Publicidade

 

Mamão

Diabético Pode Comer Mamão?

Sabemos que a alimentação de diabéticos pode ser um pouco mais restrita, mas sabemos também que as frutas são boas aliadas para o bom funcionamento do organismo. Alguns alimentos são reconhecidos como vilãos por elevarem os níveis glicêmicos, mas será que expõem as pessoas a riscos maiores?

Publicidade

De olho nos benefícios e também nas contradições, a seguir entenderemos se o diabético pode comer mamão e se a fruta contribui positiva ou negativamente para a saúde dessas pessoas.

Informações nutricionais

Um mamão de tamanho médio pode conter até 120 calorias, fornecendo ainda quase 5 gramas de fibras, 30 gramas de carboidratos e 2 gramas de proteínas. A quantidade a ser consumida pode ser determinante para os benefícios do alimento sem causar problemas ao diabético, como veremos a seguir.

Se você fica de olho em alimentos ricos em vitamina C para fortalecer seu sistema imunológico, você gostará de saber que uma porção de mamão pode garantir muito mais que a necessidade diária recomendada. A fruta ainda pode colaborar com vitamina A, B e E, além dos minerais Cobre, Ferro, Fósforo, Magnésio, Potássio e licopeno, que é um excelente antioxidante. Pode-se identificar ainda uma pequena contribuição de Luteína e ácido pantotênico.

Diabético pode comer mamão?

Sabemos que as frutas são naturalmente doces, e se consumidas em porções adequadas, podem oferecer cargas importantes de nutrientes convenientes para uma boa saúde.

Após inúmeros estudos, podemos dizer que o diabético pode comer mamão, pois a fruta pode auxiliar no tratamento de diabetes tipo 2, já que seu alto teor de fibras apoia o equilíbrio dos níveis de insulina, lipídios e glicose na corrente sanguínea. Além disso, a fruta é uma das mais eficientes para a prevenção de diabetes.

Durante as pesquisas, pode-se notar ainda que os pacientes com diabetes tipo 1 mantinham níveis baixos de glicose quando consumiam mamões regularmente.

A chave da relação entre diabetes e mamão está na quantidade da fruta consumido por refeição. Uma xícara de mamão cortado em cubos, por exemplo, tem apenas 13,7 gramas de carboidratos e 2,5 gramas de fibras. Então, com o consumo consciente, é possível afirmar que diabético pode comer mamão, sim.

Publicidade

Perda de peso

Quem quer perder peso também deve comer mamão. O seu alto teor de fibras possibilita que o sistema digestório funcione de forma regular, logo, as digestões ocorrem de forma eficiente e as toxinas indesejáveis são eliminadas. O mamão também possui alto teor de água, outro elemento importante para o bom funcionamento do sistema digestivo.

O mamão é um eficiente diurético e antioxidante, além de possuir uma quantidade significativa de fibra vegetal e poucas calorias (o que é muito importante para quem não quer ganhar peso).

Pele

O mamão é um agente defensor da saúde da pele, podendo contribuir com a cicatrização de feridas, queimaduras e até mesmo escaras. Para somar mais um benefício oferecido pelo mamão, ele ainda pode atuar contra as celulites.

Coração

O mamão é fonte de vitamina K, importante nutriente para quem sofre com problemas cardíacos. A fruta foi apontada como eficiente para a prevenção de ataques cardíacos. A combinação de vitaminas e antioxidantes, como flavonoides, betacaroteno e licopeno, contribui para o equilíbrio de colesterol LDL e saúde das artérias.

Os médicos afirmam que o mamão pode ajudar no melhor fluxo sanguíneo, reduzindo a possibilidade de desenvolvimento de derrames e doenças relacionadas ao coração. Os altos índices de homocisteína são associados à danificação de vasos sanguíneos, e o folato é outro importante nutriente do mamão que atua contra a ação degradante.

Câncer

O diabético pode comer mamão e ainda garantir uma ajudinha extra na prevenção de câncer. O alto índice de antioxidantes pode favorecer a prevenção de câncer. Esse efeito também pode ser obtido a partir dos chás feitos com as folhas da árvore.

Pesquisas mostraram que o consumo regular do chá pode retardar o crescimento de tumores, o que fez o fruto ser utilizado como um bom medicamento na região ocidental.

Intolerância

É importante também falar sobre a possibilidade de intolerância a algum nutriente contido no mamão. A fruta contém chitinase, que já esteve relacionada a algumas reações alérgicas.

Diz-se ainda que as sementes da fruta contêm carpina, que é uma enzima com substância tóxica. Ela pode influenciar negativamente o sistema nervoso, induzindo a casos de depressão cardíaca ou até mesmo paralisia. A carpina também já esteve relacionada a casos de estreitamento de vasos sanguíneos. Esses são fatores que comprovam que uma avaliação de um profissional é fundamental antes de consumi-lo.

Melhor recuperação

Os exercícios físicos são indicados para o tratamento de diabetes, e o mamão pode ser importante também para a recuperação após os treinos. Ele pode agir contra retenção de líquidos, lesões, inflamações e dores.

Publicidade

O efeito anti-inflamatório também é conveniente para o tratamento local de varizes, favorecendo o sistema circulatório.

Como comer

Se você tem duvida sobre como inserir o mamão à sua dieta, ou não gosta do sabor da fruta pura, invista em saladas de frutas, saladas de legumes, ou até mesmo smoothies.

A seguir, você poderá conhecer alguns smoothies de fácil preparo que ajudam você a saborear o mamão de forma fácil e deliciosa.

1. Smoothie de mamão com blueberries

  • ½ mamão congelado;
  • 1 xícara de blueberries congeladas (mirtilos);
  • ½ xícara de leite de soja (ou desnatado);
  • 1 colher (de sopa) de mel (se quiser).

2. Smoothie de mamão com frutas

  • 1 xícara de mamão congelado
  • 1 xícara de suco de abacaxi
  • ½ xícara de leite desnatado
  • 1 banana fatiada e congelada
  • 2 colheres (de chá) de suco de limão
  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 5 cubos de gelo

3. Smoothie de mamão com manga

  • 1 xícara de manga congelada;
  • 1 mamão médio descascado;
  • ½ xícara de iogurte natural;
  • 1 xícara de gelo;
  • ¼ de colher ( de chá) de extrato de amêndoa.

A adição de grãos integrais também é liberada, ou de acordo com as recomendações médicas.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tinha ouvido falar que o diabético pode comer mamão? Já foi diagnosticado com essa condição e recomendado a consumir a fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×