Publicidade

 

Dormir com o cachorro

Dormir com o seu Cachorro Pode Ser Melhor para o seu Sono

Boas notícias para quem tem um melhor amigo de 4 patas em casa: deixá-lo dormir no seu quarto não piora seu sono, de acordo com um novo estudo da Mayo Clinic – e pode realmente ajudá-lo a ficar mais fácil. Mas antes de agarrá-lo na hora de dormir, saiba que os pesquisadores ainda advertem quanto ao sono na mesma cama.

Publicidade

O estudo, publicado na Mayo Clinic Proceedings, incluiu 40 adultos, todos os quais dormiram com um cachorro na cama ou em outro lugar em seu quarto. Tanto os seres humanos quantos os caninos usaram dispositivos de rastreamento de movimento por sete noites, e os humanos responderam perguntas sobre a qualidade do sono e onde os cães passaram a noite.

Os pesquisadores descobriram que ter um cachorro no quarto não comprometeu necessariamente a qualidade do sono, como já havia sido suspeitado anteriormente. Em média, as pessoas com cães nos quartos (mas não nas camas) mantiveram 83% de eficiência no sono – em comparação com o tempo total na cama. 80% geralmente é considerado satisfatório.

Dormir com um cachorro na cama, no entanto, esteve ligado a uma eficiência de sono um pouco menor: uma média de cerca de 80%. Embora seja considerada uma pontuação satisfatória, pessoas com cães em suas camas acordaram mais durante a noite do que aqueles cujos cães dormiram em outro canto do quarto.

Os companheiros de cama humanos, por outro lado, não causaram distúrbios semelhantes. Aqueles que dormiam a dois na cama tinham melhor eficiência de sono do que aqueles que dormiam sozinhos. “Presumivelmente, os humanos atendem as necessidades do parceiro da cama em um esforço para promover o sono de maneira que mesmo o cão mais bem treinado não pode”, escreveram os autores em seu artigo.

A autora principal, Dra. Lois Krahn, especialista em medicina do sono no Centro de Medicina do Sono no campus do Arizona da Mayo Clinic, diz que, para alguns donos, dormir com um companheiro animal no quarto pode ser reconfortante.

“Ter um gato ou um cachorro bem comportado nas proximidades pode ser muito relaxante e propício para dormir”, disse ela em uma entrevista em vídeo de 2014, depois de realizar um estudo anterior semelhante.

Publicidade

Mas quando as pessoas têm vários animais de estimação, ela adverte, isso multiplica as chances de interrupções – como quando os cães roncam, se movem ou mexem durante seus sonhos. Isso é importante, diz ela, porque o número de pessoas que têm mais de um animal de estimação aumentou na última década. (No estudo atual, foram incluídas apenas famílias com um único cão).

O novo estudo era pequeno, não continha um grupo de controle, e a maioria dos participantes eram mulheres saudáveis e de meia idade – de modo que os resultados podem não se aplicar a outras populações. Por causa do pequeno tamanho do estudo, os pesquisadores também não conseguiram determinar se a raça ou o tamanho do cachorro faziam alguma diferença. Mas as descobertas ainda são bem vindas para qualquer pessoa que adora dormir com um animal de estimação, e não quer sacrificar o seu sono.

“Minha principal recomendação é que as pessoas observem sua própria configuração de sono e considerem cuidadosamente se está funcionando ou não dormir com seu cão”, afirmou Krahn.

“E se você está se perguntando como o seu filhote de cachorro se sente sobre tudo isso, não se preocupe demais. Independentemente da localização ou de um parceiro de cama humano ao lado dele, os cães pareciam descansar bem”, escreveram os autores em seu artigo.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você possui um ou mais animais de estimação em casa? Eles costumam dormir em seu quarto ou na sua cama? E como você vê seu sono dessa forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Durmo com meus 2 cachorros que são pequenos. Um é “Basset” é o outro é quase um Basset… Mas qdo eles dormem na cama meu sono não é tão bom. Isso porque me mexo muito e acabo acordando por esbarrar neles ou durmo desajeitada. Coloquei um ededron no chão ao lado da cama e descobri que eles tbm preferem dormir lá a dormir na cama… Foi melhor pra mim e para eles!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×