Publicidade

 

Sopa de legumes

Dieta da Sopa do Hospital do Coração Para Emagrecer

A obesidade é uma doença crônica causada pelo acúmulo de gordura em nosso corpo. Ela está associada ao desenvolvimento de vários tipos de condições clínicas e doenças como síndrome metabólica, dislipidemias, hipertensão arterial, infarto, acidente vascular cerebral, diabetes do tipo 2, apneia do sono, alguns tipos de câncer (mama, útero, próstata e intestino), problemas ortopédicos, redução da fertilidade, dentre outros.

Publicidade

A obesidade já é considerada uma epidemia. A quantidade de pessoas obesas cresce dia após dia, tanto em países ricos como em países pobres. No Brasil, por exemplo, aproximadamente 20% das crianças são obesas e 38% dos adultos apresentam sobrepeso.

Ela pode ser causada por diversos fatores, associados ou não: condições genéticas, endocrinopatias (problemas hormonais), sedentarismo, uma alimentação desiquilibrada, etc.

A obesidade é um preocupante problema de saúde pública. O excesso de gordura corporal tem matado muitas pessoas. E, curiosamente, ela é considerada a principal causa de morte ‘’evitável’’ em todo o mundo.

Na busca de uma forma de controlar a doença, surgiram diversos tipos de dietas para ajudar aqueles que querem ou precisam emagrecer. Ter uma alimentação menos calórica por si só já auxilia na queima de gorduras. Vamos conhecer agora uma delas, a dieta da sopa do Hospital do Coração, o Incor, situado em São Paulo.

O que é a dieta da sopa do Hospital do Coração?

A “dieta da sopa do Hospital do Coração’’ foi criada por alunos da Universidade de São Paulo para ser utilizada pelo Incor (Instituto do Coração de São Paulo). Esta dieta é destinada aos pacientes do Incor para emagrecer. Em geral eles precisam emagrecer de forma rápida para poderem se submeter a cirurgias cardíacas sem maiores riscos. A dieta promove a perda de até 7 Kg em uma semana.

Como funciona a dieta da sopa do Hospital do Coração?

A sopa elaborada pelos estudantes da USP é pouco calórica e contempla um gama de nutrientes que o corpo humano precisa para o período de uma semana.

Na dieta do Hospital do Coração, você se alimentará basicamente dessa sopa algumas vezes ao dia e de outros acompanhamentos.

Publicidade

Receita da sopa

Os ingredientes da sopa são: sal, pimenta do reino, 3 dentes de alho, 2 folhas de louro, 2 caldos de carne, 1 Berinjela, 2 nabos, 2 maços de agrião e cheiro verde, 2 pimentões, 1 repolho grande, 2 tomates, 1 aipo pequeno, 2 cenouras e 2 xícaras de couve picada.

Seu preparo não difere do modo que são feitas outras sopas: corte os legumes em pedaços medianos e pique as folhas de aipo e o cheiro verde. Adicione os ingredientes em uma panela já com a água e os temperos. Lembre-se de acrescentar pouco sal porque o caldo de carne já o contém. Manter então em fogo alto até a fervura. Na sequência, baixe o fogo e deixe os legumes cozinharem. Quando eles estiverem cozidos, a sopa estará pronta. Depois de esfriar, a sopa pode ser armazenada em geladeira.

Cardápio para os sete dias

A tabela a seguir apresenta a descrição exata do que você tem de consumir em cada um dos sete dias da dieta:

DiaCardápio
– A sopa deve ser consumida ao menos 2 vezes ao longo do dia.

– Coma as frutas que desejar (moderadamente e com exceção da banana e do abacate).

– Beba água, chá, suco de cranberry (sem açúcar) à vontade.

– A sopa está liberada o dia todo, tome quando desejar.

– Coma legumes (crus ou cozidos) e vegetais à vontade.

– Se preferir, no jantar, prepare uma batata cozida com manteiga.

– Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia.

– Coma frutas e legumes (com exceção da batata).*

– Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia.

– Coma até 8 bananas.

– Beba copos de leite desnatado.**

– Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia.

– Você pode optar em comer carne vermelha ou branca grelhada (cerca de 280-400 g) juntamente com uma porção de tomates frescos (temperados com sal, azeite e limão).

– Beba de 6 a 10 copos de água.***

– Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia.

– Coma até 3 bifes grandes e grelhados de carne vermelha ou branca com legumes cozidos (exceto batata).

– Beba, à vontade, água, suco, chá e café (sempre sem açúcar).

– Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia.

– Coma arroz integral e legumes (crus ou cozidos).

– Beba, à vontade, água, suco, chá e café (sempre sem açúcar).

 

* Se você tiver seguido à risca o que fora determinado pela dieta, ao final do terceiro dia terá perdido entre 2300-3200 calorias.

** No quarto dia, a ingestão de banana e leite fornecerão carboidratos, proteínas e cálcio, que auxiliarão a reduzir sua vontade de comer açúcar.

*** No quinto dia, a demanda de água é bastante necessária para ajudar a excretar o ácido úrico.

Segundo os criadores, basta seguir rigorosamente o menu acima para perder até 7 Kg em uma semana. Importante: não se pode tomar bebidas alcoólicas neste período, nem gasosas (como os refrigerantes). É proibido também comer pães e frituras. E os alimentos que são liberados devem ser consumidos sem exageros.

Independentemente do motivo, caso você não possa consumir um dos ingredientes utilizados na sopa, substitua-o por outro de poucas calorias.

Publicidade

Durante a dieta, como a quantidade de energia produzida pelo organismo será mínima, é aconselhável fazer exercícios físico de baixíssima intensidade ou até mesmo evitar praticá-los nesse período.

Considerações sobre a dieta da sopa do Hospital do Coração

  • Ao olharmos para o cardápio permitido pela dieta conseguimos entender o porquê deste resultado: a ingestão de calorias diárias é baixíssima e, ao longo da semana, o corpo eliminará muita água.
  • Importante ressaltar o aspecto de que a sopa não supre todas as nossas necessidades nutricionais. Fazê-la por um intervalo de tempo superior ao proposto deixará você cansado, fraco e mais suscetível a doenças.
  • O metabolismo basal gera energia para o nosso organismo funcionar adequadamente quando estamos numa situação de privação alimentar (jejum, por exemplo), e para isso se vale do consumo de nossas reservas energéticas (as gorduras acumuladas são as primeiras a serem queimadas). Ao ingerirmos uma quantidade de alimentos bem menor do que estamos acostumados, nosso corpo ativa um sistema chamado de “defesa contra a inanição”. Isto significa que ele vai poupar energia e para tal desacelerará a taxa de metabolismo basal. Ou seja: não haverá queima de gorduras. Não é à toa que a dieta da sopa foi elaborada para ser feita apenas por uma semana.
  • Fato importante: a perda de peso promovida pela dieta será mais evidente quanto maior o sobrepeso da pessoa.

Desta forma é fato que a dieta da sopa do Hospital do Coração emagrece. Ela é eficiente para o propósito para o qual foi desenvolvida e aplicada: proporcionar um emagrecimento rápido, uma desintoxicação do organismo. Porém todos os cuidados devem ser tomados e o acompanhamento médico é fundamental. Vale lembrar que se não houver uma reeducação alimentar, todo o peso perdido voltará após a dieta.

Como acabar de vez com a doença da obesidade

Não existe fórmula milagrosa para se perder gordura. Nunca acredite em medicamentos ou produtos que prometem fazer você emagrecer como se fosse mágica.

A dieta da sopa do Hospital do Coração pode ser o pontapé inicial para o tratamento dessa doença. Afinal, perder 7 quilos dentro de 7 dias é um fator motivacional e tanto!

A longo prazo, isto é, para a manutenção dos quilos perdidos com a dieta e do processo de emagrecimento é fundamental ter a consciência de que é preciso fazer uma reeducação alimentar como fazer várias refeições ao longo do dia, substituir uma delas pela sopa do Incor, controlar a quantidade de sal e açúcar ingeridos, evitar o consumo de alimentos processados e frituras, beber muita água, etc. Importante destacar que este processo de construção de um novo plano alimentar deve ser feito e acompanhado por um nutricionista.

A bioquímica do nosso organismo é simples: se não gastamos o excesso de calorias que consumimos, ele será transformado em gordura.

Em resumo, para tratar de vez a obesidade e consequentemente emagrecer, é preciso reduzir a quantidade de calorias ingeridas, por meio de uma dieta adequada às suas particularidades, e também estimular nosso corpo a consumi-las, por meio da prática de atividade física.

A dieta da sopa do Hospital do Coração pode ser uma alternativa para emagrecer, para dar aquele ponta pé inicial na sua reeducação alimentar, mas não pode parar por aí, na sequência você precisa implementar novos hábitos alimentares. Já os exercícios atuam como um excelente estímulo para a queima de gorduras, tanto pela energia gasta durante a atividade quanto pela aceleração do metabolismo após o exercício, muitas vezes durante todo o dia. Dessa forma você conseguirá estabelecer um balanço adequado entre calorias ingeridas e calorias gastas, o que levará ao emagrecimento.

Publicidade

Emagrecer requer disciplina e mudanças de hábitos e estilo de vida. A medida que os resultados aparecem e você observa uma melhora significativa da sua qualidade de vida, tudo se torna mais fácil.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia a Dieta da Sopa do Hospital do Coração? Acredita que conseguiria passar 7 dias dentro das restrições que ela submete? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (150 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

87 comentários

  1. Indiara Aparecida Zanardi

    Ola boa tarde, comecei a dieta hj. Porém não encontrei aipo, nabo e agrião. Coloquei espinafre e jiló. Sera que msm assim vai funcionar? Obrigada

  2. Olá, iniciei na semana passada e perdi 4,2 kg, junto com essa dieta faço jejum intermitente, foi a única dieta que me fez perder peso.
    Vou seguir por mais 7 semanas.
    Essa dieta é a verdadeira reeducação alimentar, ela te faz perceber todos os péssimos hábitos alimentares.
    Não é uma dieta que se passa fome, se pode comer a sopa o quanto quiser durante o dia.
    E junto com a dieta eu ando 6k .

  3. Estou no quarto dia. Tenho feito tudo o que está escrito.
    Não tomo café, nem suco, nem chá..
    Mas não consegui perder nada !

    Não sei onde estou errando.

    • Terminei minha sopa no sábado. Perdi 2 quilos.
      Me sinto mais sequinha, a barriga diminuiu bastante.

      Vou manter a alimentação mais saudável. Pra não encontrar os quilinhos que perdi.
      Quero voltar aos meus 48 kgs, que pesava no ano passado. Faltam só 4 quilinhos.

  4. O que comer no café da manhã? Alguns dias só pode tomar sopa 2 vezes.

  5. Comecei 1 dia atras,por incrivel q pareça ja me sinto mais desinchada,e meu intestino esta funcionando bem.

  6. Jose de Oliveira Junior

    comecei esta dieta a 5 dias, perdi 3,7k. vou fazer por duas semana. recomendo. A gente não morre de fome com ela. rs

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×