Mulher de cabelo liso segurando maçã

Dicas de Alimentos Que Fortalecem o Cabelo

Nossa alimentação interfere em todo nosso organismo. A velha máxima: “somos o que comemos”, é a mais pura verdade. Esse fator poderá comprometer nossa saúde como um todo, isso inclui nosso cabelo, obviamente. Quando eles se mostrarem feios, opacos, sem vida, não deveremos nos esquecer que há alimentos que fortalecem o cabelo, e poderão ajudar bastante.

De que é constituído nosso cabelo? 

Nosso cabelo tem em sua composição basicamente a queratina (aproximadamente 85%). A queratina é um aminoácido, sendo o principal responsável por toda a estrutura capilar. O restante dele é hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, cobre, ferro, zinco, iodo, outros aminoácidos, algumas proteínas, lipídios e água.

O cabelo é formado por três camadas:

  • Cutícula – que é a sua camada exterior, fina e incolor. A cutícula é a camada protetora do cabelo;
  • Córtex – contém melanina. A cor dos nossos fios é determinada pela melanina;
  • Medula – é a camada interna, responsável pela reflexão da luz em nossos fios;

Por que nosso cabelo fica enfraquecido?

Além de alimentação inadequada, há outros fatores que contribuem para tornar nossos cabelos feios e ressecados. O estresse costuma provocar sua queda.

Além disso, cabelos submetidos a excessos de produtos químicos, como alisantes, tonalizantes, amaciantes, relaxantes, cloro de piscina, água do mar, etc, vão ficando sem vida, fracos, ressecados e com pontas duplas.

Porém, há fatores não dietéticos que poderão levar à queda dos cabelos:

  • Idade: À medida que envelhecemos, a tendência de nossos cabelos se tornarem mais finos e ralos aumenta;
  • Genética: É um dos fatores determinantes mais comuns, entre homens e mulheres, para a perda dos cabelos. Embora seja mais comum entre os homens, poderá acontecer com mulheres;
  • Efeito sanfona: Engordar e emagrecer repetidamente poderá provocar a queda dos fios, devido aos desequilíbrios alimentares constantes, causando a carência de vitaminas e minerais, o que irá refletir diretamente na saúde dos cabelos;
  • Desequilíbrios hormonais: Alterações hormonais também interferem diretamente sobre a qualidade dos fios. Elas poderão ocorrer por disfunções da tireoide, mais comuns na menopausa e após a gravidez.

Os minerais e a saúde dos cabelos

Os minerais são muito importantes para manter a saúde dos nossos cabelos. A falta deles poderá provocar os seguintes sintomas:

  • Cálcio: A sua falta o tornará frágil e quebradiço;
  • Zinco: A carência desse mineral deixará os fios fracos, quebradiços e opacos;
  • Manganês: A ausência de manganês está diretamente ligada à alopecia, conhecida popularmente como queda de cabelo. É utilizado como aditivo durante os tratamentos;
  • Silício: Sem ele, o cabelo perderá o viço, adquirindo aspecto envelhecido e descamado.

Alimentos que fortalecem o cabelo

Antes de buscarmos remédios para os problemas capilares, poderemos tentar mudar nossos hábitos alimentares. Passamos, a seguir, alguns alimentos que fortalecem o cabelo, e poderão ajudar bastante.

São eles:

1. Proteínas

Sendo nosso cabelo praticamente proteína pura, o seu consumo diário é crucial para mantê-lo forte. É fácil notar quando a quantidade de proteína é insuficiente, porque o fio ficará seco e quebradiço. Em alguns casos, os fios poderão cair bastante. Os alimentos que fortalecem o cabelo e são boas fontes de proteína são: frango, peixe, produtos lácteos, ovos, legumes e nozes.

2. Ômega 3

Está presente nas células que revestem nosso couro cabeludo, fornecendo a oleosidade que permite sua hidratação, e evitam sua descamação. Está nos peixes como salmão, arenque, sardinha, etc, e também no abacate, nozes e sementes de abóbora.

3. Ferro

O ferro é um mineral importante para a construção dos glóbulos vermelhos, que irão nutrir os folículos capilares, fortalecendo as raízes e favorecendo seu crescimento. Quando os níveis de ferro estão baixos, haverá uma interrupção no fornecimento de nutrientes para o folículo. Isso irá afetar o ciclo de crescimento dos cabelos, como também poderá resultar em descamação.

Produtos de origem animal como a carne vermelha, aves e peixes são alimentos que fortalecem o cabelo por serem fornecedores de ferro.

Os vegetarianos poderão aumentar suas reservas de ferro através de alguns vegetais. Entre esses vegetais, incluímos o espinafre, brócolis, couve e o agrião.

4. Zinco e selênio

São dois minerais extremamente importantes na proteção do couro cabeludo. Quando em falta, ocasionarão a queda dos fios. Estão nos cereais e grãos integrais, carne, ovos e ostras.

5. Biotina

A biotina é a vitamina B quando solúvel em água. Sua falta deixará o cabelo quebradiço, e até mesmo se notará a queda dos fios. Inclua alimentos ricos em biotina à sua alimentação, como cereais integrais, fígado, gema de ovos, soja e leveduras.

6. Vitamina A

Atua como uma espécie de condicionador natural. A carência de vitamina A provocará ressecamento e coceira no couro cabeludo, tornando nosso cabelo seco e sem vida. Graças a ela, nossas glândulas sebáceas produzem a gordura necessária para uma hidratação uniforme de nosso cabelo. Teremos essa vitamina nos produtos de origem animal, alimentos de cor amarela/alaranjado como cenoura, abóbora, batata doce, etc.

7. Vitamina C

A vitamina C ajuda na absorção do ferro, por esse motivo, é bastante indicado que ambos sejam consumidos em conjunto. A vitamina C também é ótima para a produção de colágeno que alimenta os fios. As melhores fontes dessa vitamina antioxidante são: mirtilo, goiaba, kiwi, laranja, mamão, brócolis, mamão, morango e batata doce.

8. Vitamina E

Aqueles ricos em vitamina E também são alimentos que fortalecem o cabelo. Eles terão função protetora. Poderemos encontrá-la nas nozes, principalmente.

Máscara caseira para fortalecimento dos cabelos

Além de incluir alimentos que fortalecem o cabelo à sua dieta, também poderá ser utilizada, a cada duas semanas, uma máscara natural e nutritiva.

Faça da seguinte maneira: prepare uma mistura bem homogênea utilizando uma gema de ovo, purê de abacate (utilize aproximadamente meio abacate espremido) e mel.

Aplique sobre o cabelo úmido, massageando delicadamente, enquanto espalha a máscara uniformemente sobre todo o cabelo. Deixe agir por 30 minutos. Enxague abundantemente, até retirar completamente a máscara.

Essa máscara deverá ser feita e utilizada imediatamente. Descarte o que sobrou.

Concluindo

Os alimentos que fortalecem o cabelo poderão ser de grande ajuda, porém, nos casos em que não se notam efeitos importantes através da alimentação, aconselha-se a busca por um dermatologista, que poderá investigar as causas, através de exames, e indicar o tratamento alopático adequado.

Você acredita que precisa aumentar a ingestão de alimentos que fortalecem o cabelo? Seus cabelos estão caindo ou ressecando muito? Já fez algum tratamento? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

2 comentários

  1. Meu cabelo está caindo muito eu estou muito triste e preocupada por que estou ficando sem cabelo me ajudem por favor me dem uma dica.

  2. Nilza, o que me ajudou muito foi Pantogar. Serve para mulher também. Tem também o saw palmetto, acho que mulher também toma. De qualquer forma, acho que o Pantogar vai resolver seu problema. No mais pode ir numa endocrino também ne?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*