Mamão

A Dieta do Mamão para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

O mamão é uma fruta que apresenta 86 calorias a cada porção de 200 g e é composta por nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Além de muito saudável, a fruta também pode ser considerada uma aliada da perda de peso.

Publicidade

Por conta de suas fibras e por 89% de sua composição corresponder a água, o alimento contribui com a promoção da saciedade no organismo e, por consequência, o controle do apetite. Além disso, ela não é excessiva em calorias, o que significa que fornece parte dos nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente, sem causar o acúmulo calórico.

A dieta do mamão para emagrecer 

Uma das versões da dieta do mamão para emagrecer determina que o programa alimentar seja seguido dois dias por semana ao longo de um período de 2 a 3 meses de duração. A promessa é de não apenas perder peso, como também desintoxicar o corpo e beneficiar o sistema digestivo.

Funciona assim: no café da manhã de ambos os dias, a pessoa deve procurar um mamão fresco que não esteja completamente maduro, de tamanho médio, descascá-lo e cortá-lo em quadradinhos. Antes, porém, de comer o mamão, a recomendação é que ela tome um copo de água ou água de aveia misturado com duas colheres de chá de gérmen de trigo ou outro grão como forma de fornecer fibras ao organismo.

Para o almoço, a orientação é fazer uma salada de grãos integrais para o primeiro dia. A ideia é cozinhar os grãos integrais com caldo de vegetais e servir a salada acompanhada de tomates cortados em quadradinhos, algumas folhas de espinafre, algumas azeitonas, um dente de alho e suco de meio limão. Após comer a salada, a orientação é beber um suco de mamão.

O cardápio do almoço do segundo dia traz a berinjela assada e uma pequena salada de espinafre com pedaços de beterraba, temperada com óleo de oliva. Depois da refeição, a recomendação também é consumir o suco de mamão.

Já para o lanche de ambos os dias, a regra da dieta do mamão para emagrecer é tomar um suco cremoso de meio mamão batido com duas fatias de abacaxi.

Por sua vez, a determinação para o jantar do primeiro dia é preparar uma porção de uma xícara de caldo de vegetais com cebola, aipo e suco de limão e comer um mamão cortado em quadradinhos como sobremesa.

O cardápio do jantar do segundo dia deve ser alcachofras bem cozidas e temperadas com sal e vinagre, acompanhadas de uma fatia de torrada de grãos integrais temperada com um pouquinho de óleo de oliva. Após a refeição, também recomenda-se comer um mamão cortado em quadradinhos.

Além disso, as sementes do mamão possuem a habilidade de prevenir que o corpo absorva gordura. Por isso, existe a orientação de consumir também as sementes do mamão.

Uma alternativa é batê-las no liquidificador ou cortá-las em pedacinhos e misturar com um copo de suco. A recomendação é consumir entre oito a 10 sementes de mamão no café da manhã ao longo de 15 dias e, então, fazer uma pausa de 15 dias antes de voltar a ingeri-las novamente.

Outra versão da dieta do mamão para emagrecer 

Outra proposta existente para a dieta determina que a fruta seja consumida nem muito madura e nem muito verde. A proposta é consumi-la de várias maneiras: cortada em quadradinhos, fatiada, batida ou misturada com outros alimentos.

A ideia é que o mamão marque presença em todas as refeições. Entretanto, ele deve ser consumido em parcelas, aos poucos, já que o consumo excessivo da fruta poderá resultar em uma ingestão calórica alta e atrapalhar os propósitos de um programa alimentar para emagrecer.

Outra diretriz desta versão da dieta do mamão para emagrecer é tornar o consumo de água o mais alto possível durante os dias em que o programa alimentar for seguido. Para saber exatamente quantos dias passar nesta versão da dieta, recomenda-se que você consulte o seu nutricionista de confiança.

Existe ainda a orientação de que as refeições sejam compostas por outros alimentos preparados de maneira caseira. Por exemplo, para o café da manhã as opções são: saladas com mamão, fatias de mamão com cereais ou iogurte.

Por sua vez, os cardápios do almoço e do jantar devem ser nutritivos e trazer, por exemplo, alimentos como arroz, vegetais e frango, acompanhados do mamão. Entre as refeições, pode bater a fome e surgir a necessidade de fazer um lanchinho. A saída aqui é consumir uma salada de frutas em que o mamão esteja presente.

Cuidados

Por mais que emagrecer seja necessário e/ou desejável para algumas pessoas, mais importante do que simplesmente perder peso é emagrecer de maneira saudável, sem prejudicar o bom funcionamento do organismo ou favorecer o desenvolvimento de doenças.

Assim, é fundamental consultar um médico e um nutricionista antes de começar a seguir a dieta do mamão para emagrecer, para se certificar de que ela é realmente apropriada para o seu caso e não fará mal, e ter ajuda na hora de montar os melhores cardápios.

Isso porque, por mais que o mamão seja uma fruta nutritiva, com baixo teor calórico, que traga benefícios para a saúde e possa integrar a alimentação, o indicado para uma dieta saudável de emagrecimento é consumir refeições saudáveis que contem com uma variedade de alimentos e nutrientes.

Com o auxílio dos profissionais de saúde será mais fácil montar um cardápio diversificado, aproveitando as vantagens da fruta sem deixar de recorrer a outros alimentos para suprir as necessidades nutricionais do organismo que o mamão não é capaz.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que você achou da dieta do mamão para emagrecer? Acredita que ela pode ser útil para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*