Alimentos para dieta Dukan

Dieta Dukan – Alimentos Permitidos e Fases

Publicidade

A Dieta Dukan é uma dieta proteica e foi criada pelo médico francês Pierre Dukan. Embora ele a tenha divulgado por mais de 30 anos, ela se tornou conhecida apenas nos anos 2000, após o lançamento de seu livro, e nos anos mais recentes, devido à adesão de celebridades como Kate Middleton, Jennifer Lopez e a modelo brasileira Gisele Bundchen.

A Dieta Dukan possui fases e alimentos específicos que são permitidos ou restringidos em determinada fase. Se você quer saber mais sobre as fases e os alimentos permitidos nessa dieta, continue lendo.

Fases

A dieta Dukan é composta de quatro fases: duas para emagrecer (Ataque e Cruzeiro) e duas para manter o peso perdido (Consolidação e Estabilização).

Fase Ataque

A fase Ataque da Dieta Dukan é a primeira, e é feita para causar uma perda de peso de 1,5 a 5 kg. Essa fase dura de 2 a 7 dias (a média de duração é de 5 dias).

Durante a fase ataque, a alimentação é composta apenas de proteína magra. Não há necessidade de contar calorias, você pode comer o quanto quiser, desde que os alimentos sejam ricos em proteínas e com pouca gordura, como carne, aves, ovos, peixe, queijo cottage, soja, etc. É importante enfatizar que carnes com açúcar ou excesso de gordura devem ser evitadas completamente.

Além da alimentação a base de proteínas, essa fase pede o consumo de 1,5 colheres de sopa de farelo de aveia, a única fonte de carboidrato dentro dos alimentos permitidos nessa fase. É importante ressaltar o uso do farelo de aveia, que é a variedade de aveia com mais fibras, não da farinha ou da aveia em flocos. Por ser rico em fibras, o farelo de aveia ajuda a controlar a fome, uma coisa muito importante nessa fase da dieta.

A pessoa, nessa fase da dieta, também é encorajada a tomar pelo menos 1,5 litros de água por dia e participar de alguma forma de atividade física, preferencialmente caminhada, por vinte minutos diários. Como essa fase da dieta é restritiva, a pessoa pode se sentir muito cansada, portanto pode diminuir um pouco o tempo de exercícios, mas é importante que eles sejam realizados.

Fase Cruzeiro

Na segunda fase da dieta Dukan, 28 vegetais são incluídos aos alimentos permitidos da dieta, mas frutas ainda são proibidas por conterem açúcar. No início dessa fase, você determina seu peso alvo e continua com a fase até atingi-lo. A perda de peso nessa fase é de aproximadamente 1 kg por semana.

A dieta, nessa fase, é feita da seguinte forma: um dia de alimentação com apenas proteínas, como feito na fase de ataque, e um dia de alimentação com proteínas e os vegetais permitidos. Novamente, a quantidade é ilimitada, desde que estejam na lista de alimentos permitidos da Dieta Dukan.

A pessoa ainda é aconselhada a continuar tomando pelo menos 1,5 litros de água por dia, além de aumentar o consumo de farelo de aveia para duas colheres de sopa por dia, e aumentar o tempo da atividade física para 30 minutos diários.

Fase Consolidação

Após atingir seu peso alvo na segunda fase, a fase de Consolidação entra em cena para fazer exatamente isso: consolidar o peso que você alcançou.

Nessa fase, além de quantidades ilimitadas dos alimentos permitidos, você pode adicionar uma fruta (exceto banana, uva, cereja ou frutas secas), duas fatias de pão integral, e uma porção de queijo por dia. Você também pode adicionar duas porções de alimentos com amido (como batata e arroz) por semana e a fazer uma refeição de celebração, em que você pode comer o que quiser, mas sem repetir, por semana (na segunda metade dessa fase, pode-se aumentar para duas refeições de celebração por semana).

As recomendações de água, exercícios e farelo de aveia continuam as mesmas da fase anterior.

Quanto ao tempo de permanência nessa fase, a regra geral é que você fique 5 dias para cada quilo que perdeu. Portanto, se você perdeu 20 quilos nas duas primeiras fases da dieta, você deve ficar na fase de Consolidação por 100 dias.

Publicidade

Fase Estabiização

A quarta e última fase da Dieta Dukan foi feita para te ajudar a manter o peso alcançado e deve ser seguida pelo resto de sua vida.

Essa fase requer que, durante um dia da semana, a alimentação seja de pura proteína, como na fase de Ataque. O consumo de farelo de aveia deve ser aumentado para três colheres de sopa por dia, os exercícios devem ficar entre 20 e 30 minutos diários e a pessoa deve evitar elevadores e escadas rolantes a menos que tenha que subir mais de 5 andares.

Sobre as Fases da Dieta Dukan

Durante todas as fases, as pessoas realizando a dieta são incentivadas a usarem vinagres, temperos, adoçantes artificiais e chicletes sem açúcar, assim como a tomar suplementos vitamínicos.

Se você quer saber com mais precisão quanto tempo ficar em cada fase, há um site da Dieta Dukan em que há uma calculadora para seu peso ideal e que indica aproximadamente quanto tempo e quanto peso você deve perder em cada fase.

Alimentos Permitidos

A dieta Dukan possui uma lista de 100 alimentos permitidos, que compõem sua base. Desses alimentos, 68 são proteínas magras e 32 são vegetais. São eles:

Proteínas

  • Carnes magras: coxão mole, filé mignon. Búfalo. Pernil suíno magro. Salsicha kosher. Costelas de porco magras. Fatias magras de rosbife. Coxão mole suíno, lombo suíno. Bacon com redução de gordura, bacon de soja. Fraldinha, carne magra assada. Vitela. Carne de veado.
  • Aves: Fígado de frango. Galinha. Salsichas de frango e peru sem gordura. Frios com redução de gordura de frango ou peru. Avestruz. Codorna. Peru. Pato.
  • Peixes: Todos os peixes, sem exceção.
  • Frutos do Mar: Todos os frutos do mar, sem excessão.
  • Proteínas Vegetais: Proteína de trigo pura. Alimentos de soja. Tempeh. Tofu.
  • Laticínios Sem Gordura: queijo cottage, cream cheese, leite, iogurte grego, ricota, creme azedo.
  • Ovos: Codorna. Pato

 

Vegetais

Alcachofra. Aspargo. Brotos de feijão. Beterraba. Brócolis. Couve-de-bruxelas. Repolho. Cenoura. Couve-flor. Aipo. Pepino. Berinjela. Chicória. Funcho. Feijão verde. Couve. Alface, rúcula. Cogumelos. Quiabo. Cebola, cebolinha. Palmito. Pimenta. Abóbora. Rabanete. Ruibarbo. Jerimum. Espinafre. Tomate. Nabo. Agrião. Abobrinha.

A gelatina sem açúcar também faz parte dos alimentos permitidos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Quais alimentos permitidos na Dieta Dukan são os seus preferidos? Existe algum alimento que você sentirá mais falta por não fazer parte da lista? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...

Publicidade
RECOMENDADOS PARA VOCÊ

ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. cynara regina marquese da costa

    estou fazendo a dieta dukan e os resultafdos são ótimos.Já pe4rdi 11ks em 25 dias, mas faço caminhada todos os dias durante 1 hora.A dieta é excente, mas tem que ter muita força de vontade,por isso a pessoa
    tem que estudar a dieta primeiro para depois começa-la

  2. depois de alcançado o peso ideal poço volta a comer feijão

  3. Ola! A dois anos eu e meu marido fizemos a dieta. Emagreci 14kg e so voltei dois por falta de vergonha na cara. Hoje como de tudo e quando percebo q extrapolei faço dois dias de zero. Foi a melhor dieta que fiz ate hoje, e já fiz muitas e tomei tudo quanto é tipo de remédio.
    Você consegue!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*