A Dieta da Aveia – Como Funciona, Cardápio e Dicas

atualizado em

Entenda como funciona a dieta da aveia, veja quais são seus benefícios, confira um cardápio com os alimentos para segui-la e mais dicas.

É importante que os alimentos certos sejam incorporados da melhor forma ao cardápio de nossas dietas, e não é a toa que sempre ouvimos recomendações sobre grãos naturais e alimentos integrais. Dentre esses, podemos destacar a aveia.

Ela pode ser encontrada em flocos e até na forma de farinha de aveia, assim oferecendo um melhor processo de digestão.

Os benefícios da aveia não são poucos, é exatamente por isso que foi criada a dieta da aveia, que conta com um cardápio preparado de acordo com a inserção do alimento nas refeições, o que induz a uma maior frequência de ingestão de aveia, assim proporcionando ao corpo um melhor uso das suas propriedades.

Benefícios da Aveia

O alimento não tem seu nome associado à dieta à toa. É interessante sabermos que a inserção saudável da aveia no plano alimentar pode não só contribuir para a sua perda de peso, mas também para você obter uma melhor qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Os flocos e a farinha de aveia podem ajudar no controle de peso saudável e ainda reduzem os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Estudos afirmam, inclusive, que dentre os benefícios à saúde, a aveia ainda pode potencialmente reduzir o risco de certos tipos de câncer.

A aveia ainda é rica em fibra solúvel, o que pode ajudar na sensação de saciedade por um período mais longo após as refeições. Ela também contribui para o bom funcionamento da flora intestinal.

A dieta da aveia ainda pode ajudar na redução dos níveis de colesterol LDL, não afeta os níveis do colesterol HDL e já foi demonstrada sua eficiência como alternativa a medicamentos para reduzir o colesterol ruim.

Quanto ao fato da aveia ser fonte de carboidratos, mas vale ressaltar que estes são caracterizados como de baixo índice glicêmico, o que ajuda no equilíbrio dos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

  Continua Depois da Publicidade  

Além dessas contribuições, a aveia ainda contém fitonutrientes, os quais podem ser conhecidos como lignanas, que são benéficos à saúde do coração.

Como funciona?

A dieta da aveia consiste na inclusão da aveia de forma saudável nas refeições do dia a dia. Isso pode se tornar um ótimo benefício para sua saúde, principalmente quando ela consumida de forma controlada, o que proporcionará que você desfrute melhor das propriedades deste super alimento que é a estrela da dieta.

O método mais simples de pôr a dieta da aveia em prática é variando a quantidade consumida ao longo de três fases.

Fase 1

Na primeira semana, você pode consumir ½ copo de farinha de aveia em cada refeição. Recomenda-se consumir a farinha de aveia para auxiliar para um processo de digestão mais rápido.

Vale a pena conhecer essas receitas com farinha de aveia fit e saudáveis para serem utilizadas nessa fase.

  Continua Depois da Publicidade  

Fase 2

Os próximos 30 dias devem ser mantidos com o consumo de ½ xícara de farinha de aveia apenas três vezes por dia, mas sempre mantendo a dieta regular.

Nessa fase ainda é recomendado priorizar o consumo de farinha de aveia, para que assim as refeições sejam melhor digeridas.

Um lanche no período da manhã com frutas e um lanche no período da tarde com vegetais crus podem auxiliar no equilíbrio e bom funcionamento do organismo.

Fase 3

Após os 30 dias da segunda fase, você poderá manter sua dieta normal. Obviamente, reconhecendo os benefícios que a aveia pode oferecer, você pode mantê-la em uma refeição e um lanche de seu dia.

Ideia de cardápio

Café da manhã:

  Continua Depois da Publicidade  
  • ½ xícara de aveia;
  • ½ xícara de leite desnatado;
  • 1 colher de sopa de passas;
  • ½ colher de chá de canela;
  • Café ou chá.

Lanche da manhã:

  • ½ xícara de blueberries ou 1 fruta de baixo índice glicêmico.

Almoço:

  • ½ xícara de aveia;
  • 1 peito de frango grelhado.
  • Meia xícara de iogurte baixo teor de gordura;

Lanche da tarde:

  • 1 xícara de vegetais assados.

Jantar:

  • 1 peito de frango grelhado;
  • Salada verde à vontade;
  • ½ xícara de aveia.

Ceia:

  • 1 taça de gelatina ou 1 taça de frutas com 1 colher (de sopa) de farinha de aveia.

Exemplo de receita com aveia

Dicas

  • Você pode adicionar a farinha de aveia em vitaminas, shakes e smoothies para promover uma perda de peso mais saudável e eficiente.
  • Combinar aveia com cereais naturais pode intensificar a queima de gorduras.
  • Há afirmativas de que substituir as refeições por shakes com farinha de aveia também pode contribuir para uma queima de gorduras mais intensa, mas é importante você refletir que seu corpo não necessita apenas dos nutrientes contidos na aveia, mesmo que essa seja uma boa contribuição.
  • Combinar aveia com frutas e alimentos saudáveis pode favorecer a conquista do peso desejado e também na manutenção das medidas conquistadas.
  • Abuse da água, a bebida pode contribuir para o funcionamento do metabolismo e ainda mantém seu corpo hidratado, por isso, consuma no mínimo 2,5 litros de água por dia.
  • Os chás também podem contribuir para o reconhecimento das metas alcançadas com a dieta da aveia, pois a bebida pode oferecer efeito termogênico.
  • Perder peso não se limita apenas a comer alimentos naturais e praticar exercício; dormir é fundamental. É no período noturno que seu corpo se recuperará das atividades e desgaste diário, por isso, dormir no mínimo 8 horas por noite é imprescindível para você estar determinado e motivado para as atividades do dia seguinte e também para se manter na dieta.
  • Você pode tomar um delicioso mingau de aveia após os seus treinos. É interessante que você forneça alimentos saudáveis para que seu corpo se recupere melhor da fadiga causada pelo treino intenso.
  • Lembre-se de sempre combinar a aveia com alimentos saudáveis, pois se você combinar com alimentos errados, irá comprometer a conquista das metas.

Acompanhamento de nutricionista

Você pode gostar da ideia de emagrecer com a dieta da aveia, mas se pretende ter um acompanhamento mais detalhado e específico, consulte um nutricionista, que analisará o plano alimentar e indicará ou não a dieta da aveia para o seu caso particular.

Cada organismo precisa de quantidades particulares de nutrientes, por isso a orientação é fundamental para evitar reações adversas.

Exercícios físicos

Não é recomendado apenas adotar um plano alimentar saudável para toda a vida, mas adicionar hábitos saudáveis pode contribuir para uma maior queima de calorias diariamente. Reserve um curto período de sua rotina e busque praticar exercícios físicos de 3 a 5 dias por semana. Dessa forma, seu metabolismo poderá se manter ativo, queimando calorias continuamente e de forma eficiente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já conhecia a dieta da aveia? Sabe de alguém que tenha a seguido até conseguir bons resultados? E você, conseguiria adotá-la? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário