Dança do ventre

Dança do Ventre Emagrece?

Muitas pessoas pensam que os únicos exercícios que contam são os que são feitos na academia, na esteira, bicicleta ou elíptico. Acontece que depois de um tempo, esses exercícios repetitivos começam a ficar chatos, e sua motivação para se exercitar diminui. E aí que outras atividades podem entrar, entre elas a dança do ventre. Mas será que a dança do ventre emagrece mesmo? Como ela pode ser benéfica para seu corpo e saúde?

Publicidade

Benefícios da dança do ventre

  • Melhora da postura e tonificação muscular

A dança do ventre tonifica os músculos das pernas, quadril e costas, além de ajudar as juntas e ligamentos com movimentos suaves e repetitivos que estimulam a lubrificação dos mesmos. A dança do ventre também usa pequenos grupos musculares das costas, que geralmente não são exercitados, e os fortalecem. Os músculos tonificados melhoram a postura e previnem dores nas costas.

Os braços e ombros também são tonificados com os movimentos da dança. Como o praticante da dança fica em pé, a dança do ventre pode ser considerada um exercício de suporte de peso, e exercícios desse tipo podem prevenir osteoporose e fortalecer os ossos, além de ajudarem na tonificação geral dos músculos do corpo e melhora da postura. Por isso, podemos dizer que a dança do ventre emagrece realmente, já que quanto mais músculos no corpo, mais calorias você queima em repouso. 

  • Preparo para o parto

Os movimentos da dança do ventre são um excelente exercício pré-natal, tonificando os músculos que são usados durante o parto. Também é um bom exercício para mulheres que querem ter um parto normal, já que seus movimentos facilitam o parto natural.

  • Redução do estresse

Os movimentos suaves e repetitivos da dança do ventre ajudam a aliviar o estresse, já que a concentração necessária para mantê-los faz com que a pessoa se esqueça do estresse. Um dos efeitos do estresse é a tensão muscular, que causa contrações e espasmos musculares em músculos dos ombros, pescoço ou costas, e pode acabar causando dores.

Com a dança do ventre, os músculos relaxam e a circulação de sangue aumenta, evitando as dores. Fazer dança do ventre emagrece porque que o hormônio do estresse, cortisol, promove o depósito de gordura ao invés de deixar que ela seja queimada como energia. Assim, com a dança do ventre te desestressando, você pode emagrecer mais facilmente.

  • Exercício de baixo impacto

A dança do ventre é um exercício aeróbico muito gentil com os joelhos e tornozelos, e como muitas danças do Oriente Médio, é considerada um exercício de baixo a nenhum impacto, fazendo dela um bom exercício para pessoas com problemas em juntas, ligamentos, ou que sofreram alguma lesão e estão se recuperando. 

Quanto a dança do ventre emagrece?

A dança do ventre é um exercício aeróbico que faz você trabalhar várias partes do corpo, queimar calorias, tonificar músculos e aumentar a flexibilidade.

A quantidade de calorias que você queima depende do ritmo da aula de dança do ventre que você escolhe e do seu peso. Em média, uma pessoa de 70 kg pode perder até 300 calorias em uma hora de dança do ventre. E o melhor, não é um exercício repetitivo como os daqueles aparelhos das academias, e você nunca vai ficar entediado com ele.

A quantidade de calorias que você gasta em uma aula de dança do ventre depende do foco da aula. Algumas se focam em movimentos mais lentos, que envolvem mais flexibilidade do que um exercício aeróbico, e nesse tipo de aula você perde menos calorias. Em outras, com movimentos mais rápidos e com um ritmo mais acelerado, você perde mais. A frequência com que você faz a dança do ventre também entra nessa equação.

É claro, se você perde peso ou não com a dança do ventre depende de uma outra conta. Você só perde peso quando consome menos calorias do que gasta. Um déficit de 7700 calorias gera uma perda de 1 quilo de peso, o que significa que se você tiver um déficit de 550 calorias por dia, você pode perder meio quilo em uma semana. Isso quer dizer que, depois de uma hora de dança do ventre, você só tem que gastar mais 250 calorias em outras atividades ou não ingerir essas calorias, e você estará no caminho da perda de peso saudável e duradoura.

Conclusão

A dança do ventre emagrece, é um bom exercício aeróbico que pode te ajudar a sair da rotina dos seus exercícios, e assim te ajudar a se manter no caminho certo para a perda de peso por mais tempo.

Quando você tem um programa planejado de exercícios e alimentação, criando o déficit de calorias necessário para que você perca peso, fazer dança do ventre emagrece. Ela também ajuda a tonificar seus músculos, aumentar sua flexibilidade, e é uma boa forma de exercício caso você tenha lesões que o impeçam de fazer um exercício de maior impacto.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já fez alguma aula de dança para emagrecer? Como foi? Acredita que a dança do ventre seria uma boa opção? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Marília Graziele Teófilo da Silva

    Olá! Comecei e já sinto uma melhora na postura. Parabéns pelo artigo, amei.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*