Publicidade

 

Dulcolax

Dulcolax Emagrece? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Dulcolax é um medicamento que pode ser utilizado por adultos e crianças com idade superior a quatro anos via oral. Seu princípio ativo é uma substância conhecida pelo nome de bisacodil e o remédio é encontrado à venda em embalagens com 20 drágeas de 5 mg.

Publicidade

Se você está se perguntando para que serve esse medicamento, saiba que o Dulcolax é recomendado para o tratamento da prisão de ventre, mas também pode ser utilizado para preparar o paciente para a realização de exames diagnósticos, além de antes ou depois de procedimentos cirúrgicos e em casos em que existe a necessidade de facilitar a evacuação.

Dulcolax emagrece? 

Na bula do medicamento não existem informações a respeito da perda de peso como um dos efeitos diretos ou indiretos do remédio que nos leve a concluir que Dulcolax emagrece.

Entretanto, o remédio é um laxante e não é novidade que algumas pessoas utilizam substâncias laxantes com o objetivo de promover o emagrecimento. No entanto, precisamos entender que esses medicamentos nem mesmo causam a perda de peso. O que acontece é uma limpeza no intestino, que desincha a barriga e pode trazer uma falsa impressão de emagrecimento.

O efeito não é duradouro, já que quando as fezes forem formadas novamente, a aparência da barriga mais inchada também voltará. Porém, se a pessoa fizer uso do remédio com esse fim – e não para os casos em que ele realmente é indicado – pode cair no equívoco de achar de Dulcolax emagrece.

O perigo disso é, se ela insistir no uso do laxante sem necessidade ou recomendação médica e resolver utilizá-lo de maneira prolongada, poderá viciar o intestino, que passará a funcionar somente com o laxante. Vale deixar claro que perder peso por diminuição de líquidos não é emagrecer.

Em relação ao Dulcolax em especial, a bula informa que a ingestão de doses altas do remédio pode causar diarreia, cólicas e perda grave de líquidos, potássio e outros sais minerais. A diminuição de potássio no sangue pode acarretar lesão grave nos rins, alteração na acidez no sangue e fraqueza muscular.

Publicidade

Já a dosagem alta em longo prazo do medicamento resulta em diarreia crônica, dor abdominal e produção exagerada do hormônio aldosterona, o que causa aumento da pressão arterial e cálculo renal.

Resumindo

Não é verdade que o Dulcolax emagrece. O que acontece é que o seu efeito laxante pode trazer uma falsa impressão de emagrecimento, que não é duradoura. Como se isso não bastasse, seu uso descontrolado traz graves consequências ao organismo.

Logo, se você precisa emagrecer, nem pense em recorrer ao remédio. Trate o seu excesso de peso de maneira consciente e sábia – procure ajuda de um nutricionista e instrutor físico e passe a seguir uma dieta controlada, equilibrada, nutritiva e saudável, além de praticar exercícios físicos regularmente.

Pode ser que demore um tempinho, mas com essas táticas, será possível adquirir uma perda de peso sem prejudicar o corpo e que pode ser sustentada por mais tempo, tendo um efeito duradouro.

Contraindicações de Dulcolax

O remédio não pode ser utilizado por pessoas quem têm desidratação intensa, alergia a qualquer um dos componentes da fórmula do produto ou intolerância à galactose e/ou frutose.

Publicidade

Indivíduos que sofrem com íleo paralítico – que é quando o intestino para de funcionar -, obstrução intestinal, condições abdominais agudas como apendicite ou inflamação aguda do intestino e dor abdominal grave com enjoo, náusea e vômito também não podem fazer uso de Dulcolax.

A apresentação da receita médica não é exigida no ato da compra do remédio, porém, é necessário consultar o médico a respeito de sua utilização para ter certeza de que ele é indicado para o seu caso e que não fará mal, especialmente se o usuário for uma mulher gestante ou uma criança com menos de 10 anos de idade ou menos e que tenha constipação (prisão de ventre) crônica persistente.

Outro motivo pelo qual é importante conversar com o médico antes de usar Dulcolax é para saber se não existem riscos de interação entre o medicamento e algum outro remédio que esteja sendo utilizado.

Efeitos colaterais de Dulcolax

 O medicamento pode trazer os seguintes efeitos colaterais:

  • Cólicas abdominais;
  • Dores abdominais;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Tontura;
  • Sangue nas fezes;
  • Vômitos;
  • Desconforto abdominal;
  • Desconforto anorretal (na região do ânus);
  • Reação alérgica grave (reação anafilática);
  • Edema angioneurótico – inchaço nos lábios, na língua e na garganta;
  • Hipersensibilidade (alergia);
  • Desidratação;
  • Síncope (desmaio);
  • Colite – inflamação no intestino.

Veja mais: Laxante faz mal à saúde? Efeitos colaterais e cuidados.

Como tomar – Posologia de Dulcolax 

Segundo a bula, o remédio deve sempre ser tomado acompanhado de líquido e não pode ser utilizado em conjunto com produtos que diminuem a acidez do trato gastrointestinal superior como leite, antiácidos ou inibidores de prótons como o omeprazol.

No tratamento da constipação, recomenda-se que adultos e crianças com mais de 10 anos utilizem de uma a duas drágeas e que os pequenos com idade entre quatro e 10 anos tomem somente uma drágea por dia. A orientação é que o Dulcolax seja ingerido no período noturno para que a evacuação ocorra no dia seguinte.

No entanto, no lugar de tomar o medicamento por conta própria, é fundamental consultar o médico para saber a posologia indicada para o seu caso.

Quando o remédio for indicado para procedimentos diagnósticos e pré-operatórios, o médico dará a indicação apropriada da quantidade de Dulcolax que deve ser ingerida. E se ele não fizer isso, não deixe de perguntar sobre a posologia ideal para o seu caso.

Preço de Dulcolax 

O medicamento pode ser encontrado entre os valores de R$ 5,09 até R$ 6,37. Entretanto, os valores podem ser diferentes desses dependendo do estabelecimento onde Dulcolax for adquirido.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o Dulcolax emagrece? Já passou pela sua cabeça experimentar, mesmo sabendo para que serve o remédio e seus efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×