Comidas com vitamina K

Falta de Vitamina K – Sintomas, Causa, Fontes e Dicas

A vitamina K é uma vitamina solúvel em lipídios que é conhecida e vital por ajudar na coagulação do sangue e por manter os ossos fortes. Ela é fundamental no organismo humano por diversos outros motivos.

Como um dos benefícios da vitamina K é a coagulação do sangue saudável, ela atua por exemplo na cicatrização de uma ferida e impede o sangramento excessivo.

Além disso, no caso dos ossos, a vitamina K ajuda na diminuição do risco de fraturas ósseas. Há ainda, indícios de que essa vitamina também ajuda na prevenção da calcificação arterial.

A falta de vitamina K pode ocorrer em qualquer idade, porém, é encontrada na maioria das vezes em crianças, que devem ser tratadas com cuidado.

Tipos da vitamina K

A vitamina K pode ser encontrada em três tipos, entre eles:

  • Vitamina K1: Conhecida também por filoquinona, é encontrada em vegetais (principalmente de folhas verdes) e pode ser ingerida diariamente, mesmo em altas doses, pois ela não é tóxica;
  • Vitamina K2: Conhecida também por Menaquinona, ela é produzida por bactérias do nosso corpo que são encontradas no intestino. Ela também não é tóxica, mesmo sendo produzida em grandes doses;
  • Vitamina K3: Conhecida também como Menadiona, é um composto sintético e pode ser duas vezes mais potente (biologicamente) que as vitaminas K1 e K2. Além disso, ela pode ser transformada em vitamina K2 caso passe pelo trato intestinal. Ao contrário das outras, caso for ingerida em altas doses, ela pode causar anemia e lesões do fígado. Essa vitamina é utilizada em alguns tratamentos.

Sintomas da falta de vitamina K

A carência da vitamina K no organismo é difícil de acontecer, isso porque ela está presente em muitos alimentos como verduras e algumas especiarias. Além disso, como visto anteriormente, as bactérias no intestino produzem naturalmente e por conta própria a vitamina K; por conta disso, ao contrário de outras vitaminas, ela dificilmente é utilizada em suplementos alimentares.

Mesmo sendo raro, existem casos da carência de vitamina K, e os sintomas são:

  • Problemas de coagulação de sangue ou sangramento intenso;
  • Problemas com a calcificação da cartilagem;
  • Sangramento incontrolável em locais cirúrgicos;
  • Hematomas;
  • Dores no estômago;
  • Hemorragia cerebral em recém-nascidos. Nesse caso, pode haver algumas deficiências no nascimento, como má formação do rosto, nariz, ossos e dedos.

Carência da vitamina K em recém-nascidos

A falta da vitamina K em recém-nascidos pode ser causada por conta da função hepática imatura e da transferência de baixas quantidades através da placenta da mãe ou do leite materno. Caso não haja a aplicação da vitamina K no recém-nascido administrada logo após o nascimento, pode haver risco de sangramento por deficiência da vitamina.

Esse sangramento, também conhecido como doença hemorrágica do recém-nascido, é associada com casos mais graves como hemorragia cutânea, gastrointestinal e intracraniana.

A aplicação é necessária como medida preventiva e pode ser necessária a aplicação por alguns dias após o nascimento, até que a criança crie bactérias que realizem por conta própria a produção da vitamina no organismo.

Causas da falta de vitamina K

Pela vitamina K ser produzida naturalmente por bactérias no intestino, quando uma pessoa precisa por algum motivo tomar antibiótico ela acaba matando bactérias (boas e más), fazendo com que o indivíduo fique em risco de ficar deficiente da vitamina K (devido à destruição das bactérias).

Outras causas também podem ser encontradas, caso você:

  • Tenha uma doença que afeta a absorção de nutrientes no trato digestivo, como a doença de Crohn (doença crônica que compromete o tubo digestivo) e a doença celíaca (pessoas que não podem ingerir alimentos que contenham glúten);
  • Tomar medicamentos que interferem na absorção da vitamina K;
  • Estar gravemente desnutrido;
  • Doenças relacionadas ao fígado;
  • Beber altas quantidades de álcool frequentemente.

Caso você se encaixe nesses últimos casos, consulte-se com um médico e veja a possibilidade da ingestão de suplementos ricos em vitamina K.

Como Repor a Vitamina K

Abaixo você encontra a quantidade exata necessária diariamente de vitamina K. A reposição da falta de vitamina K pode ser feita somente com a alimentação, só em casos particulares pode-se adicionar suplementos (como visto acima):

IdadeQuantidade recomendada diária
Crianças entre 0 a seis meses2 microgramas
Crianças entre sete meses a 12 meses2.5 microgramas
Crianças entre 1 a 3 anos30 microgramas
Crianças entre 4 a 8 annos55 microgramas
Crianças entre 9 a 13 anos60 microgramas
Meninas entre 14 a 18 anos75 microgramas
Mulheres a partir de 19 anos90 microgramas
Mulheres, grávidas e mulheres que estão amamentando

(entre 19 a 50 anos)

 

 

 

Mulheres, grávidas, mulheres que estão amamentando

(menores de 19 anos)

90 microgramas

 

 

 

 

 

 

75 microgramas

Meninos de 14 a 18 anos75 microgramas
Homens a partir de 19 anos120 microgramas

Não foi encontrado nenhum efeito colateral na alta ingestão da vitamina K vinda de alimentos e suplementos. No entanto, isso não exclui o fato de uma pessoa sentir efeitos colaterais secundários. Siga a dose recomendada e evite transtornos.

Fontes

Veja abaixo alimentos que são fontes de vitamina K:

  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Tomilho;
  • Couve;
  • Quiabo;
  • Feijão;
  • Repolho;
  • Mostarda;
  • Nabo;
  • Alface;
  • Cebolinha;
  • Ameixa;
  • Morangos;
  • Ovos;
  • Carne.

Como diversos alimentos possuem a vitamina K em sua composição e o intestino produz a mesma, quase não existe necessidade de ingerir suplemento com essa vitamina. No entanto, mantenha frequentemente uma dieta equilibrada e caso você ache que necessite de suplementos alimentares e multivitamínicos, converse com seu médico.

Dicas

Como visto acima, é difícil encontrar casos da falta de vitamina K no organismo, portanto, caso você esteja tomando algum tipo de medicamento diário ou sentir sintomas diferenciados, consulte um médico, faça exames e veja qual a melhor opção para o seu caso.

Outra dica essencial,é sempre manter uma dieta equilibrada.

Você acredita que possa estar sofrendo de falta de vitamina K? Quais fontes da vitamina pode ingerir em maior quantidade? Comente abaixo.

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