergunta que faço é se procedendo desta maneira estou me beneficiando das propriedades da cúrcuma como anti inflamatório, anti oxidante, etc. ???

    • O melhor é comprar em mercados a granel, ou casas de produto natural, consuma uma colher de chá por dia diluído em água ou na comida.

    • Farmacia de manipulação para fazer a dose de curcuma em capsulas é diferente de açafrão.

    • Fiz quadrante de mama e a oncologista recomendou usar a curcuma ,a curcuma é um pó quase parecido com cenoura .
      Tomo meia colher de café com água ou suco de uva .

    • Aqui meu pai comprou por 1,00.

    • Segundo testes científicos recentes, a curcumina da cúrcuma é melhor aproveitada pelo organismo humano quando consumida juntamente com pimenta-do-reino (x2000, sim, absorção elevadíssima), gengibre (x200, absorção boa) ou alimentos gordurosos (pode ser diluído no azeite de oliva, por exemplo).
      Comer a cúrcuma isolada não traz tantos benefícios para o corpo, principalmente se ela estiver in natura ou em pó comprado em supermercados.

  9. A mesma questão, ou dúvida , da Fátima Fernandes: qual a relaçao benéfica entre a curcuma e a triglicérides alta, e qual a diferença entre o açafrão comum e o açafrao-da-terra. Grátis

    • Olá João…A diferença é que o açafrão “comum” é retirado de uma flor (por isso é caríssimo) e o açafrão da Terra é uma raiz (familia do gengibre), portanto, muito mais barato. Vale lembrar que o leite dourado deve ser consumido com um pouco de pimenta preta (do reino) pois é necessária para a absorção adequada da cúrcuma

  10. Compro regularmente no supermercado um pacotinho de açafrão, aquele baratinho que é utilizado em tempero de comidas. Misturo com um litro de água e diariamente tomo meio copo. Estou procedendo corretamente ? Isto me é benéfico ?

  11. Aqui em casa alem de usar assim como está nas dicas…
    Eu faço para toda minha familia um chá antes de dormir com a CURCUMA E MEL .
    Modo de fazer:
    para cada pessoa 1xícara de água e 1/2 colher de sobremesa de CURCUMA EM PÓ E 1 colher de sopa de MEL.
    MODO DE FAZER:coloque em uma panela…
    FERVA A ÁGUA E ACRESCENTE A CURCUMINA, DEIXE FERVER UNS 5 MIM ( p/ 1 pessoa) OU 10.
    Coloque na caneca ,adoce com Mel e boa SAÚDE. …

  12. Uso o açafrão em saladas e em peixes cozidos. mas não abuso e talvez use por ai menos de uma colher de chá. Fiquei um pouco alertada porque tomo aspirina diária 100 mg. Porque as plaquetas era altas. Podem-me aconselhar sobre o assunto? Obragada

  13. Descobri hipotireoidismo agora em julho tsh 9,86, o clinico que me atende prescreveu somente Levoid , queria saber se posso comprar Curcuma e se ajuda na doença..

  14. Acho que precisa haver um esclarecimento. A curcuma pura, não é fácil de encontrar e custa caro. O açafrão que se adquire barato em pacotinhos no supermercado contém certa quantidade da curcuma, que aí não é pura, mas é benéfica da mesma forma como antiinflamatório, antioxidante, etc.

  15. Onde comprar cúrcuma em pó no Rio de Janeiro?

  16. Gostaria muito de saber se a cúrcumina ou açafrão da terra em pó é bom para soltar o intestino, e para infecção urinária e pedras nos rins…pois comprei aqueles de saquinho em pó e estou colocando nas comidas, tipo no arroz nos legumes e tbm em carnes refogadas…gostaria muito de obter a resposta, pois preciso e quero ajudar muitas pessoas que sofrem de diversos males…inclusive eu ! Grata! bjuss

  17. Por favor gostaria de saber se Corcuma ou acafrao da terra poderia me ajudar com minha tiroide ,tenho hipotiroidismo,posso tomar ? att obrigada

  18. Pesquisando encontrei isso: A cúrcuma e o açafrão vêm de plantas diferentes, de espécies diferentes.

    A cúrcuma não é uma raiz, ela é um rizoma, ou seja, um caule subterrâneo de uma planta. Tudo bem chamar de raiz, mas chamar de açafrão não dá! Chame de açafrão da terra, ok? Ela custa baratinho e é normalmente vendida desidratada e em pó, que é amarelo escuro ou laranja. É ela que contém curcumina, o antioxidante que está na moda e parece ser poderoso.

    Já o açafrão são os estigmas de uma flor de cor lilás, são esses filamentos vermelhos da foto. É um tempero caríssimo vendido em vidrinhos contendo um grama ou menos, tem aroma e sabor diferente da cúrcuma. É normalmente vendido inteiro, pode ser encontrado em pó, mas o pó é vermelho. São usados na paella espanhola. Até onde sabemos o açafrão não tem propriedades antioxidantes.

    Nenhuma das duas especiarias é torrada! Especiarias são desidratadas para que durem mais e desenvolvam todo seu potencial aromático. Elas podem ser curadas e até defumadas, mas torrado é o café e os miolos de quem escreve sem pesquisar direito. Podemos “torrar” as especiarias antes de usar, mas mesmo assim usamos a palavra tostar.

    • Vê-se q vc estudou a liçao. Blz !
      A curcuma em po’ se pode comprar na Casa Pedro a um custo totalmente palatavel menos de 10 R$/kg
      A dose segura e’ uma colherzinha de cafe diaria, da’ aprox uma grama e meia.

  19. Há quase 5 meses com muita dor na perna esquerda,tendo consultado 4 médicos.sem um diagnóstico preciso,tendo tomado antiinflamatórios .analgésicos.injeções de ácido hialurônico etc…comecei a tomar cúrcuma longa 1000mg por dia,inacreditável em 12 dias minha perna está maravilhosa,estou fazendo musculação ,dança ,corrida etc

  20. Sou portadora de Artrite Reumatóide e Policitemia Vera. Estou iniciando hoje uma medicação fitoterápica a base de Cúrcuma. Sofro dores horríveis. Voltarei a comunicar, tenho certeza com ótimas notícias.

  21. Fui diagnosticado com artrite reumatoide há 2 anos e há 1 ano e meio me trato com cápsulas de curcuma longa pois não quis tomar os remédios pesados que os médicos me receitaram e nunca mais tive nenhum dos sintomas ligados ao reumatismo.

  22. Cuidado!
    Cúrcuma não é o mesmo que açafrão!
    O brasileiro precisa aprender isso.

  23. Uso curcuma mesmo tem um amigo q me trás de Uberaba ,ela parece cenoura em pó .Como quase ema colherinha de café ,ou tomo ´água ou suco de uva .A Ancologista indicou q eu fizesse uso ,fiz quadrante de mama.

  24. Ola meus amigos ..na dor..fiquei a saber que sofro da doença autoemune… lupus… esta doença da -me dores horriveis nos meus olhos algo de enexplicavel …..como e uma dença imflamatoria sera que o curcuma poderia me ajudar…apelo a todos os medicos …naturopatas..aos deuzes da terra e do ceu…alguem me ajuda

    • Se a cúrcuma não resolver isso, continue pesquisando as soluções fitoterápicas tipo: aloe vera, aroeira, etc. Se isto não resolver, recorra ao médico dos médicos, a saber, Jesus Cristo!

    • Não custa tentar e tome Vitamina D tem no site da Biovea ou farmácias de produtos naturais , manipulação !

  25. Bem pessoal, todo mundo contribuindo para o uso deste anti inflamatório natural que é o pó de açafrão largamente consumido como condimento no Brasil.
    Várias maneiras e dosagens foram apresentadas com muita propriedade.
    Meu objetivo é lembrar a todos sobre o uso da pimenta do reino associada ao açafrão da terra, que segundo a reportagem acima, potencializa altamente os efeitos da curcumina em nosso organismo.
    Faço uso da seguinte receita: 1/2 copo de leite quente, 01 colher de chá de pó de açafrão e 01 colher de café (rasa ) de pimenta do reino em pó. Misture bem e tome ainda quente a noite depois da última ingestão de alimentos.
    Meu principal objetivo é tratar uma Sinusite Crônica que tanto me atormenta e já estou sentindo melhoras. Abraços a todos.

    • Caro Humberto, já tomei três antibióticos diferentes e não resolveu nada. O médico receitou mais um e estou pensando em não tomá-lo. Hoje é 23 de Março, como está o seu resultado com sua receita(açafrão+pimenta do reino) penso em tomá-la.

      Grato Joel

  26. O uso da Cúrcuma longa em capsulas na base de até 1,5 g/dia teria interação medicamentosa como algum antidepressivo do tipo escitalopram?

  27. Eu tomo tamoxifeno ,será que posso consumir ? Sou diabética

  28. Olá! Eu uso o açafrão da terra com mel e leite, misturados feito máscara p o rosto p controlar rosácea. Senti q é totalmente palatável ingerir essa mistura. Minha pergunta é: posso ingerir uma mistura de mel com 1 colher (café) da cúrcuma? Isso vai fazer os efeitos aqui descritos?

  29. ARTIGO MARAVILHOSO, NESTE INSTANTE ESTOU CONSUMINDO AÇAFRÃO, CENOURA, GENGIBRE RALADOS E UM DENTE DE ALHO AMASSADO, COM UMA PITADA DE SAL E VINAGRE DE MAÇÃ,
    VOU OBSERVAR O QUE VAI ACONTECER.

  30. Estou a tomar curcuma , uma capsula por dia , isto já algum tempo.Tenho artrite reumatide a qual me foi diagnostida há cerca de 5 anos. Na altura já tinha dotres e inchaços nas articulacoes, foi – me receitada a cortizona que nao tomei, tendo recorrido a uma alimentacao mais cuidada e daí mais saudavel como consumindo menos e em alguns casos eliminei mesmo a proteina animal, produtos lácteos (leite e derivados)tb deixei de comer. Actualmente nao tenho dores e quando exporadicamente me doi qualquer articulaçao e sempre nas 48 horas seguintes a ter cometido um erro alimentar. Hoje tenho plena consciencia que podemos evitar muitos problemas de saude se prestarmos mais atençao a nossa alimentacao .

    • Acho que podemos evitar e/ou tratar praticamente todas as doenças com alimentação natural, sem nada industrializado, mto menos leite de animal e derivados e proteina animal.
      Açúcar é outro causador de inémeras doenças, não só glicêmicas, mas inflamatórias tb.
      Uma questão importante que confirmei na minha saúde foi não misturar proteínas com carboidratos na mesma refeição, pois o processo digestivo é incompatível.

  31. KATIA REGINA VIGANON

    FAÇO USO DA CAPSULA DIARIAMENTE DE CÚRCUMA LONGA DE 250mg DIARIAMENTE , E CONSUMO NA ALIMENTAÇÃO PARA DAR COR E SABOR EM TODAS AS REFEIÇÕES .

  32. Boa noite. gostaria de saber porque há tanta diferença de preço da curcuma longa online em relação as farmácias mais populares.Tem alguma coisa a ver com a qualidade e procedência do produto ou a curcuma mais barata tem o mesmo efeito das farmácias mais conhecidas. Os preços variam de 35,00 a mais de 100,00 com a mesma quantidade de cápsulas. Vou ter que tomar durante muito tempo e acredito que essa informação é relevante em relação ao preço mais barato e o efeito real do produto. Obrigado

  33. Alo,gosto de pesquizar e me informar sobre o tema alimentacao.saude suplementos, coisas
    assim tao valiosas e que na maioria das vezes desprezadas como por exemplo:as pessoas
    muitos desenformadas quando sentem alguma dor ou malestar,so para citar uma coisa
    corriqueira ,de imediato procura tomarum analgesico,como sabemos quando nos informamos
    que isso pode levar a lesao do aparelho digestivo e muitas outras consequencias.
    Eu me sinto privilegiada por procurar e obter as informacoes que procuro.Assim nao caio
    no erro dos desinformados.Diariamente faco uso da Curcuma fresca ,eu ralo 2 colheres de cha
    no preparo das minhas refiecoes,faco sucos detox com gengibre ,so para da um pequeno
    exemplo.Agradeco a oportunidade de poder me eesxpressar.

  34. oi bom dia eu tenho lupus é gostaria de saber se posso esta consumindo a cúrcuma /

  35. RITA DE CACIA RUPPEL

    olá, gostaria de saber se é verdade que quem retirou a vesicula não pode tomar curcumina ou acafrao. Tentei algumas vezes, mas sinto um mal estar enorme. Alguém pode me informar?

  36. Olá,gostaria de relatar q tenho dores fortes no pé,devido ao esporão e percebi que quando faço uso do açafrão minha dor no pé desaparece.O problema é q não aguentava mais ingerir a cúrcuma, então descobri algo maravilhoso.Faço uma pasta com as mãos da cúrcuma,moldando cápsulas pequenas e as tomo ,com água,como se fossem comprimidos.

  37. Por favor alguém usa para a síndrome dos olhos secos?

  38. Lara, bom dia. Tive esporão e nada sequer melhorava! Então um amigo me falou do cloreto de magnésio. Comecei a tomar uma xícara de café 3x ao dia, juntamente com 1 colher de cúrcuma+ pimenta do reino (1 colher de café) , duas vezes ao dia, após as refeições. Foi o que me curou!

    Ps. Continuo tomando ambos.
    Boa sorte!

  39. Já tive 2 câncer de mama e 1 aneurisma no coração
    Estou tomando aspirina 100 e tamoxifeno 20 me gostaria de saber se posso fazer uzo de curcuma
    Alguém pode me informar

  40. Tenho hemorróidas há muitos anos. Embora não sejam caso de cirurgia, incomodavam bastante, inclusive com sangramentos periódicos. Há alguns poucos meses passei a consumir cúrcuma em pó diàriamente. Desde então não tive mais sangramentos e notei grande redução no inchaço das veias. Tambem experimentei grande melhora nos problemas de articulações das mãos e braços. Durante anos me consultei com gastroenterologistas que jamais mencionaram as qualidades da cúrcuma para o trato digestivo… Tudo o que sabem é prescrever remédios e tratamentos convencionais da medicina dita “moderna”!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×